Meus pitacos quase diários (13 e 14/07/2023)

Que me xinguem analistas e comentaristas, mas conhecimento é fundamental!

Victor Hugo: “Quando a ouviam falar, diziam: “É um policial”; Quando a viam beber, comentavam: “É um carroceiro”; Quando a viam dar ordens a Cosette, garantiam: “É um carrasco”.

Quem diria? ainda se faz Jornalismo no Brasil: leituras (e vídeos) que acho importantes

https://jornalggn.com.br/operacao-lava-jato/spoofing-a-dobradinha-com-a-imprensa-amiga-para-pressionar-empresa/

https://www.diariodocentrodomundo.com.br/a-escolinha-do-professor-sergio-moro-e-o-bando-de-pistoleiros-por-moises-mendes/

 

1 – Quase 06 anos depois, o TCU comprova que não havia irregularidades na UFSC, que levaram uma delegada da PF, com permissão de uma juíza, a instaurarem um processo e prenderem, humilharem e proibirem o então reitor Cancelier de entrar na Universidade… e se suicidar.

– O lavajatismo provocou este tipo de situação, incluindo a prisão sem provas de Lula. Mas os responsáveis diretos pelas distorções da lei continuam livres, leves e soltos e com seus salários sendo pagos por nós. Mas agora habemos ministro da Justiça!

2 – São três as posturas dos bolsonaristas na CPMI: uma, dos evangélicos, acusa a Justiça por aquilo que é a ambição deles: exercer o poder absoluto, em nome de um Deus autoritário e vingativo; dois, dos patriotas, pela injustiça de se acusar um brilhante oficial do glorioso Exército…

-…de participar de um golpe contra a democracia, exatamente porque não houve tentantiva de golpe e sim a justa “revolta” de gente simples contra eleições fraudadas pelo TSE, que recolocou a esquerda comunista e pagã no Planalto; e três, dos palhaços…

-..como o deputado Abílio Brunini, do PL/MT, que passa o tempo todo perturbando a sessão, com atitudes indecorosas e típicas apenas do esgoto de onde ele saiu.

3 – Isto a gente já sabia. O que precisava ser investigado – e não foi – é se os Bolsonaro se aproveitaram de sua insanidade pra forjar o atentado. O que explicaria o ex-mitô não ter recorrido da decisão inicial de tornar Bispo inimputável e, depois, insistir que a esquerda era  a responsável.

4 – Como eu escrevi antes: olhos abertos pros futuros passos da reforma tributária. Os deputados do PSOL que se abstiveram de votar fizeram a coisa certa. Não negaram a reforma, mas alertam a população pros riscos da euforia exagerada.

– Movimentos sociais e progressistas precisam ficar atentos pra que não se repita o que dizia Lampedusa, autor de O Leopardo: “tudo deve mudar para que tudo fique como está.”

5 – Sinceramente, não sei o que é mais triste: a fome de riqueza do pastor ou a credulidade de suas ovelhas. Será que eles acreditavam mesmo que os dízimos que davam ao pastor era alguma obra social mantida pela igreja? E que o enriquecimento do pastor era uma benção de Deus?

– E confiando e seguindo o pastor, quem sabe?, Deus poderia olhar pra eles e também abençoá-los?

6 –  A liberdade de expressão é algo muito particular pros bolsonaristas. Ela é essencial para que eles possam pedir o Exército nas ruas ou para incentivar o gado a invadir e depredar prédios públicos… mas é motivo de cassação de deputado que discursa contra eles.

– A Assembleia Legislativa do Paraná já tentou uma vez, mas o ato foi anulado pelo TSE. E está tentando de novo, pois o discurso do deputado Renato Freitas, na cara deles, está escancarando o fascismo de Suas Excelências.

7 – Comissão de Direitos Humanos do Senado encaminha pedido a Lula para acabar com pensão de filhas solteiras de militares falecidos. Fazem muito bem! Deve ser muito triste pra estas jovens terem que casar e criar filhos escondidos só pra receber pensão do Estado…

– Deviam aproveitar esta decisão humanitária e pedir, também, pro Lula acabar com alguns penduricalhos acrescidos aos seus salários, como auxílio-correspondência, auxílio-combustível e 14° salário. Pelo menos…

8 – Quem assiste filmes e séries policiais está acostumado a ver os policiais usarem informantes infiltrados pra conseguir provas contra os investigados. Sérgio Moro, um juiz, fez a diferença neste aspecto também: ele é que infiltrou um denunciado pra obter possíveis provas.

– Não é isto que estabelece a legislação relativa à denúncia premiada. Basicamente porque se os policiais ou, neste caso o juiz, for parcial, ele conduz a denúncia de acordo com seus interesses… E Moro é, comprovadamente, parcial! Tic TAC tic TAC tic TAC…

9 – Apesar de já estarem substituindo a imprensa em geral como fonte de informações da população, a maioria dos comunicadores e influenciadores das redes sociais não têm estrutura pra apurar e produzir notícias. Ou seja, a grande fonte deles continua sendo a imprensa.

– E a grande imprensa, como sempre, tem lado. No caso da reforma tributária, este lado era pela sua aprovação. Por isso, os vitoriosos da pesquisa Quaest  nas redes sociais foram exatamente, os que mais apareceram a favor ou contra ela. Simples assim.

10 – Que os políticos façam fila no Palácio do Planalto pra serem recebidos por Lula é compreensível. Afinal, o STF proibiu o Orçamento Secreto, e a governança do Brasil é bem centralizada no Executivo. Já a Mídia fazer a mesma coisa deveria ser inadmissível.

– Imprensa devia ser sinônimo de credibilidade, imparcialidade e ética. Nenhum veículo possui qualquer destas coisas se puxa o saco do governo, de qualquer governo, pra obter publicidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *