Meus pitacos quase diários (12 e 13/02/2024)

Quem diria? ainda se faz Jornalismo no Brasil: leituras (e vídeos) que acho importantes

https://www.diariodocentrodomundo.com.br/bolsonaro-e-seu-sequito-abusaram-da-irresponsabilidade-diz-a-folha-pode-rir/
https://www.blogdomoisesmendes.com.br/os-especialistas-e-o-golpe/

                Que me xinguem analistas e comentaristas, mas conhecimento é fundamental!

Renato Russo: “Eles gastam mais dinheiro com propaganda do que comprando comida pra quem precisa!”

                1 – É desanimador como a Justiça atua no Brasil. Valdemar da Costa Neto, um político inexpressivo ficou conhecido no Brasil inteiro quando levou uma modelo sem calcinha pro camarote do presidente Itamar Franco no carnaval de 1994. O que foi devidamente fotografado…

                – Mais tarde, não mais inexpressivo, foi preso por participar do mensalão. Ou seja, não é mais réu primário. E, mesmo assim, foi libertado pelo xerife Xandão. Acham que um favelado preso por porte ilegal de arma e de pepita de outo seria liberado, mesmo provisoriamente…?

                2  – À parte toda a pu…ia* golpista que emerge da reunião ministerial, que confirma o baixo nível do ex-mitô e sua corja governamental, ressalte-se a desmoralização dos poderosos guerreiros da pátria amada, Brasil. Hierarquia e honestidade já eram.O cala-a-boca do…

                -…capitão ao general Heleno não deixa dúvidas! E o dedo balançando negativamente do Braga Neto quanto à pergunta se a reunião estava sendo gravada, é definitivo: ou o general mentia ou foi enganado!

                3 – Acho que os barões da imprensa paulista estão ficando apavorados, talvez prevendo que as investigações da tentativa de golpe vão indicar a participação deles. Como não têm como negar que havia um golpe sendo tramado – a Operação Tempus Veritatis é…

                -… incontestável! – o editorial da Folha de sábado pede cautela para uma possível prisão do ex-mitô e propõe o afastamento de Alexandre de Moraes do inquérito… como os bolsonaristas querem.

                4 – Nós vivemos o horror de uma guerra que já matou milhares de crianças em Gaza. Uma guerra que ofuscou outra, na Ucrânia, onde outras crianças continuam sendo mortas. Líderes de nações poderosas fazem isto, mas justificam como danos colaterais das guerras.

                – E as crianças que trabalham em regime de escravidão nas muitas minas de países pobres como o Congo, para que povos desenvolvidos usufruam das comodidades ofertadas pelo mundo rico? São danos colaterais da ambição desmedida?

                5 – Carnaval é a grande festa popular do Brasil. E  o desfile das Escolas de Samba, especialmente do Rio, é um dos principais chamarizes do turismo pro país. Não me parece adequado, porém, que emendas parlamentares invistam 08 milhões numa Escola de Samba…

                -…pra desfilar um enredo em homenagem a Maceió, onde 05 bairros afundaram por causa da mina da Braskem e cuja população ainda aguarda solução definitiva da situação em que vivem. Mas isto não importa! O que interessa é o Lira encontrar o Aniz Abrahão e pular o Carnaval!

   

                6 –  Desculpem-me os machos, mas se ex-mulheres de parlamentares fossem chamadas mais vezes pra depor no Congresso, a democracia ganharia muito… E se mais mulheres fossem eleitas pro Congresso, o país teria mais chances de chegar ao 1° mundo.

                7 – Isto acontece no Brasil todo… e há muito tempo! Aqui no paraíso onde moro, cercado de parques legalmente protegidos, a luta contra a especulação e a leniência de legisladores e governantes com ela é diária. Quando irão perceber que não se respira fumaça…

                -…não se bebe esgoto e não se come asfalto?

8 – Eu tenho colegas e vizinhos (alguns ex-amigos) que ainda veneram o ex-mitô. Nunca me liguei nisto mas, depois deste vídeo, percebi a razão desta veneração: todos são, na própria avaliação deles, fracassados na vida. Jair Messias Bolsonaro é aquele que, fracassado, venceu na vida.

                – Poderia ter sido ele… não foi, mas alguém como ele chegou lá!

                9 – Isto é uma ameaça? Ou um desejo? Acho que o segundo, porque a prisão do ex-mitô fará o gado se mobilizar pra reeleger os filhos. E também porque, se não me falha a memória, ninguém se torna mártir em vida. Se bem que há uma possibilidade…  

                – Numa live, o ex-mitô disse que só Deus o tiraria da Presidência e, portanto, ele teria que ser ou estar morto. Em vez disso, ele voou pra Flórida, e não creio que por vontade de Deus. Pode ser que o vaticínio dele se concretize quando for decretada sua prisão…

                10 – A lógica é irrepreensível! Na medida em que você aumenta o poder de compra da população, a roda da economia gira e o país cresce, melhorando a vida de todos, pobres e ricos.  Mas a natureza humana não aceita isto. Sua lógica é outra: “Eu estou onde estou por…

                -…mérito meu! Quem é esta gentinha que quer estar onde estou porque um governo comunista ajudou?”

11 – Eu acho que a vida íntima de qualquer pessoa só interessa a ela própria. Mas entendo que a vida de uma figura pública, especialmente se tem influência sobre a população, não pode permanecer envolta em mistério, sem qualquer informação na grande imprensa.

– Não me conformo, pois, com o silêncio obsequioso da mídia corporativa em relação à dona Michelle e seu maquiador. Um presidente pode ser autoritário, corrupto, golpista, mas não pode ser corno?

                12 – O Brasil tem uma tradição de brilhantes comediantes. Das chanchadas de Oscarito às praças e zorras, passando por Jô Soares, Chico Anysio, Casseta e Planeta e Porta dos Fundos. Marcelo Adnet mantém esta tradição. E expande seu brilho para a música de Carnaval.

                – No desafio, fez, de improviso, um samba enredo sobre o paralelepípedo. Observem, porém, que ele não usou paralelepípedo no samba. Isto exige genialidade…!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *