Meus pitacos quase diários (27, 28, 29, 30 e 31/08/2022)

Que me xinguem os bolsotários (e como xingam!), mas cultura é fundamental!

Ortega y Gasset: “Podemos pretender ser quanto queiramos; mas não é lícito fingir que somos o que não somos.”

  1. Não tenho nada contra motéis. Para a minha geração, eles foram muito importantes para nós, os jovens. Nossos “velhos” eram muito ciosos da moral e dos costumes e havia limites severos pras liberdades dos namoros. O motel era uma alternativa mais segura que o sofá…

– Me parece, porém, uma hipocrisia alguém que foi eleita pelo padrão bolsonário e que se apresenta como conservadora que defende a família e os bons costumes, ter como origem de seu patrimônio a administração de uma rede de motéis. Mas negócios são negócios… né mesm…?

2 – Nos sombrios tempos da ditadura, não existiam redes sociais e os fatos eram transmitidos ao povo através do filtro da censura dos generais e dos próprios donos de jornais. Mas o Brasil tinha Henfil que, através de seus personagens, indignava-se com a situação.

– Isto é o que falta ao Brasil de hoje: indignação. Se mais gente, nas redes e nas tevês, se mostrasse tão indignado como o Eduardo Moreira, o MitÔ já estaria preso, junto com seus generais de pijama e seus pastores cheios de grana.

3 – O presidente foi preciso: “Fome? Você não vê ninguém pedindo pão na padaria!” Ele está certo. Se fossem pedir na padaria, seriam expulsos… Por isso, vão nas latas de lixos da padaria ou nas carrocerias de caminhões que descartam ossos e pelancas…

4 – Ao contrário dos Malafaias da vida que, como mensageiros de um Deus vingativo, pregam o ódio, ainda há pastores cristãos neste país.  Eu não sei quem é este aí, nem onde ele prega… Mas eis um pastor que pode me representar, mesmo eu sendo agnóstico.

5 – Poder não é uma coisa muito fácil de se lidar, principalmente para quem já o exerce ou gravita em torno dele. Lula significa hoje expectativa de poder, e pessoas que se sentam à sua mesa de candidato se incomodam com quem dá palpite, mas não se senta à mesma mesa.

– Quando esta pessoa, mais do que isto, dorme com ele, o incômodo é maior ainda, especialmente se ela não é um bibelô, uma figura decorativa a enfeitar as reuniões sociais do candidato. Por isto, a frase de Janja após a entrevista de Lula ao JN não agradou muita gente.

– Ela disse: “(Lula) não vai querer jantar, já está satisfeito”. Ironia não é algo fácil de ser entendido, mas é uma prova incontestável da inteligência de quem diz.

6 – Devagar, devagarinho, o Brasil está mudando. Certamente porque as mulheres estão assumindo posições que lhes foram negadas por anos a fio. Pior pra certas figuras que acham que o poder emana da farda ou do título que ele usou para ser eleito deputado.

– Deve ser uma afronta inominável prum coronel da Polícia Militar saber que uma quase menina é tão deputada quanto ele, e não poder usar seus policiais para fazê-la se calar.

7 –   Comprar um picolé com dinheiro em espécie é uma coisa… comprar um imóvel ou um carro com dinheiro em espécie é outra, bem diferente. Ou o cara não confia nos bancos e guarda dinheiro debaixo do colchão ou o dinheiro tem origem ilícita ou precisa ser lavado para ser declarado.

–  Segundo o UOL, quase metade do patrimônio em imóveis dos Bolsonaro foi comprada com dinheiro em espécie. Ou seja: as rachadinhas renderam muito… mas a origem é só delas?

8 – Eu não servi ao Exército – eu era magrelo e míope e o Exército gostava de rapazes encorpados e saudáveis. Mas muitos amigos meus serviram. E me impressionou como eles se tornaram desbocados a partir de então. A cada frase, tinha que haver 02 ou 03 palavrões, pelo menos.

– Os que continuaram meus amigos depois acabaram se adequando à vida fora dos quartéis, claro. Mas os que ainda vivem, mesmo que mentalmente, lá, não conseguem se livrar das estrebarias. Mesmo que alcance a presidência da República…

9 – Num país machista como o Brasil é muito difícil uma mulher ser candidata à presidência da República. Mas, este ano, nós temos duas. Pensei que haveria alguma diferença das disputas tradicionais. Mulheres, mesmo políticas, costumam ser mais honestas e verdadeiras.

– Não está sendo. No 1° debate televisivo, elas foram tão falsas e distantes da realidade brasileira como qualquer político. Promessas vazias e indignações fúteis como as relativas ao orçamento secreto… acreditar quem há de?

10 – Uma juíza do TSE proibiu a veiculação deste vídeo produzido pela CUT, sob alegação de propaganda eleitoral antecipada, o que é proibido pela legislação eleitoral para pessoas jurídicas. Pessoas físicas, porém, podem divulgá-lo. Divulguemo-lo, pois…

11 – O MitÔ sempre foi um menino precavido: tinha um cofrinho onde guardava todas as moedinhas que ganhava, ensinamento que transmitiu aos filhos. Todos têm seus cofrinhos desde meninos. Outro ensinamento de pai pra filhos: investir em imóveis é o mais seguro!

– E, por fim, o ensinamento mais importante: só tire o dinheiro do cofrinho pra comprar imóveis… ninguém precisa saber o tamanho do seu patrimônio, principalmente o Imposto de Renda! Deu certo: a famiglia tem 101 imóveis, 51 comprados na bufunfa ao vivo…

12 – Parte do povo crê nas palavras de seu líder. Assim, uma pessoa têm todo o direito de crer naquilo que lhe apetece… mas um presidente da República não! Antes de c..ar* regras publicamente, ele precisa ouvir especialistas e não apenas o amigo que diz que entende do assunto.

– O MitÔ ouviu só um deputado médico gaúcho e seus amigos interesseiros. E 650 mil brasileiros morreram de covid19. Não serão responsabilizados?

13 – A putaria, está claro, é generalizada. Parlamentares de todos os matizes estão se lambuzando nos milhões do orçamento secreto enquanto enchem o peito pra dizer que estão beneficiando seus currais eleitorais e, na verdade, estão enriquecendo às nossas custas.

– O capi di tutti capi tem nome: Arthur Lira. Este problema, porém, é mais profundo: as putarias são feitas e persistem porque as punições não existem ou são inócuas. Regras judiciais não foram feitas pra atingir barões e baronetes. Viva o Brasil!

14 – Não é nada fácil tomar tal atitude, mas eu acho que é uma das mais evidentes provas do caráter de uma pessoa: confessar o erro cometido. Isto é mais digno de aplauso quando a confissão parte de uma jovem celebridade como Felipe Neto. Bem feito pros bolsonários…

Ainda se faz Jornalismo no Brasil: leituras (e vídeos) que acho importantes

https://www.youtube.com/watch?v=rEhmlWXWKs0

https://noticias.uol.com.br/colunas/reinaldo-azevedo/2022/08/25/nao-sei-se-lula-sera-eleito-mas-entrevista-ja-e-historica-e-digo-por-que.htm

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *