Meus pitacos quase diários (08 e 09/08/2023)

Que me xinguem analistas e comentaristas, mas conhecimento é fundamental!

Luiz Carlos da Rocha: “(Zema) é daqueles preconceituosos equivocados que acham que o Sudeste e Sul são prejudicados pelas políticas públicas para acabar com as desigualdades regionais (…)

 

Que São Paulo não seria o que é se não tivesse se apropriado do orçamento da União ao longo de décadas para se industrializar, concentrar conhecimento, universidades, pesquisa e, com isso, atrair o capital (…)

Quem diria? ainda se faz Jornalismo no Brasil: leituras (e vídeos) que acho importantes

https://www.blogdomoisesmendes.com.br/o-jornalista-preferido-dos-fascistas/

(Guilherme Estrela): https://youtu.be/zrXXCYTFUQY

 

1 – A entrevista do “pai do pré-sal” (no 1° post) é longa, mas precisa ser vista pelo maior número de pessoas possível. A grande imprensa, sustentada pelas petrolíferas e multinacionais, sempre fez campanha pela privatização da Petrobras e, por isso, faz o jogo da elite, claro!

– E distorce seus objetivos fundamentais de ser mola propulsora do desenvolvimento nacional.

 

2 – Eu sei! Tudo é política e marketing… Mas que diferença brutal, não é mesm…?

 

3 – É óbvio que com os parlamentares que nós temos será impossível criar leis que restringissem mais quem apoiasse golpes contra a democracia, mas acho que deveríamos tentar. Imprescindível, por exemplo, seria proibir candidatos ao Parlamento que apóiem a ditadura.

– Que justificativa pode existir para um sujeito ser eleito democraticamente se ele defende a supressão de direitos dos cidadãos, o fechamento do Parlamento, um país governado por um ditador?

4 – Flávio Dino é um mestre na arte do debate, algo essencial na democracia que os bolsonaristas não conseguem entender, tanto que pararam de convidá-lo para depoimentos e explicações no Parlamento: estavam virando motivo de galhofa. Nesta entrevista à GloboNews…

-…ele foi didático ao, sem mencioná-la, justificar a Lei de Talião. E nenhum jornalista foi capaz de confrontá-lo por ser favorável, em última análise, ao olho por olho, dente por dente!

5 – Após a avalanche de críticas que recebeu pela recusa em aceitar os livros didáticos fornecidos gratuitamente pelo MEC, São Paulo recuou e disse que iria imprimir e distribuir seus próprios livros escolares e que recusou os do MEC por que eles não podem ser riscados.

– As editoras de livros didáticos estão soltando rojões: o Estado vai dispender bilhões pra comprá-los todos os anos…

6 –  Há uma realidade incontestável pros jovens de hoje: ler livros tornou-se coisa de velho, como tevê aberta, orelhão, embreagem… E o passado não é algo interessante pra ser pesquisado nem no Google. Viver no presente é o que importa… vez que o futuro está logo ali, no dia seguinte.

– É um erro, na opinião deste velho. Conhecendo o passado, o presente não elegeria um Parlamento com o nível que o Brasil tem hoje. E a democracia teria alguma chance de se impor!

7 – A esta altura, o André Fernandes, deputado bolsonarista que protocolou a criação da CPI do Golpe, deve estar pedindo proteção à PF. Os documentos entregues à Comissão vão apertando o cerco ao ex-casal presidencial e, logo, não haverá Aras ou Lindôra pra segurar as pontas na PGR.

– Papuda ou Bangu? Pra onde os ex irão?

8 – A frase dita pelo Nikolas Ferreira foi um ato falho ou uma declaração sincera de seu verdadeiro eu?  Ou, quem sabe?, pode ser o consumo exagerado de algo que ativa a dopamina? O fato é que a frase “Se eu estou afim de sair e dar pra 10 caras, eu faço isto!”  é constrangedora!

– O apelido Nicole e a peruca loura usada pra discursar no púlpito da Câmara passam a ter sentido…

9 – Uma das birras da classe média do petismo é a persistência de seus governos em garantir políticas públicas pra atender os mais necessitados do país. Diz ela que paga imposto demais pra sustentar vagabundo! Ela paga muito imposto realmente, mas porque a classe rica não paga!

10 – O nobre deputado de Mato Grosso, do PL/MT, é, me parece, um representante à altura do atual parlamento brasileiro. Não defende idéias, já que não deve tê-las, não propõe projetos, já que não deve tê-los, mas deve representar bem o gado que o elegeu pra Câmara.

– O Parlamento brasileiro sempre teve um número razoável de figuras do baixo clero, que eram mantidas lá embaixo por lideranças conscientes de seus deveres como representantes do povo. A eleição do ex-mitô mudou isto: o pior da sociedade assumiu as lideranças.

11 – Dias Gomes, através de Odorico Paraguaçu, dizia que “a ignorância atravanca o progresso!” Fosse passada hoje e o personagem principal de O Bem Amado provavelmente diria que “a religião atravanca o progresso!” Pois em tempos de neopentecostalismo…

-…empoderado na política, o Estado deixa de ser laico e pastores eleitos passam a trocar apoios ao governo por políticas de saúde, educação e cultura que obedeçam seus princípios religiosos, mesmo que estes princípios prejudiquem a população.

12 – A equação é simples: o secretário de Educação de São Paulo é acionista de uma empresa que vendeu milhares de tablets pra secretaria. Aí o governador diz que São Paulo não receberá – porque não precisa – os livros didáticos ofertados de graça pelo MEC.

– E não precisa porque os alunos das escolas públicas estudarão via Internet. Ele não disse, mas sabe, que vai precisar comprar mais outros milhares de tablets pra todas as escolas. E quem mesmo que vai fornecer? Como 2 + 2 não são 5!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *