Meus pitacos quase diários (11 e 12/02/2023)

Que me xinguem os bolsotários (e como xingam!), mas cultura é fundamental!

Lula (em 2002): “O partido está maduro, sabe se deve ganhar ou se deve marcar posição. Sabe se deve ou não fazer aliança. Agora, eu não estou disposto a perder uma quarta eleição.”

 

Ainda se faz Jornalismo no Brasil: leituras (e vídeos) que acho importantes

https://youtu.be/urLPkw-mNqM

 

1 – Lula e sindicalistas, Zé Dirceu e intelectuais que combatiam a ditadura, católicos das Comunidades Eclesiais de Base, políticos da esquerda em geral fundaram o Partido dos Trabalhadores em 1980. Para ser o real partido de oposição. E era mesmo!

– Radicais, os petistas que trabalhavam na estatal em que eu era assessor de Imprensa,  não contemporizavam, não debatiam, não negociavam… ou se fazia como eles queriam ou não se fazia nada. Tivemos muitas brigas então. Com algumas inimizades até.

– Depois, com a ascensão ao poder, tornaram-se menos radicais. E trabalhamos juntos contra vários dirigentes ineptos ou/e corruptos já nos tempos redemocratizados. Há algum outro partido brasileiro com 43 anos de existência? Aplausos ao PT, pois!

2 – Bastou o Lula criticar o Banco Central pras maracutaias com títulos públicos começarem a aparecer e a Justiça a agir. Gilmar Mendes acaba de intimar o Banco Central e a Agência Nacional de Mineração (que são entidades do Estado, lembram-se?) a esclarecer ação delituosa com ouro.

– A história é a seguinte: é possível que distribuidoras de valores mobiliários andaram comprando ouro de garimpo ilegal alegando boa fé, ou seja, sem verificar a procedência do ouro. Sem qualquer fiscalização da Agência ou qualquer controle da autoridade monetária…

3 – Até o ano passado, Arthur Lira era, pra Mídia, o capeta do Centrão que impôs e controlava o Orçamento Secreto, fonte da corrupção deslavada do Parlamento. Agora, é o herói da democracia, que não aceita qualquer ingerência do governo na autonomia do Banco Central…

– A grande imprensa tem lado… o dos seus anunciantes!

4 – Jornalista tem direito de ter lado? Tendo lado, ele pode ser imparcial? Reinaldo Azevedo foi um crítico feroz do PT e de Lula em tempos passados. Petralha foi criado por ele. E tornou-se um crítico feroz do ex-mito em tempos recentes. Pode ser considerado um cara parcial ou não?

– Quem pode e deve julgar isto são seus leitores ou ouvintes. Ou não?

5 – Qual o significado do verbo subestimar? Não dar importância, desdenhar, calcular mal, para baixo… Em dezembro último, houve duas tentativas de golpe a partir dos acampados no Forte Apache: a invasão da PF, com queima de ônibus, e a bomba no aeroporto…

– As redes bolsonaristas convocavam apoiadores pra invasão de Brasília pra impedir Lula de subir a rampa… Brasília inteira sabia que alguma coisa ia acontecer! E Ibaneis e sua PM apenas subestimaram os radicais do ex-mitô? Manchete errada: é compactuaram com!

6 – 03 ícones do bolsonarismo, Allan dos Santos, André Valadão e o próprio ex-mitô, convocaram manifestação em Washington pra protestar contra a presença do Lula na Casa Branca. 03 camisas amarelas apareceram. Os demais preferiram protestar no cercadinho de Orlando.

– Brasileiros na Flórida têm muito dinheiro, mas uma viagem pra Washington custa caro!

7 – Renato Feder, um empresário liberal, foi secretário de Educação do Ratinho. Sob protestos do professorado e especialistas, impôs uma linha privatizante pra educação pública do Paraná e de lá saiu pra ser o secretário de Educação paulista, cujo governador deseja a linha privatizante também.

– Uma das matérias introduzidas no 6º ano (crianças de 11 anos) é de Educação Financeira, em que uma das cartilhas (sobre mentalidades) deixa bem claro o sentido discriminatório do ensino público privatizante: vocês, alunos pobres, não têm a menor chance na vida!

8 – Quando você assiste os vídeos dos acampamentos e manifestações bolsonaristas nestes últimos tempos e vê a quantidade de velhos e velhas que berram MitÔ! ou pedem intervenção militar, você percebe que erramos ao achar que a velhice traz sabedoria…

– O que traz sabedoria é o conhecimento… e conhecimento depende da nossa vivência, da nossa vontade de aprender, da nossa sede de cultura. O que explica porque nossa elite quer manter nosso povo na ignorância.

9 – É muito tranquilo ser servidor público no Brasil, seja o presidente da República, seja o guarda da esquina. Se é o presidente e comete um crime indenizável, quem paga a multa é o Tesouro, ou seja, eu, você, nós… Se é o guarda e mata um cidadão inocente…

-…a responsabilidade civil é da União e o pagamento de pensão à família da vítima é da União, ou seja, eu, você, nós…

10 – Burt Bacharach compunha lindas músicas que animavam festinhas e bailes da minha geração, quando ainda se dançava junto, rosto com rosto, corpos apertados, desejos controlados a custo… E de trilhas musicais inesquecíveis, como Butch Cassidy e Sundance Kid.

– Ele morreu esta semana aos  94 anos. O corpo se vai mas o espírito permanece no toca discos lá de casa…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *