Meus pitacos quase diários (10 e 11/08/2023)

Que me xinguem analistas e comentaristas, mas conhecimento é fundamental!

William Rogers: “A diferença entre a morte e os impostos é que a morte não piora toda vez que Congresso se reúne.”

 

Quem diria? ainda se faz Jornalismo no Brasil: leituras (e vídeos) que acho importantes

https://jornalggn.com.br/crise/o-diario-oficial-e-o-esquema-das-joias-para-bolsonaro-e-michelle/

(Eduardo Moreira e as Americanas): https://youtu.be/qXIXZzBR_q4

 

1 – Não há dúvidas que a ascensão social do tenente Jair Messias Bolsonaro impressiona. De mero faiscador (catador de faíscas de ouro na ganga das minas) nas horas de folga do Exército, ele passou a negociar joias e pedras preciosas de altíssimo valor!

2 –  Eu fico me perguntando, às vezes, como deputados demonstram um desconhecimento  de  certas realidades, coisas tão simples do país.  Ou será que eles apenas se recusam a acreditar que determinadas realizações de Lula realmente atendem os brasileiros?

– José Rainha foi um sem terra que, através das lutas no MST – de onde se afastou posteriormente – tornou-se um pequeno produtor rural, possibilitando que sua filha estudasse Medicina. O deputado acha isto impossível… ainda vive no século passado!

3 – A sabedoria popular é infalível! Ela diz que o pior cego é o que não quer ver… e a presença ou omissão dos generais de farda na tentativa de golpe só permanece obscura pra estes piores cegos. Os acampamentos permitidos, a complacência/colaboração na invasão do Planalto…

-…a manutenção de milicos do general Heleno no GSI do governo Lula e as informações das viagens do presidente Lula ao tenente coronel Mauro Cid não foram falhas de segurança… foram ações deliberadas no sentido do golpe. E não vão parar enquanto um milico não for preso.

4 – Mesmo considerando que uma escola cívico-militar prepara seus alunos pra obediência sem contestações, que é necessária em forças armadas que podem enfrentar guerras, a forma do aluno mostrar obediência ao seu “superior” nesta escola é ridícula.

– Soldados assim não enfrentam inimigos… no máximo pintam meios-fios!

5 – Quem acompanha política sabe que as CPI’s tem seu lado espetaculoso, vez que é interessante pros parlamentares que as compõe aparecerem pra seus eleitores como estrelas de um espetáculo. Mas eu gosto de CPI’s porque elas têm o direito de requisitar documentos.

– E num país burocratizado como o Brasil, toda e qualquer ação movida por um funcionário do Estado vira documento carimbado e arquivado. Ou seja: o depoente pode, legalmente, ficar calado, mas os documentos falam por ele.

6 –  Sobre o post anterior: o padrão não muda… não importa se é deputado ou ministro ou diretor de entidade estatal. O nível de inteligência dos bolsonaristas é raso, o que os leva a usar uma indignação  fingida pra rebater acusações graves e factuais sobre seu ídolo. Não cola mais!

– Os peões já caíram e, um a um, os bispos, os cavalos e as torres vão caindo. O rei e a rainha cairão juntos?

7 – O Brasil tem 30 partidos políticos registrados no TSE, sendo que o total de filiados de 05 deles equivale a 3% do nº de filiados do maior deles, o MDB. É de se perguntar, pois, para que tantos partidos? Ou, mais objetivamente, porque a legislação eleitoral…

-… é tão condescendente  nesta área? A resposta é óbvia: quem mantém os partidos são os fundos partidários e eleitorais (ou seja: eu, você, nós!) e participar da direção de partidos no Brasil é mamão com açúcar, né mesmo Waldemar?

8 – Anderson Torres foi enfático em seus depoimentos na CPMI e na CPI/DF do Golpe: o documento encontrado na casa dele era apócrifo e aberração jurídica e cujo destino era o lixo. Mas La Zambelita acreditava nele. Deve ter sido por isso que ele levou-o pra casa. Quem sabe, né?

9 – Num país onde a hipocrisia é encarada como algo natural na política – um deputado xinga a mãe do outro no plenário e depois vão tomar cafezinho juntos – a legislação eleitoral não vale po..a* nenhuma. Exemplo: pra evitar privilégios, foi proibido o financiamento por empresas.

– Mas o empresário pode financiar seu candidato… Daí a Localiza financia o Zema e a Pay Brockers financia o Ratinho e, eleitos os dois, a 1ª recebe isenções fiscais de Minas e a 2ª assina contrato de R$167 milhões com o Paraná. E os parlamentares querem aumentar o fundo eleitoral!!!

10 – Em minha já distante juventude, quando comecei a entrar em choque com Deus, não havia a proliferação de falsos mensageiros evangélicos, parados nas esquinas com suas bíblias sebosas no sovaco, a vociferar os terríveis castigos que os humanos mereciam.

– Havia padres, não tão vociferantes, mas que também nos ameaçavam com um inferno dantesco. E eu me perguntava então, como pergunto ainda hoje: onde foi parar Cristo? Onde é que o amor, a compreensão, o perdão entram nesta história?

11 – É impressionante como em qualquer indício de corrupção do governo do ex-mitô tem envolvimento de pastores evangélicos. Nas primeiras denúncias contra o Silvinei Vasquez, o ex-DG da PRF, já se falava dos cultos e cursos evangélicos pros policiais rodoviários…

-…e, agora, fica-se sabendo que suas viaturas foram usadas pra arrecadar, transportar e entregar nacionalmente bíblias e livros “de cunho religioso, proselitista ou devocional” para unidades e postos da PRF em todo o país. Ordens de dona Michelle? Compra de votos?

12  – As classes mais abastadas e as pessoas de bem não gostam disto, as chamadas políticas sociais. Acham que o Estado desperdiça recursos com gente que não teve competência pra se sustentar e crescer, aliás uns 80% da população brasileira. “Vão trabalhar, vagabundos”, gritam!

– Óbvio que não reclamam quando o Estado dá isenções fiscais pras suas empresas ou a Receita isenta os pagamentos com saúde e educação dos filhos. Acham pouco até  porque o Brasil já cobra impostos demais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *