Meus pitacos quase diários (11 e 12/07/2023)

Que me xinguem analistas e comentaristas, mas conhecimento é fundamental!

Jessé Souza: “Os trabalhadores, em sua esmagadora maioria, precisam começar a trabalhar cedo e estudam em escolas públicas de baixa qualidade.

Eles compensam a falta do capital cultural e econômico com esforço pessoal, dupla jornada e aceitação de todo tipo de superexploração da mão de obra.”

Quem diria? ainda se faz Jornalismo no Brasil: leituras (e vídeos) que acho importantes

https://www.brasil247.com/blog/exclusivo-moro-comeca-a-ser-investigado-e-toffoli-da-30-dias-de-prazo-para-pf-ouvir-tony-garcia

https://jornalggn.com.br/debate/a-curiosa-discussao-do-relativismo-da-democracia-por-luis-nassif/

 

1 – Realmente, é tudo uma questão econômica… O governo libera bilhões de emendas dos parlamentares em um único dia e todos – os beneficiários diretos, governadores, grande imprensa – tornam-se favoráveis à reforma tributária desde criancinhas. O povo? Quem?

2 – Seguidores me questionam sobre minha evidente e manifesta birra contra Malafaias, Felicianos, Macedos et caterva. Acho que Caio Fábio, pastor presbiteriano e psiquiatra esclarece bem minha postura. E ele nem falou da ambição política dos pastores neopentecostais.

            – Como dizia Brizola: “Se os evangélicos entrarem na política, o Brasil irá para o fundo do poço. O país retrocederá vergonhosamente e matarão em nome de Deus.” Eles entraram!

3 – A única coisa que vazou do depoimento de 04 horas à PF do coronel Mauro Cid até agora foi isto aí: ele não acreditava num golpe, mesmo sendo o intermediário entre seu chefe e os que queriam o golpe. Se o seu depoimento não vazar ou for liberado pela Justiça…

-…o gado ficará com a impressão que ele não acreditava no golpe porque sabia que seu chefe é um cagão… broxável ao primeiro sinal de perigo!

4 – Há anos assisti um filme policial que me marcou muito – No ano de 2020 – basicamente por mostrar a eutanásia como uma política pública. Eu me perguntava então: o que impede uma pessoa com uma doença terminal e sem qualquer perspectiva de viver, ter a morte consentida?

– A legislação, diziam. Mas a legislação pode ser alterada, retrucava eu. Mas a vontade de Deus não! Então, só Ele podia dispor da vida e autorizar a morte? Deus tornou-se inidônneo  pra mim desde então. Só porque Ele mandou filho morrer, Ele pode dispor de nossas vidas também?

5 – Como é dura a vida de um deputado, né mesm…? Principalmente se originário da Polícia Militar, onde passou anos comendo o rango básico fornecido pelo Estado. Pois o coronel Telhada está descontando o tempo de vacas magras, às nossas custas, claro!

Em 05 meses, ele gastou mais de R$1,5 mil/mês em restaurantes e padarias, mais que um beneficiário do Bolsa-Família recebe por mês. Mas nada de arroz e feijão… as notas ressarcidas pela Câmara eram de Rodízio de sushi, fondue, carpaccio de abobrinha e salmão defumado…

6 –  As diferenças são óbvias. O príncipe dos sociólogos se preocupava em privatizar a educação, o milico formado pela AMAN queria armar o povo e o operário retirante sem diploma de curso superior se preocupou e se preocupa em implantar universidades pelo país.

– A retomada da implantação da Universidade Latino Americana é um novo recomeço. Mas a elite não gosta disto. Por isso, o Estadão já está lançando o governador de São Paulo pra Presidência.E Dudu 03 quer armas pro povo e diz que professor pode ser pior que traficante!

7 – Nikolas Ferreira gosta de aparecer e, para isto, já transformou o púlpito da Câmara em picadeiro ao escancarar sua homofobia com uma peruca loura. Agora, mais contido, posou com um cartaz de derrotado na votação da reforma tributária.

– Me permito, pois, dar-lhe um conselho: tranforme o cartaz num painel como aqueles que ambulantes de São Paulo penduram no pescoço pra anunciar seus produtos. É mais prático, vez que ele terá que usá-lo muitas e muitas vezes… E lhe garante o picadeiro!

8 – Eu vivo escrevendo aqui que a conscientização política é fundamental pro Brasil desenvolver-se como Nação. Sem isto, a democracia não evolui e continuará mambembe, dominada pela elite que, por sua vez, domina os chamados “representantes” do povo.

– Pra quem não sabe, Felipe Neto era politicamente analfabeto quando se tornou um influenciador de milhares de jovens. Ele próprio reconheceu e confessou isto em suas redes. Pra quem o segue desde então, a diferença é brutal!

9 – É óbvio que há uma estratégia por trás disto… mas o foco principal na atuação do governador de São Paulo é a tentativa desesperada da grande imprensa em impulsionar um possível candidato de direita pra enfrentar Lula (ou Haddad) em 2026.

– A Mídia centrou os holofotes em Tarcísio, escanteando outros possíveis nomes (alguém ouvir falar de Zema nas negociações?). A “estratégia brilhante” na realidade é a mesma utilizada pra transformar um governador medíocre em caçador de marajás e ser eleito presidente.

10 – Minha turma de grupo escolar tinha um preto, de classe média. Minha turma de ginásio, num colégio público, não tinha pretos. Minha turma de faculdade pública, tinha uma preta, de classe média também. Desde que tomei consciência da desigualdade social brasileira…

-…há 60 anos, brigo da maneira que sei, pra mudar esta situação.

– Havia esperança em 1983, mas morreu logo, retornando em 2002 e foi se realizando nos anos seguintes até ser golpeada em 2016. Resuurgiu agora e, em 06 meses, se torna uma alcançável de novo. Que não seja interrompida mais… por golpes militares, políticos ou constitucionais.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *