Meus pitacos quase diários (18 e 19/08/2023)

Que me xinguem analistas e comentaristas, mas conhecimento é fundamental!

Adlai Stevenson: A imprensa separa o joio do trigo. E publica o joio”

Quem diria? ainda se faz Jornalismo no Brasil: leituras (e vídeos) que acho importantes

https://jornalggn.com.br/coluna-economica/apagao-da-eletrobras-cronica-de-uma-morte-anunciada-por-luis-nassif/

https://www.diariodocentrodomundo.com.br/o-soneto-e-a-emenda-da-ameaca-de-damares-alves-por-moises-mendes/

 

1 – Como demonstra o GGN (post anterior), os medalhões da grande imprensa, com raras exceções, não fazem Jornalismo. São apenas megafones do grande capital que está se lixando para o país  que exploram até o osso, só pra multiplicar seus lucros já exorbitantes.

– O governo Lula vai encarar “as piranhas financeiras” nacionais e multinacionais, que já depenaram a Light e a Americanas e estão fazendo o mesmo com a Eletrobras? Contra banqueiros, financistas, mega-empresários, políticos e barões da imprensa, por eles financiados?

2  – A santinha da goiabeira oca, Damares Alves , sempre teve fixação em sexualidade infantil. Suas prédicas pastorais nos templos evangélicos ficaram famosas, fosse por relatar práticas imorais com crianças de 03/04 anos, fosse por denunciar seqüestros de crianças…

-… (nunca comprovados) para atos abusivos na Ilha do Marajó. Ao que parece, como senadora do DF, mudou de praia: ignorando Jesus da goiabeira, ela aderiu ao “bandido bom é bandido morto” e ameaçou o hacker que denunciou o ex-mitô.

3 – O velho ditado maquiavélico tem uma nova versão: aos inimigos a lei, aos amigos a anistia. O governador de São Paulo enviou à Assembleia Legislativa um projeto de lei que anistia as multas dos cidadãos que foram flagrados sem máscara durante a pandemia.

– Sua bondade não visava os cidadãos, mas um cidadão em especial: o ex-mitô, que fez questão de andar várias vezes por São Paulo sem máscara e foi multado em cerca de  R$1 milhão. Aliás, foi pra pagar tais multas que o ex-mitô fez uma vaquinha entre seu gado.

– Anistiado, os R$17,2 milhões “doados” a ele vão ser devolvidos? Ou parte deles será repassado ao governador?

Tarcísio X 2

4 – Como era esperado, a grande imprensa evitou divulgar o depoimento do Stédile na CPI do MST. O risco de reduzir o volume de anúncios do agronegócio é muito grande… Mas as redes supriram o boicote e repercutiram positivamente sua aula.

– Creio que, assim como acontece com o Flávio Dino, os bolsonaristas não chamarão mais o Stédile para depoimentos. Ficam deprimidos…

 

5 – Na entrevista dada ao Estúdio I, o novo advogado do Mauro Cid enrolou muito, mas confirmou conversa com o advogado do ex-mitô. É impressão minha que a citação do nome de Michelle como possível recebedora do dinheiro do rolex foi sutil estratégia de fritá-la no lugar dele?

6 –  Se eu fosse um parlamentar petista estaria hoje convencendo meus companheiros pra convencer a oposição a instalar novas CPI’s na Câmara. Todas as atualmente instaladas estão sendo consagradoras pros deputados do partido. Como o mineiro Rogério Correia…

– Ao contrário dos bolsonaristas, que tentam transformar a Comissão em picadeiro, seus questionamentos são embasados em fatos e suas conclusões são precisas. Isto é bom pra Minas, que, com figuras como Nickolas e Cleitinho, está muito mal representado no Congresso.

7 – Hollywood entrega um troféu, o Framboesa de Ouro, paralelo ao Oscar, para os piores filmes e artistas do cinema no ano. A imprensa brasileira podia criar um troféu também, o Abacaxi de Nióbio, para premiar as piores novelas e protagonistas. Em 2023, a disputa seria acirrada.

– Duas novelas lideram o ranking: CPI do MST e Jóias das Arábias. Quanto aos protagonistas, certamente haverá vários merecedores do troféu.

 

8 – A política de paridade com os preços internacionais do petróleo praticada pela Petrobras a partir do golpe de 2016, foi alterada recentemente. Mas as importadoras de combustíveis são muito poderosas e conseguiram um aumento na semana. Podia ser evitado?

– É um bom tema para a grande imprensa se debruçar. Mas esta, agora, parece mais interessada nas possíveis desavenças entre o ministro das Minas e Energia e o presidente da Petrobras. Fofocas (verdadeiras ou não) dão mais audiência…

9 – Eu estava no ginásio quando um professor de Português, que gostava das minhas redações, me emprestou  Grande Sertão: Veredas, de  Guimarães Rosa. Não consegui passar da página 10. Devolvi o livro e lhe disse que não entendia a linguagem do autor.

– Ele riu, me deu o livro de presente e disse: “Um dia entenderás!” Dois anos depois, eu li, com emoção, todos os livros publicados do Guimarães Rosa. Vou guardar todos os posts do Carluxo… um dia, talvez, entenderei o que ele quer dizer.

10 – O Nicolelis, mais importante neurocientista do Brasil, precisa fazer um estudo sério sobre a famiglia Bolsonaro. A infância dos filhos numerados deve embutir um trauma psicológico qualquer, que os faz, inesperadamente, manifestar o ódio oculto que têm do pai.

– Não há explicação razoável pro fato do 01 confirmar publicamente, na CPMI do Golpe, que o ex-mitô mandou o hacker, um “criminoso contumaz”, para ajudar os milicos a analisar as urnas eletrônicas.

11 – Quando assumiu, era sabido que o ex-mitô não mandava na Economia, pois dela nada entendia. Presidente, descobrimos que não mandava no governo, pois fazer lives, andar de motoca e de Jet ski era mais adequado ao seu perfil de atleta. Agora, fora do governo…

-…ficamos sabendo que não mandava no Planalto também, pois até seu ajudante de ordens vendia e comprava jóias sem quaisquer ordens suas. Mas continua ‘imbroxável’, não é mesmo, d. Michelle?

12 – Confesso minha inusitada curiosidade com o hacker Delgatti e tudo aquilo relativo à parte privada que ele gravou do então juiz Sérgio Moro. Afinal, o juiz que fez a diferença para a Globo, foi chamado, com muita convicção, de criminoso contumaz.

– E é preciso lembrar que as gravações foram feitas quando ele era juiz, e não ministro da Justiça nem candidato a presidente e senador eleito. E, pelo nível e parcialidade de suas sentenças, não era um bom juiz. Do que o chamaria o hacker se as gravações fossem de agora?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *