Meus pitacos quase diários (25 e 26/10/2021)

Que me xinguem os bolsotários (e como xingam!), mas cultura é fundamental!

Ditado popular: “A Justiça tarda mas não falha”

                1 – Eu nunca tinha ouvido falar em Pauline Chinziane. Semana passada, quando ela ganhou o Camões, fui atrás. Estou tentando encontrar o principal livro dela, “Niketche – Uma história de poligamia”, uma mulher traída que sai em busca das amantes do marido.

– Enquanto não acho, leio seus poemas, como este: “A vida lhes levou por mil caminhos // Pelos carreiros cheios de espinhos // Levam consigo a vontade de viver e de vencer // Arrastam o estigma colocado sobre uma raça (…)

– (…) “São as vítimas preferidas da polícia // São a maioria da população das prisões // Habitam as favelas mais sombrias // Nas periferias de todas as Américas”. É tão Brasil, não acham não?

2 – Esclareçam-me os evangélicos que acreditam na missão pastoral de seus guias espirituais. Como vocês classificam a atitude deste pastor? Uma confiança íntima e absoluta que o poder de seu Deus faria realmente que ele ressuscitasse como Jesus Cristo?

– E a multidão de fiéis que foi ao locar para ver o milagre acontecer? Continuarão acreditando nas verdades divinas que o pastor pregava? A fé é mais forte que a mentira? Definitivamente, o Brasil profundo precisa de um choque de realidade.

– Ou vão dizer que Deus ressuscita, mas não permitiram que Ele fizesse isto, pois não abriram o caixão do pastor?

3 – Uma advogada baiana foi contaminada pela covid19 duas vezes. Em ambas, o médico a convenceu a se tratar com azitromicina e ivermectina, remédios “receitados” até pelo presidente da República. Ela topou e, agora, está com sequelas: queda de cabelo e perda de memória.

– Daí, está processando o MitÔ, pedindo indenização de meio milhão de reais. Já pensaram se a moda pega?

4 – Eu tive a curiosidade de ouvir o tal áudio vazado do André Esteves que virou coqueluche nas redes. Falou muito ele… dando a perfeita noção de quem são os reais mandatários do Brasil. Isto eu já sabia, mas me incomodou a sutiliza do desprezo dele ao país e seu povo.

– Para ele, o país não está bem nem está mal. E isto se deve ao acordão político que o Brasil sempre teve. Seja Centrão ou Blocão, enquanto os políticos continuarem tendo verbas para mandarem em seus currais, barões e baronetes como ele continuarão ganhando dinheiro sem problemas…

– O povo? Bolsa Família pr’uns tantos, vale lotação pros velhos, absorvente pras mulheres pobres… é o suficiente! O resto, educação, saúde, ascensão social… que se ph..am*!

5 – Falando em barões e baronetes, é preciso a gente ler imprensa séria pra entender porque eles gostam tanto de golpes. A matéria é da BBC News e diz que as dívidas de grandes empresas com os Estados brasileiros atingiu R$ 896,2 bilhões em 2019. E continuam crescentes!

– São impostos, contribuições e multas que deixaram de ser pagos pelas empresas, e que contestam as obrigações na Justiça, alegando “divergências na interpretação da lei tributária”. Como não temos prisão por crime tributário, as dívidas vão sendo roladas e o país é enrolado.

6 – Ainda o áudio vazado do barão André Esteves, no qual ele diz que o presidente do Banco Central “independente” o procurou para saber qual deveria ser o piso (“lower bound”) da taxa de juros no Brasil. Campos Neto confirmou a consulta, dizendo que isto é prática no mundo inteiro.

– Invertendo o ditado popular, o galinheiro está correndo perigo e o galo vai consultar a raposa se ele deve aumentar a altura da cerca ou mandar os ovos pras Ilhas Virgens…

7 – Eu não sei porque figuras que batem no peito para arrotar sua fé inabalável na democracia continuam se escondendo atrás de frases edulcoradas do MitÔ e seus generais de pijama garantindo tanto o enquadramento do 1º, quanto o respeito à Co0nstituição dos 2º s.

– Ontem, o MitÔ cancelou uma reunião com caminhoneiros para discutir o preço do diesel e hoje a Petrobras anunciou novo aumento da gasolina e do diesel, pra este da ordem de 9%, num chamado claro à perturbação da ordem… e às Forças Armadas pra ocuparem as ruas.

– Caminhoneiros em greve, desabastecimento, invasão de supermercados… soldados armados nas ruas! Golpe, ditadura! Já vi este filme!

8 – Comentaristas e redes afirmam que a fake news do MitÔ falando que vacinação completa pode levar pessoas a contrair AIDS foi pra jogar fumaça na crise econômica, por causa do furo no teto dos gastos pelo Auxílio Brasil e no áudio vazado do André Esteves.

– Não tem nada a ver… O MitÔ é contra a vacina mesmo e quer manter seu gado unido em torno de seu berrante. E o banqueiro nem tinha dado as caras em jornalões e tevezões A fumaça foi jogada mesmo com a notícia de acordo entre ele e Guedes para vender a Petrobras.

– O furor desta notícia enfumaçou o aumento dos combustíveis, a grita dos caminhoneiros e enfumaçará a leitura do relatório da CPI da Pandemia amanhã… E barões e baronetes continuarão fazendo previsões otimistas para o futuro de seus bolsos…

9 – Qual é o sentido do julgamento que o TSE faz (ou começa) hoje sobre se a chapa MitÔ/Mourão descumpriu ou não normas eleitorais e não podia ter tomado posse? O descumprimento já era óbvio há 03 anos, quando eles tomaram posse, levando o Brasil pro brejo …

– Todos os atos absurdos e destrutivos pro país, como os incêndios e o desmatamento da Amazônia, a liberação de armas, a reforma da Previdência, o desmonte da Educação , o uso do kit covid pelo ministério da Saúde, serão revistos? 605 mil mortos serão revividos?

– No Brasil, o ditado popular está errado: “A Justiça falha quando tarda!” E destrói e mata, infelizmente!

10 – A CPI chega ao seu final hoje com a aprovação do relatório final, no qual são indiciadas 02 empresas e 76 pessoas, a principal delas o MitÔ. E fez bem em não indiciar a Prevent Senior, a empresa, mas seus donos e alguns médicos, que agiram como anjos das mortes.

Ainda se faz Jornalismo no Brasil: leituras (e vídeos) que acho importantes:

https://www.bbc.com/portuguese/brasil-59004660

https://apublica.org/2021/10/mpf-acusa-8-militares-e-um-medico-por-crimes-cometidos-pela-ditadura-no-araguaia/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *