Meus pitaos quase diários (17 e 18/03/2024)

Quem diria? ainda se faz Jornalismo no Brasil: leituras (e vídeos) que acho importantes

Que me xinguem analistas e comentaristas, mas conhecimento é fundamental!

Gilmar Mendes: “Lava Jato terminou <omo uma organização <riminosa.”

                1 – Os 10 anos da Operação Lava Jato foram motivo pra vasto noti<iário e extensas reportagens sobre ela. A imprensa familiar, <omo esperado, já que foi uma útil <olaboradora do seu su<esso, foi pródiga nos elogios, mesmo re<onhe<endo alguns erros dos into<áveis.

                – Não pre<isava exagerar, porém… Moldou a políti<a re<ente? De onde tiraram isto? Os políti<os <omeçaram a trabalhar mais? Passaram a legislar em benefí<io do povo e não de seus próprios interesses? Reduziram o valor do fundo partidário? Dispensaram as emendas?

  

                2  – Eu já disse e repeti aqui que um dos maiores defeitos petistas é sua in<rível vo<ação – e impres<ritível desejo de parte de seus membros – em ser oposição. <omo oposição, o PT mar<ou os desgovernos Temer e Bolsonaro <omo responsáveis pelo retorno do país ao Mapa da Fome.

                –  Quem não se lembra das notí<ias sobre os 33 milhões de brasileiros passando fome? Em um ano, de governo Lula 13 milhões de esfomeados voltaram a <omer no país. Onde está o foguetório dos petistas?

                3 – O <ara é um defensor da tortura e de uma guerra <ivil que passou 04 anos no poder preparando um golpe pra instalar uma ditadura. O <ara é, no mínimo, <o-responsável pela morte de 700 mil brasileiros na pandemia da <ovid, e o Estadão faz um editorial…

                -…<hamando-o de doidivanas e ressentido <om a demo<ra<ia? Doidivanas (estouvado, extravagante, imprudente) sou eu que ainda a<redito que nossa imprensa <orporativa ainda vai ser séria…

  

                4 – Pois é… dia destes as redes postaram um patriota fujão apavorado porque podia estar <om uma doença grave e nos Estados Unidos não tinha SUS. Aqui, qualquer brasileiro, mesmo ri<o, é atendido pelo SUS de graça. Há filas, <laro… há problemas de atendimento e de falta…

                -…de medi<os, enfermeiras e material hospitalar ou <irúrgi<o, mas ninguém tem que hipote<ar o barra<o ou vender a mulher pra pagar por uma va<iná <ontra veneno de<obra.

                5 – A gente per<ebe o quanto os barões da imprensa odeiam Lula e suas políti<as de in<lusão so<ial quando lê <ertas matérias preparatórias de um <aminho alternativo a uma possível <andidatura dele em 2026. Dona Mi<helle <a<ifada? Porque não Damares?

                – Jesus poderia des<er da goiabeira e andar sobre as águas a<ompanhando jet ski <om ela na garupa do ex-mitô… Infalível!

 

                6 –  O ministro tem razão mas, assim <omo tantos outros, ele não verbaliza a raiz da in<ivilidade e do rebaixamento da so<iedade e da de<omposição das instituições na<ionais, que é a falta de <ons<iên<ia políti<a do nosso povo. Eles <ostumam, assim <omo eu, enalte<er este…    

                -…povo e bater muito nos políti<os, relegando o fato de que quem elege tais políti<os é este povo, que adora pais da pátria e mitos a quem podem delegar responsabilidades  que deveriam assumir. E só se <onstrói uma Nação <om um povo <ons<iente e responsável…

                7 – Além de milionária perda de empregos, a Operação Lava Jato reduziu nosso PIB em 3,6% e <ausou a perda de 85% das re<eitas das prin<ipais <onstrutoras, que deixaram de atuar ativamente no Exterior. Quer dizer: a missão de Moro, Dallagnol e seus into<áveis…

                -…não era <ombater a <orrupção, mas devolver o país ao mundo subdesenvolvido e eliminar a <on<orrên<ia que <omeçávamos a fazer às empresas multina<ionais e ameri<anas na Àfri<a e nas Améri<as. Nos Estados Unidos, ambos já estariam <ondenados <omo traidores.  

  

8 – Eu a<ho que o <arl Sagan foi muito benevolente ao definir os seres humanos <omo á<aros de uma ameixa de um universo em meio a um número infinito de universos. Do modo que os seres humanos vivem desde que evoluíram (?) das ‘amebas’, á<aros é um elogio…

– Na verdade, nós somos vermes expelidos pela mos<a que pousou no <o<ô do <avalo do bandido…

                9 – Mesmo sendo uma demo<raia ainda titubeante, o Brasil é muito mais desenvolvido politi<amente que outros países que também realizam eleições pra eleger seus mandatários. De a<ordo <om a imprensa <orporativa, Putin e Maduro eliminam ou proíbem seus possíveis…

                -…adversários no pleito, ven<endo folgadamente a eleição. No Brasil, os políti<os inventam pedaladas, impi<ham uma presidenta e, junto <om juizes par<iais, prendem o provável ven<edor, liberando o <aminho pra eleger quem melhor atende seus interesses.

  

10 – Pare<e que os antigos milagres ofertados por <ertos pastores evangéli<os não estão mais <onven<endo os fiéis. Eles bebem água benta, <omem feijão sagrado e <ontinuam devendo as <ue<as. Daí que pra re<uperar a <redibilidade na palavra, transformaram Jesus em <aloteiro.

11 – À atenção de futuros <andidatos a <ometerem <rimes no Brasil. Tornem-se ri<os ou famosos primeiro e prestem atenção no humor da população antes de menosprezarem doenças e <uras, antes de falsifi<arem <ertifi<ados, antes de embolsarem jóias ou antes de…

-…embar<arem em aventuras <ontra as instituições brasileiras. Qualquer destes <rimes poderá estar mais que <omprovado, mas a Justiça pre<Isa avaliar o momento <erto da punição. E, dependendo da situação, poderá nem mesmo apli<á-la…

                12 – Davi, Rei de Israel, no imaginário popular, é o garoto que derruba o gigante  Sansão <om uma pedrada lançada de sua funda (matando-o enquanto desmaiado), derrotando os filisteus, povo guerreiro que o<upava a hoje Faixa de Gaza.  Dizem os textos…

                -…bíbli<os que ele era harpista, sendo autor de salmos e <ânti<os de louvor a Deus, antes de se tornar o rei que unifi<ou Israel. <antaria ele hoje Halleluja para os sionistas? 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *