Meus pita

Quem diria? ainda se faz Jornalismo no Brasil: leituras (e vídeos) que acho importantes

https://jornalggn.com.br/operacao-lava-jato/como-estaria-economia-sem-lava-jato-dieese-responde/

                Que me xinguem analistas e comentaristas, mas conhecimento é fundamental!

Pedro II: “Tenho espírito justiceiro e entendo que o amor deve seguir estes graus de preferência: Deus, humanidade, pátria, família e indivíduo.”

                1 – Pode parecer uma coisa boba, um desejo idiota de uma jovem senhora do interior do país que na infância se deslumbrava com a pompa e o encantamento de reis e princesas e sonhava transformar seu país num reinado, onde lhe caberia o papel de rainha.

                – Mas não é não! Por trás destes possíveis sonhos está o desejo de ter súditos e não cidadãos, de mandar e ser obedecida sem contestações. Carolina de Toni, como seu mito, tem uma tara pela ditadura (sem ironias).

                2  – Toda esta história do áudio “vazado” pra Veja de um “desabafo” do Mauro Cid é esquisita. Mas tenho algumas certezas: a conversa foi feita pra ser gravada; a gravação foi feita pra ser vazada; o vazamento tinha que ser feito pela Veja, pro bafafá estourar no fim de semana.

                – E tenho uma única dúvida: Mauro Cid, militar de carreira impecável foi enganado por um “general bolsonarista”  que lhe prometeu que, mesmo preso de novo, ele seria promovido a coronel? Ou ele sabe que ainda haverá golpe e o ex-mitô não pode estar preso quando isto acontecer?

                3 – O Mercado é malandro… ele não gosta da política econômica do Lula, mas sabe que o Haddad é quem dá as cartas nesta área. Ou seja, por mais que o Campos Neto seja o queridinho do Mercado, ele não pode se indispor com o Haddad, que pode endurecer o jogo.

                – Daí a voz de comando pros analistas e comentaristas da imprensa familiar: voto de confiança no Haddad e pau no Lula. Vai que a mosca azul pique o Haddad…

                4 – O Chico Pinheiro esqueceu de citar outro lema dos Bolsonaro, Liberdade… E aí a coisa anda mal também. A jogada pra criar uma narrativa lavajatista pra situação pré-prisional do ex-mitô e sua corja falhou. Xandão não perdoa… decide! E Mauro Cid voltou pra cadeia!

                – O ex-mitô terá a mesma regalia que ele? Prisão num quartel e não na Papuda?

                5 – A base de uma democracia sólida e estável é a negociação e o acordo entre os legisladores, eleitos como representantes do povo. Parece-me que a elite brasileira não gosta muito disto. Daí a insistência de analistas e comentaristas em apontar a falta de habilidade…

                -…política do governo ou sua abertura de pernas pra oposição quando da reprovação ou aprovação de projetos no Congresso. A intenção é óbvia: o governo é fraco, deve ser substituído ou não ser reeleito…

 

                6 –  Em dezembro de 2003, Lula sancionou, na presença de ilustres figuras das igrejas evangélicas, como o senador Magno Malta, a Lei de Liberdade Religiosa, corrigindo, como ele próprio diz, os equívocos cometidos no Código Civil nesta questão. Os pastores, porém, não…

                -…se prendem muito nestas tecnicalidades legais e burocráticas… eles se interessam muito é pelas perspectivas e prebendas do poder e rapidamente transferiram sua crença, suas bênçãos e seus fiéis pras hostes bolsonaristas. O ex-mitô tem mais a ver com suas práticas…

                7 – Marcelo Freixo, hoje presidente da Embratur, mas que ficou famoso ao conduzir a CPI da Milícia no Rio de Janeiro, foi condenado a pagar R$30 mil por “nítido intuito de atingir a honra e imagem” do reclamante, ao publicar sua foto editada segurando uma placa que…

                -…dizia “Lavagem de Dinheiro, Organização Criminosa e Corrupção”. Sério? A juíza estava falando de honra e imagem do homem da rachadinha e da loja de lavagem de chocolate? Bem… a juíza é do Tribunal Regional do Rio de Janeiro. Precisa dizer alguma coisa?

  

8 – Enquanto o Daniel Alves condenado por estupro, recebe liberdade condicional em troca de um milhão de euros pra Justiça espanhola, Robinho é condenado pela Justiça brasileira a cumprir no Brasil a pena de 09 anos dada pela Justiça italiana, por crime de estupro.

                – Robinho já foi preso…mas há apelações e instância superior para bater o martelo. Minha dúvida: a Justiça brasileira também aceita trocar a sentença por um milhão qualquer de dinheiros? Nossa Justiça também acha que a honra de uma mulher é negociável?

                9 – As coincidências borbulham a partir das denúncias premiadas e investigações conseqüentes da PF. O clã Bolsonaro é especialista no setor imobiliário (dono de uma centena de imóveis, 51 dos quais comprados com dinheiro vivo). E, ao que tudo indica), o…

 

                -…assassinato  da Marielle foi motivado por interesses imobiliários da milícia da zona oeste do Rio. A propósito, o Vivendas da Barra, onde morava o ex-mitô e o assassino agora confesso Ronnie Lessa, era na Barra da Tijuca, na zona oeste. E um dos mandantes do crime…

                -…desfilou fazendo campanha pros Bolsonaro na zona oeste… Eu não creio em coincidências…

10 – São conhecidos os pedidos de jejuns do Malafaia pro ex-mitô ganhar a eleição, pra Lula não subir a rampa, pros patriotas defenderem Deus, a pátria e a família… Jejuns que ele mesmo nunca fez, vez que Deus nunca entendeu nem atendeu os desejos dele.

                – Mas ele é insistente! Tem certeza que seus fiéis ainda farão um jejum tão profundo que Deus os ouvirá e abrirá a terra pra engolir petistas e comunistas que hoje destroem o Brasil. Daí, é melhor não haver concorrentes para seu deus retomar o Planalto. 

                11 – O Edu Moreira é jovem ainda e transborda um otimismo admirável. Mas, apesar de já ter me tornado chato por repetir tanto a necessidade de conscientização do povo, acho muito difícil o conhecimento das realidades que ele, Edu, diz vencer as barreiras impostas…

                -…pelos poderosos deste país. As redes sociais têm aberto muitos olhos, mas o fascismo tem sabido usá-las com muito mais propriedade. Ou a esquerda brasileira deixa velhos dogmas pra trás e aprende a trabalhar com a inteligência artificial ou vai desaparecer como os tucanos…

                12 – 04 anos de bolsonarismo transformaram parte do sistema policial brasileiro numa imitação barata de organizações criminosas. Embalados pelo apoio momentâneo de uma população amedrontada pela violência crescente, fruto do aumento da miséria e da liberação…

                -…indiscriminada de armas, e de uma Justiça condescendente com a violência policial, os policiais criaram a ilusão de que estão acima das leis, podendo fazer tudo, inclusive invadir barracos e lojas, bater nas pessoas e matar quem lhes pareça bandido.

                – Com mais de um século de atraso, estamos vivendo o faroeste americano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *