Meus pitacos quase diários (13, 14 e 15/06/2022)

Que me xinguem os bolsotários (e como xingam!), mas cultura é fundamental!

Shakespeare: “Sempre é tempo de peste quando são os loucos que guiam os cegos.”

  1. Quando ia passar férias na terra natal de meus pais, uma pequena cidade do sul de Minas, costumava conversar com meu avô e alguns de seus amigos sobre a cidade. Todos tinham muito orgulho dos filhos de Brazópolis que lutaram contra os paulistas em 32 e os nazistas em 44.

– Um deles tinha ido pra divisa entre Minas e São Paulo, mas nenhum filho  deles foi pra Itália, porém o orgulho era legítimo e se estendia às Forças Armadas, pela defesa da Pátria. Hoje, eu gostaria de saber deles, já mortos, o que achariam dos nossos milicos mudos diante do pedido do MitÔ.

2 – Ao percorrer as redes sociais, a gente percebe que muitas pessoas da classe média baixa ainda mitificam o presidente. Tenho certeza que a maioria delas é conduzida por um pastor neo pentecostal que vocifera contra o comunismo pagão e a destruição da família pelos inimigos do MitÔ.

– Mas há outras pessoas, talvez também evangélicas, talvez também com nível alto de  analfabetismo político, que têm consciência da realidade cruel em que vivem hoje. E que ensinam que “quem sabe faz a hora, não espera acontecer!”

3 – Quando trabalhei num jornal de Beagá, a preocupação do editor era com o título das matérias que iam pra 1ª página. A razão: o povo não lia jornais, só lia as manchetes dos jornais pendurados nas bancas. As bancas de hoje são os portais jornalísticos na Internet…

-…e os editores têm a mesma preocupação. A notícia da última pesquisa pro governo de São Paulo prova isto. Há empate na disputa entre Haddad e Tarcísio é o que induz a manchete… mas se você lê a matéria, na verdade Haddad lidera com folga em qualquer cenário.

– 27 a 17% no 1º cenário, 31 a 17% no 2º, 15 a 4% na pesquisa espontânea e Haddad também ganha em todos os cenários de 2° turno. Chato saber que o jornalismo digital de grandes portais mantém a tradição da grande imprensa…

4 – Entreouvido no cercadinho do Palácio: mulher alourada com sombrinha verde amarela fala pro senhor empinado de cabelo escovinha louro esbranquiçando ao seu lado: “Bem? Ele disse isto mesmo? Que não queria ser presidente… só militar?”

– “Isto é tática militar, minha querida. Nosso Mito está dando um aviso: ele não está sendo um bom presidente porque a Justiça e o Parlamento não deixam, mas se ele mandasse sozinho, só com as gloriosas Forças Armadas, o Brasil estaria entre os primeiros do mundo…”

– “E se ele assumir sozinho… você vai para o Palácio, meu bem?” – perguntou a cônje, esperançosa. O marido sorriu, enigmático…

5 – Mais do que qualquer uma das convicções nefastas do MitÔ, relativas ao meio ambiente, à Amazônia, às populações indígenas e às jornalistas em especial, acho que a razão fundamental dele tratar com absoluta indiferença o desaparecimento de Bruno Pereira e Dom Phillips é esta:

– ele não admite ser confrontado, especialmente por jornalistas. Ele se acha o dono da verdade, de todas as verdades, e deve ter orgasmos ininterruptos quando tem oportunidade de vingar-se de alguém que o confrontou. Espero que, preso, receba tratamento psiquiátrico.

6 – A campanha dos candidatos às eleições é bancada por aqueles bilhões do Orçamento que os parlamentares aprovaram “em nome da democracia” e por contribuições pessoais de barões e baronetes. Aí, o 001 assumiu a tarefa de arrecadar dinheiro pra campanha do MitÔ…

– Será que daqui a alguns anos, nós teremos investigações sobre um tal “Rachadão” durante as eleições de 2022?

7 – Uma das fake News que circulam pelas redes diz que Lula vai alterar a Bíblia. Eu recebi a dita cuja de um barbeiro aqui da região, que está tentando montar sua igreja neo pentecostal. Respondi perguntando-lhe se um “diabo comunista” como Lula podia mudar a Bíblia Sagrada…

– Ele não me respondeu até agora… O problema é que seus fiéis acreditam piamente no pastor, que lhes disse que Satanás é tão poderoso que, através do Lula, pode alterar sim o livro sagrado do Senhor. Aí, eu pergunto: o diabo é mais poderoso que Deus? Eles baixam os olhos só…

8 – Placas tectônicas estão se movendo na Globo? Seu padrão foi imutável durante anos: 1. comentaristas não misturam as bolas, e 2. é terminantemente proibido falar dos milicos, a não ser que seja pra elogiar o profissionalismo e o senso democrático deles.

– Daniel Souza, comentarista econômico do Estúdio i, fala de eleições e desce o cacete na interferência dos milicos nelas. Continuará nas telas? Tcham tcham tcham tcham…

9 – Hoje existem dois tipos de crimes no Brasil: aqueles cometidos pelos bolsonários e aqueles cometidos pelos outros. Estes a Procuradoria Geral da República encaminha para o STF dar seguimento; os primeiros, ela pede pelo arquivamento ou extinção…

– Nós já tivemos um procurador geral mais conhecido por engavetador geral; agora, temos uma Procuradoria que só olha a capa do processo…

10 – No 2° turno de 2018, quase 70% dos eleitores de Brasília votaram no MitÔ . Votos das periferias, da classe média e dos tecno-burocratas, juízes e militares, que são muitos na capital. A periferia, depois dos anos de Roriz, costuma votar em populistas mesmo…

– A classe média foi cevada no anti petismo e a burguesia institucional se acha parelha com baronetes da República e tem horror ao povo ascendendo na escala social. Parece que isto está mudando um pouco, apesar do Paraná Pesquisas indicar que o placar é 41,1 a 32,7% pró MitÔ.

– Verdade que a Paraná assinou contrato de 1,2 milhão pra fazer pesquisas pro (ou pró?) governo, pois seu resultado contraria o que a gente vê cada vez mais em Brasília hoje:

Ainda se faz Jornalismo no Brasil: leituras (e vídeos) que acho importantes

https://www.youtube.com/watch?v=GL7wnt2jD2M

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *