Meus pitacos quase diários (15 e 16/02/2023)

Que me xinguem os bolsotários (e como xingam!), mas cultura é fundamental!

Pablo Neruda: “Poderão cortar todas as flores, mas não poderão deter a primavera.”

 

Ainda se faz Jornalismo no Brasil: leituras (e vídeos) que acho importantes

https://youtu.be/n-abo_Yv59A

 

1 – Como já escrevi, há enorme vantagem em ser funcionário público no Brasil. Comemorando seu aniversário em casa, um petista foi assassinado por um bolsonarista em Foz do Iguaçu. Que foi preso e está sendo julgado pelo crime. Era guarda penitenciário, mas não estava de serviço.

– Daí, a Justiça do Paraná determinou que os filhos menores do assassinado tinham que receber pensão… mas não será o assassino que irá pagá-la! A União – eu, você, nós – é que o faremos, vez que a arma usada no crime é de propriedade da União….

– A arma é culpada… e nós pagamos por isto!

2 – Durante anos o mundo conviveu com a fantasia dos seres extraterrestres – fosse o terror radiofônico de Orson Welles, fosse a enternecedora passagem do ET de Spielberg. E com os segredos de seres que podiam ser de outras galáxias que aqui pousavam e até construíram as pirâmides…

– De repente, Estados Unidos, Canadá e até China avistam OVNIs em seus céus… e os derrubam sem qualquer contemplação. E se for uma civilização avançada tentando fazer contato de qualquer grau? Não seria melhor tentar o contato primeiro e atirar depois?

– Ou é tudo um jogo de cena pra justificar mais dinheiro pra produção de armas?

3 – Normalmente, nos casamentos entre filhos da classe média alta, os pais da noiva bancam o casório: trajes de ocasião, igreja, recepção e, às vezes, até os padrinhos são bancados. No caso dos Bolsonaros não foi bem assim: havia o cartão corporativo…

– E como ele tinha fundos ilimitados, pagaram até passagens e hospedagem dos parentes de fora. Foi uma festança!

4 – É o fim de uma jornada inglória? Ou a otária persistência de quem ainda crê no ex-mito e suas promessas de um país governado pelos milicos sob seu comando? Ainda os há… marchando com Deus, pela Pátria e pela Família. Eles não querem perder o único objetivo que ainda têm na vida…

5 – A manchete principal d’O Globo diz uma coisa, Vera Magalhães, no mesm’O Globo diz outra. O fato é que o Banco Central pretende manter os juros mais altos do mundo pra que, ao final do ano, a SELIC baixe dos atuais 13,75 pra 12,75%, que continuará sendo a mais alta do mundo.

– Segundo nossos economistas liberais – corroborados por analistas econômicos – juros altos baixarão a inflação pra 5,79% . Gravem estes percentuais… e anotem as desculpas quando juros e inflação continuarem altas em dezembro. Ninguém pedirá desculpas, não é mesm…?

6 – Para convencer o povo que o nazismo era a salvação da Alemanha após a derrota na 1ª Guerra Mundial, Hitler criou um inimigo fácil de ser odiado, os judeus. Eles eram abastados e não passavam as dificuldades vividas pela população empobrecida e sem esperanças.

– Após a ascensão do nazismo, dois graúdos da cúpula criaram, então, a Solução Final, a política de genocídio contra “povos inferiores”, homossexuais, deficientes e, principalmente, judeus. Paulo Kogos, um influencer bolsonarista, deu, agora, um nome mais palatável à mesma política: desumanizar.

7 – Nada como ter cartão corporativo do governo e ser candidato a qualquer coisa. – Tenho que fazer um comício em Uruguaiana, tchê! – O transporte é por conta do governo, chefe! – Tenho que pagar um churrasco pros coronéis de Santa Maria, bah! – Deixa comigo, chefe!

– Já reservei a churrascaria pra 20 pessoas, general. Peça pro seu ordenança passar o cartão corporativo depois do jantar, táokey? Quem diria? O ex-mitô conseguiu desmoralizar os milicos até no quesito probidade!

8 – A figura é conhecida por Popó Bolsonaro e estava preso na Papuda pela invasão do Congresso dia 08/01. Como se vê, é um lídimo patriota, defensor de Deus, Pátria e Família que considera a revolução popular como única forma de manter o país democrático.

– Gozado isto! Eu pensava que quem pregava revolução popular eram os comunistas. Me enganei!

9 – Não é apenas o ex-mitô que está sob risco de ser preso por suas maracutaias, falas e atitudes golpistas… O cerco vai se fechando sobre 01 e 02 também e, no caso do Carluxo, a acusação de envolvimento na morte de Marielle não deve demorar.

– Os novos delegados nomeados pra Superintendência do Rio e pra Diretoria de Combate à Corrupção foram “encostados”pelo ex-mitô exatamente porque estavam chegando perto dos podres da famiglia.  Agora, chegam…

10 – Em 1973, os militares deram um golpe no Chile e implantaram uma ditadura que matou milhares de chilenos. O mote era acabar com o comunismo de Allende, o presidente socialista eleito pelo voto popular. 12 dias depois, Pablo Neruda morreu de câncer na próstata, alegou a ditadura.

– Maior poeta chileno, ganhador do Nobel de Literatura, Neruda não era benquisto pelos milicos. Ontem, 50 anos depois, a causa real de sua morte foi anunciada: ele foi envenenado por uma bactéria convenientemente injetada em seu organismo. Ditaduras não perdoam, certo?

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *