Meus pitacos quase diários (26 e 27/09/2023)

Que me xinguem analistas e comentaristas, mas conhecimento é fundamental!

Papa Francisco: Não nos habituemos a considerar os naufrágios como meras notícias de jornal, nem os mortos no mar como números: são nomes e apelidos, são rostos e histórias, são vidas despedaçadas e sonhos desfeitos.”

Quem diria? ainda se faz Jornalismo no Brasil: leituras (e vídeos) que acho importantes

                1 – A cônja, que trabalhou tanto tempo com as APAE’s, deve conhecer bem certas excepcionalidades mentais, principalmente de pessoas sujeitas a stress quando têm seus crimes sendo investigados, com perspectivas de serem presas. Sérgio Moro está degringolado!

                – Ex-juiz, ex-herói que faz a diferença, ex-ministro da Justiça, futuro ex-senador, está em processo de regressão: breve estará acusando a esquerda de editar o kit gay e distribuir a mamadeira de piroca.

                2  – É uma pena que Suas Excelências vivam num mundo muito distante do Brasil real. Suas aulas, inevitavelmente dadas em ambientes fechados e para platéias bem educadas e influentes, ou através da TV Justiça – 0,01… pontos de audiência – não alcançam o povo.

                – E, caso alcançassem, não seriam assimiladas, pois o linguajar erudito é usado para lembrar exatamente que eles são supremos, não se misturam com a rafameia.

                3 – Quem tem um mínimo de consciência política não tem qualquer dúvida sobre a maciça participação de ruralistas na preparação e financiamento da tentativa de golpe. E eles continuam dispostos a repetir a tentativa vez que obediência às leis atrapalha seus negócios.

                – A bancada ruralista, eleita democraticamente, é poderosa, mas a democracia comporta outras forças políticas que, às vezes, impedem a passagem da boiada. Uma ditadura é mais interessante… havendo oposição, prende-se e arrebenta-se!

                4 – Houve uma época em que o transporte urbano era uma obrigação dos governos. A lógica capitalista – o Estado não tem recursos e a iniciativa privada é mais eficiente – inviabilizou isto, criando-se o PDTU, Plano Diretor de Transporte Urban pra regular a atividade nas cidades.

                – Mário Kertész foi prefeito de Salvador e conhece bem as mumunhas municipais. Que não são diferentes das mumunhas estaduais e federais. Os golpes que a democracia sofre desde sempre têm muito a ver com isto.

                5 – Realmente, o Brasil não é pra principiantes. IBGE divulga dados de mais um Censo:  com 203 milhões de habitantes, o país tem 234,4 milhões de cabeças de gado, 4,9 bilhões de dúzias de ovos de galinha, 44,4 milhões de suínos, 613,7 milhões de toneladas de peixes.

                – E tem 33 milhões de brasileiros que passam fome! E florestas sendo queimadas pra que a boiada continue passando…

                6 –  Primeiro, o ex-mitô lançou-se a uma campanha de desmoralização da pandemia, que não existia, era uma gripezinha. Depois, foi contra as máscaras e o isolamento social para combatê-la. Enfim, menosprezou a vacina e dificultou sua compra. Resultado: 700 mil mortos!

                – A imprensa familiar, pouco agressiva com os seus, chamou-o de negacionista, quando o certo seria genocida. Porque seus seguidores manterão seu legado, contra a vacina, contra a ciência, contra medidas públicas de prevenção… ‘taí o Tarcísio que não me deixa mentir!

                7 – Os petistas que integram os altos escalões do governo continuam tapando o sol com a peneira… têm tanta certeza que a verdade prevalecerá que minimizam a capacidade do fascismo pra influenciar o povo. Banheiro unissex não é desespero, ministro, é um tiro certeiro que,…

                -…como o kit gay ou o fechamento de igrejas, faz os comunicadores neopentecostais convencerem seus fiéis que governos progressistas seguem as ordens de Satanás. Petistas precisam descer de seus pedestais, se abraçarem ao povo e caminharem com ele…

 

8 – Lula sempre foi acusado, pela imprensa familiar, de querer impor censura aos meios de comunicação, mesmo nunca tendo restringido verbas publicitárias ou se recusado a falar com jornalistas. E esta mesma imprensa se recusa a condenar os Estados Unidos…

 …e outros países que dizem respeitar a liberdade de imprensa, pela perseguição implacável a Julian Assange. Fizeram o possível, aliás, pra esconder este trecho do discurso.

                9 – Estou com uma dúvida atroz: com a deterioração da situação ucraniana, a partir do aparente fracasso de sua contra-ofensiva e perda de apoios ocidentais, a imprensa familiar irá reduzir sua adoração ao Zelensky ou dirá que a culpa é do Lula, que não acusou o Putin?

 

10 – Algumas guerras já se tornaram crônicas: Palestina, Yemen, Sudão… A indústria armamentista precisa sobreviver! E, com a ajuda das nações poderosas, há mais uma em curso: Azerbaijão x Armênia. Mas isto não é notícia pra imprensa familiar brasileira…

– Pra ela, importante é destacar que Zelensky é a estrela na assembléia da ONU. Pra ela, importante é omitir que Zelensky quer armas nucleares em sua guerra. Pra ela, importante é cobrar o apoio de Lula à Zelensky.

11 – Guardem este nome: Iowa. É o Estado da América profunda que fará a primerira primária republicana das eleições de 2024. Trump já anda por lá distribuindo pizza de graça pros eleitores. Mais uma prova da superioridade brasileira: os americanos se vendem por bem menos!

                12 –  Não adianta fingir que eles são democratas e defensores leais da Constituição. Os milicos estavam afim de ocupar formalmente o poder de novo, não apenas pra impor suas crenças ideológicas dos tempos sombrios, quanto para usufruir de suas benesses.  

                – A nota lida dia 11/11, lembrando que as FA’s estiveram “sempre presentes e moderadoras nos mais importantes momentos de nossa história” me levou ao tempo em que as mãos se fechavam e os gritos de liberdade ficavam presos nas cidades vazias. Não eram só palavras!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *