A despedida (III)

Dezinha e Jean Philipe estavam voltando para a mesa, acompanhados por um cinquentão que eu conhecia de jornais e  telejornais, Luiscarlysson Lemos*, deputado que vinha se destacando muito por seu posicionamento radical em relação à violência cada vez mais explosiva no Brasil (“todo brasileiro de bem tem direito de possuir uma arma!”) e os movimentos Leia mais… »

A despedida (II)

— Meu avô tinha uma biblioteca imensa em sua mansão de São Paulo. Ele tinha canaviais em Pernambuco, mas resolveu investir no Sul quando meu pai veio fazer faculdade em São Paulo. Ficou mais rico ainda, mas não era bem aceito pela sociedade quatrocentona. Daí, comprou um sobradão de uma família tradicional falida, comprou livros Leia mais… »

A despedida (I)

Surpreendentemente, houve um convite. Graficamente bem feito, com a imagem marcante de uma mulher indo em direção ao poente; no verso, uma frase: “Estou indo embora e quero ver você”, o local (o próprio clube), dia e horário. Nada mais. Pouco depois de achar o convite na caixa de correspondência, recebi uma ligação do meu Leia mais… »

A zona

Eu nunca soube por que, nos bons tempos da minha juventude, a área onde se concentravam casas de prostituição era chamada de zona. Tentei descobrir agora, mas não há nada específico, em dicionários ou no Google informando a origem da palavra com esta conotação de local “liberado” para o meretrício. O mais próximo que se Leia mais… »

Nós merecemos! (III)

Já minha pinimba com a Oi ainda não foi definitivamente resolvida. Mas é mais recente. Começou em março, quando fui agraciado com uma promoção especial para clientes de telefones fixos (eu tenho duas linhas, ainda do tempo da Telebrasília). Numa delas estava acoplada a transmissão de Internet e eu vinha insistindo, há tempos, para aumentar Leia mais… »

Nós merecemos! (I)

Durante o governo FHC, considerado até então um sociólogo de esquerda, o liberalismo de direita comeu solto. E a propaganda pró privatização também. Para quem não gosta ou não se aprofunda muito em temas político-econômicos, liberalismo é um conceito derivado dos estudos de Adam Smith, um economista inglês, que pregava, em termos bem simples, que Leia mais… »

Fato ou boato

Eu sou jornalista da velha guarda. Daquela que acredita que não há como brigar contra um fato… em qualquer área! Nos meus primeiros tempos de jornalismo, eu fui repórter –  já escrevi aqui que esta não era a minha praia mas, como estagiário, eu tinha que ser repórter – e aprendi, para decepção do meu Leia mais… »