Meus pitacos quase diários (16 e 17/08/2023)

Que me xinguem analistas e comentaristas, mas conhecimento é fundamental!

Nepotismo: É a prática pela qual um agente público usa de sua posição de poder para nomear, contratar ou favorecer um ou mais parentes, sejam por vínculo da consangüinidade ou da afinidade, em violação às garantias constitucionais de impessoalidade administrativa.”

 

Quem diria? ainda se faz Jornalismo no Brasil: leituras (e vídeos) que acho importantes

(As lições numa CPI sem causa objetiva): https://jornalggn.com.br/politica/joao-stedile-aula-mst-agronegocio-cpi/

                1 – Qual a importância das estatais para o bom desempenho de um governo? Do lado do governo, é a governabilidade, já que vivemos numa “democracia semi-presidencialista”. Para os parlamentares, é a possibilidade de empregar parentes e engordar o salário da família.

– Para os brasileiros comuns, a perspectiva de que o governo apresente bons projetos pra população e que tais projetos sejam aprovados pelos parlamentares cujos parentes foram nomeados pelo governo.

2  – Tem razão o novo advogado contratado pelo tenente coronel Mauro Cid: assessor assessora o chefe, sendo que um ajudante de ordens é mais assessor ainda, pois recebe ordens do chefe e, por ter formação militar, não pode desobedecer tais ordens…

– Repito uma pergunta feita semana passada: o ex-mitô vai pra Papuda ou pra Bangu?

3 – Nas atuais investigações da PF sobre a organização criminosa que imperou no Planalto nos últimos 04 anos, há 13 militares da ativa e mais alguns da reserva implicados. E daí? Quantos milicos estavam envolvidos na compra fajuta de vacinas durante a pandemia?

– Quais foram acusados pela Justiça comum ou militar? Os 21 anos de ditadura tornaram os milicos inimputáveis…! Ou seria melhor dizer eternamente anistiáveis?

4 – Não, este arrastão numa loja de luxo não aconteceu no Rio de Janeiro ou em Caracas… mas em Los Angeles, Califórnia…

– Não, este “protesto pacífico” numa praça poderosa não aconteceu em Washington… mas em Brasília, dia 08/01. Mas o senador Amim não estava na janela do Senado e não viu o pau comendo solto…

5 – A Veja, quando ainda pertencia aos Civita, implantou o jornalismo de esgoto no Brasil pra destruir Lula e o petismo. Não destruiu e acabou sendo vendida pro BTG, que não tem mais tanta influência sobre a política, mas continua tentando inviabilizar Lula.

– Pra isto, vale tudo, até comentar que a vitória de Milei nas primárias da Argentina é uma derrota de Lula.

6 –  A 4ª CPI pra investigar o MST, como as anteriores, é uma farsa e não deu em nada. Mas poderia ter sido muito instrutiva pros brasileiros urbanos se a grande imprensa tivesse feito uma cobertura adequada e não apenas noticiando os barracos criados pelos machões da direita radical.

– O depoimento do líder do MST, João Pedro Stédile (ler o 1º post) foi uma aula de movimento coletivo, invasão e ocupação de terras, agricultura brasileira e agro-negócio:

 

7 – E ainda deu tempo do Stédile apresentar os malefícios do latifúndio improdutivo e dar, com elegância, algumas chapuletadas no protetor de destruidores de florestas e exportadores de madeiras ilegais:

8 – Agora os Marinho e a alta cúpula da Globo têm um treco! Uma 1ª Dama do país, alguém que é de fina estampa, educação esmerada e representante máxima da dignidade da mulher brasileira, em cima de um caminhão de som de uma marcha de camponesas?

– Ali Kamel e Merval Pereira estão tendo chiliques pelos corredores platinados…

9 – Pois é: acusado de recomprar o relógio rolex roubado do patrimônio público pela gang da rachadinha, Frederick Wassef primeiro negou peremptoriamente. Informado de recibo em seu nome, mudou a versão e diz que fez uma boa ação: recomprou pra devolver ao TCU.

– É um verdadeiro filantropo dos cofres nacionais. Merece um lugar de honra no lixão da História…

10 – Como já escrevi aqui, as CPI’s não funcionam apenas como palco para alguns parlamentares, pois a documentação requisitada por elas falam mais até que os depoentes que não usam a prerrogativa legal de ficar calados pra não se auto-incriminarem.

– E tem outra vantagem: parlamentares interessados realmente em investigar, mesmo tendo posições contrárias ao governo, reconhecem e criticam aqueles que só querem aparecer, tumultuar e invalidar o que está sendo investigado. Pena que não são muitos…

11 – Após as novas diretrizes de segurança impostas pelo governo bolsonarista de São Paulo, a violência policial, que estava mais controlada após a instalação de câmeras nos uniformes, voltou a crescer. A chacina do Guarujá foi a demonstração mais evidente.

– E a perspectiva é tão aflitiva que a Assembleia Legislativa autorizou os indefesos deputados a alugarem carros blindados pra se deslocarem pela cidade… Detalhe: cada deputado já dispõe de carro pagos pelos impostos cobrados dos paulistas.

12 – O fato concreto é que a direita brasileira está perneta. Em sua demonização da esquerda, agora, só resta uma perna, a do anticomunismo, que, derrubado junto com o Muro de Berlim, ainda sobrevive transmudado no Satanás de certos  pastores evangélicos e seus fiéis desesperados.

– A outra pilastra, a anticorrupção está sendo descartada debaixo de uma cama londrina do ex-casal presidencial e em uma loja de 5ª categoria da Pensilvânia.. Logo da puritanaa Philadélfia, palco de um dos primeiros filmes que abordaram AIDS e homofobia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *