Meus pitacos quase diários (29 e 30/01/2024)

Quem diria? ainda se faz Jornalismo no Brasil: leituras (e vídeos) que acho importantes

                Que me xinguem analistas e comentaristas, mas conhecimento é fundamental!

Oswald de Andrade: “Não sei que sentimento é esse que faz com que se amem as pedras das calçadas. São Paulo nada tem fora disso. Só as pedras das calçadas. No entanto, duvido que haja na terra agarramento maior por um trecho de chão do que o que sentimos por nossa cidade.”

                1 – Conhecendo a história do país, eu pensei que morreria antes de ver os Bolsonaro sendo presos pelos crimes que cometeram em seus anos de poder. Mas as indicações são de que terei este prazer ainda em vida. O elo mais perturbado do clã deve ser o 1º a ser preso…

                -…mas os outros deverão sê-lo em seguida. Te cuidem, generais…

               

                2  – Paralelamente, outras figuras daninhas do recente período sombrio vivido pelo Brasil também estão seguindo para um merecido destino. Dallagnol, Moro, Ramagem, Jordy, La Zambelita, generais de pijama… a lata de lixo da História os aguarda…

                3 – Quando os próprios jornalistas, mesmo aqueles que não simpatizam com Lula ou o PT, começam a ironizar um jornalão tradicional, é sinal que a credibilidade dele (do jornalão) chegou ao fundo do poço. Já passou da fase do papel higiênico. A falência ou a venda é o próximo passo…

 

                4 – Fissurado no coach Pablo Marçal, o filho de um amigo meu assistia todos os seus vídeos. E seguia todos os seus conselhos. Chamado para uma entrevista de emprego, seguiu à risca esta aula. Na hora, agachou e entrou. A senhora entrevistadora, levantou-se da mesa…             -…e chegando até ele, chutou-lhe a bunda e falou baixinho: “Suma daqui, idiota!” Ele está pensando seriamente em processar o Pablo Marçal…

                5 – Atenção, patriotas! Nosso MitÔ nos convoca para a Grande Marcha em defesa de Deus, da Pátria e da Família! Desta vez, não vamos tomar aquela porcaria dos três poderes. Vamos enfrentar e derrotar Satanás em seus domínios, lá nos cafundós do Pará.

                – Naquela fossa do Amazonas, bem perto da ilha satânica da ministra Damares, fica a cidade de Barcarena, que avermelhou a bandeira do nosso Brasil. Selva!

                6 –  A ainda não oficializada delação do executor da Marielle foi divulgada há uma semana já. Bombou imediatamente, mas logo foi congelada. Aí, bomba a ABIN paralela e, agora, busca e apreensão de materiais do Carluxo. Parece que, desta vez, a elite não tem como fazer acórdão!

                7 – Entre 2017 e 2022, a Amazônia, o Pantanal e o Cerrado foram queimados ou desmatados como nunca, e não se multou ou puniu ninguém por crimes contra o meio ambiente. E o nº de trabalhadores em regime análogo à escravidão cresceu estupidamente…

                -…mas se multou ou puniu pouquíssimos transgressores, pois praticamente não havia fiscalização. Realmente, o Agro é phods*!

 

8 – A professora Marilena Chauí é conhecida (e odiada) pela virulência com que expõe suas posições políticas. Posições baseadas no profundo conhecimento que tem das classes sociais brasileiras. A classe média, da qual faço parte, pode não gostar, mas devia atentar…

                -…para o que ela diz e se conscientizar do papel que exerce e do que poderia exercer pra melhorar a sociedade brasileira.

                9 – É isto aí, Hulk… O governo não pode por as mãos em empresas privadas. Olha só os  desastres humanos, sociais e ambientais provocados por estatais em Mariana e Brumadinho, e os apagões em São Paulo e no Rio… E os rombos financeiros da Oi, das empresas X, das Americanas…

                – Ah! Não? Nenhuma destas é estatal? É… mas são dirigidas pela mesma elite que costuma governar o país. Dá na mesma…  

10 – Fato é que se todos os mentores, financiadores e incentivadores do golpe contra a democracia forem devidamente denunciados, acusados e punidos, os milicos não estarão entre eles. Autoridades civis brasileiras, de qualquer coloração política, se borram de medo de cara feia.

11 – Quantas pessoas da população brasileira têm oportunidade de ter uma aula de arte e história como esta? Quantos brasileiros conseguem sair da escola preparados para enfrentar o mundo? Não basta voltar a ser a 6ª economia do mundo…

– O povo precisa ter consciência do que isto significa.  

                12 – Em comemoração aos 470 anos de São Paulo, a mulher do atual prefeito e candidato à reeleição, postou uma relação mostrando a pujança da capital: maior revendedora Ferrari, maior frota de jatos particulares, única com 04 lojas Tiffany’s, filial Vuiton mais lucrativa…

 

                – Deve ser por isto que é a cidade com mais moradores de rua (55 mil) e com mais famílias recebendo Bolsa Família (741 mil). Grandiosa em todos os sentidos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *