Meus pitacos quase diários (17 e 18/02/2023)

Que me xinguem os bolsotários (e como xingam!), mas cultura é fundamental!

Luiz Flávio Gomes: “As agências reguladoras funcionam muito bem! Em favor de quem?”

 

Ainda se faz Jornalismo no Brasil: leituras (e vídeos) que acho importantes

https://www.diariodocentrodomundo.com.br/campos-neto-e-as-travas-contra-o-desenvolvimentismo-por-j-carlos-de-assis/

https://www.diariodocentrodomundo.com.br/questao-de-vida-ou-morte-por-paulo-nogueira-batista-junior/

 

1 – É notório o fato de que os barões da Mídia são liberais e privatistas. E defendem os órgãos de Estado, como Banco Central e agências reguladoras com o argumento de que eles não teriam interferência política ou econômica, apesar mesmo sabendo que ela acontece no Brasil.

– Existe, por exemplo, uma agência reguladora dos planos de saúde. O que ela faz, realmente? Fiscaliza os planos? Protege os beneficiários dos planos? Regula os preços dos planos?

2 – Em 1975, com Geisel no poder, o Brasil grande ainda era a política da ditadura. Mais preparado que Médici, o general voltou-se para a energia (usina nuclear) e o agro. Vim pra Brasília então, como assessor de comunicação da estatal que geria armazéns e entrepostos públicos.

– A produção agropecuária se expandia e o Brasil precisava de armazéns para uma política consistente de estoques reguladores. Nos 15 anos seguintes, eu rodei o Brasil todo, divulgando a construção e a inauguração de armazéns e a formação dos estoques.

– Em 1990, com Collor, criou-se a CONAB e a política de estoques reguladores públicos foi minguando, por pressão de armazenadores privados e multinacionais. Com o ex-mitô acabou de vez. 33 milhões de brasileiros passando fome tem a ver com isto também.

 

3 – Geralmente, um governo de esquerda é acusado de inflacionário porque gasta muito, não dá confiança pro controle fiscal, o que descontrola a inflação, que afeta as classes mais pobres. Mas os empresários brasileiros sabem como resolver tais problemas.

– Eles gostam de juros altos, pois em vez de investir na produção, aplicam dinheiro no mercado… e mascaram a inflação em seus produtos mantendo os preços, mas diminuindo as embalagens e a quantidade deles. O governo devia fazer o mesmo:

– Implantar hospitais, escolas e delegacias de meio expediente, atender menos doentes e alunos, prender menos gente e aplicar o dinheiro economizado na Bolsa. Desenvolvimento na veia, pois não?

4 – Não há dúvidas que a criação do PIX facilitou a vida de milhares de brasileiros, prestadores de serviços, ambulantes e “empreendedores” que não tinham condições de abrir conta nos bancos. Mas, doutro lado, os bancos ganharam um enorme contingente de novos correntistas…

– E tais bancos cobram taxas pra manter tais contas e fazer outras transações bancárias encantadoramente ofertadas para eles. Agora, facilitar a vida de um garoto que vendia docinho num restaurante é mentira, carái! Presidente de Banco Central só vai a restaurante chique…

-… e restaurante chique não permite entrada de meninos pobres vendendo qualquer coisa pra seus clientes. Mas, presumindo que ele foi  abordado quando saia, ficou emocionado porque? Porque descobriu que tem milhares de crianças pobres vendendo qualquer coisa nas ruas?

5 – Isto que é uma igreja pra lá de porreta! Colorido, um dos chefes do Primeiro Comando da Capital, os bandidões paulistas, é acusado de gastar R$23 milhões arrecadados com o tráfico de drogas, parte dos quais foi gasto com compra de imóveis, fazendas e gado.

– Outra parte ele usou para abrir 07 igrejas evangélicas no Rio Grande do Norte e em São Paulo. Seu irmão e braço direito, não por acaso, é conhecido como Pastor Júnior. Uma dúvida não informada pelo MP/SP: as igrejas são filiadas a qual bispo?

6 – Eu sei que é legítima a manutenção de servidores públicos para assessorar e dar segurança a ex-presidentes da República. Mas acho que devia haver limites nesta bondade das leis brasileiras. Afinal, o ex-mitô está descansando há 48 dias (e tentando fugir da Justiça) na Flórida.

– E, como é acompanhado por assessores e seguranças, eu, você, nós pagamos a conta. Até agora, já arcamos com R$938,5 mil. Imagine em quanto já estaria se Michelle continuasse por lá fazendo suas comprinhas?

7 – Em live de outubro/2021, ajudado pelo seu coronel preferido, o ex-mitô foi contundente: associou, sem provas, a vacinação contra a covid com AIDS. Foi mais longe: disse que o uso de máscaras em 1918/19, tinha causado mais mortes do que o vírus da gripe espanhola.

– Milhares de pessoas assistiram e disseminaram o vídeo e não tomaram vacina nem usaram máscaras. Mas Lindôra Araújo não viu qualquer incitação à prática de crime por parte do ex-mitô e pediu o arquivamento da ação. Sua lealdade é inquestionável! Sua cumplicidade também!

8 – No ano que nasci, a Universidade de Harvard iniciou um estudo sobre a saúde humana. 75 anos depois, o resultado: a falta de amigos reduz o tempo de vida e provoca uma série de doenças. Está aí uma boa desculpa pra ir pro barzinho toda sexta feira!

9 – Lula diz que não interessa brigar com o presidente do Banco Central, mas quer leva-lo pra conhecer o verdadeiro Brasil. Que é um país miserável, sem emprego e esfomeado que Campos Neto, um neto e filho da elite, desconhece. Não sei se vai mudar alguma coisa…

-…mas…mas Lula precisa ir prevenido. Campos Neto emocionou-se ao ver um garoto pobre vendendo docinhos na porta do restaurante em que ele almoçou. Será preciso levar um lençol pra ele enxugar o choro copioso que o acometerá ao ver este verdadeiro Brasil…

10 – Extrapolando o resultado dos estudos da Harvard sobre a saúde humana: a solidão mata! O que talvez explique porque as redes sociais são tão essenciais pros seres humanos hoje… Não importa que sejam fake news ou mensagens divinas, as pessoas querem estar próximas!

– Minha dúvida: será que esta proximidade através de um celular, sem olho no olho, sem toque de mãos, sem sussurro no ouvido faz bem à saúde?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *