Meus pitacos quase diários (12 e 13/10/2021)

Que me xinguem os bolsotários (e como xingam!), mas cultura é fundamental!

Leonardo Brito: “257 tiros contra um carro com um casal, um velho e uma criança dentro, não são provas de um crime… são provas de falta de pontaria e desperdício de munição!”

1 – Esta semana ultrapassei os 2100 seguidores. Agradeço a todos que, através de amigos ou listas, passaram a me seguir, alguns comentando ou criticando. Sempre que possível, visito ou respondo a uns e outros mas é impossível acompanhar todos. Peço desculpas por isto.

– A vida de um jornalista aposentado e meio cego que quer continuar escrevendo pra se sentir vivo e jornalista é limitada. E o tempo é curto: preciso ver e ouvir noticiários e podcasts e ler revistas, jornais, Face, Twitter, redes para publicar meus pitacos dia sim, dia não.

– E ainda tenho o blog (que hoje só publica os pitacos) e contos e romances que ainda vou publicar um dia. Peço desculpas e espero que meus pitacos ajudem todos a sorrir ou indignar-se ou compreender melhor alguma situação política meio confusa neste Brasil amado e tão judiado.

2 – Em 1989 eu estava assumindo minha segunda jornada diante da vida: recasado, a 3ª filha (1ª do 2º) fazendo 01 ano e com a certeza de que era de esquerda light, um social democrata, votei no Covas no 1º turno, mesmo me emocionando com a campanha de um operário barbudo.

– No 2º turno votei nele e continuo votando. Não acredito que a elite do mundo mude seu egoísmo e sua essência capitalista, mas tenho esperança que um líder, que nunca esqueceu suas origens, possa dar esperança a seu povo de que é possível um futuro melhor. Lula lá! Outra vez!

3 – Brasileiros têm memória curta, mas eu lembro: abril de 2019, uma patrulha do Exército alveja um carro com 04 pessoas em Guadalupe, Rio. O motorista, um músico, sai do carro e cai morto, um catador de rua corre pra ajuda-lo e é morto também. Foram 257 tiros, 80 só de fuzil…!

– 30 meses depois, os 12 militares serão julgados pela Justiça Militar. Segundo o Mito à época, foi um incidente. Mas, eles serão julgados por homicídio. E acho que não serão incriminados: estavam sob tensão numa área de risco! Mas serão castigados: 257 tiros e só mataram 02???

4 – Não sei se existe isto, mas eu me considero um socialista liberal. Mais ou menos como são os países nórdicos. Há muitos ricos, mas estes ricos são bem taxados para que não haja pobres na sociedade. O Mercado domina, mas o Estado regula este domínio…

– No Brasil, os muito ricos continuam expandindo suas riquezas, e esta expansão  implica em mais miserárvis a depender do Estado, que os ricos e liberais querem reduzir ao mínimo para poderem ficar mais ricos ainda. Os brasileiros coneguirrão entender isto algum dia?

 5 – Este mistério até que é fácil de explicar. O Joaquim de Carvalho já fez isto. Muito mais inexplicável é porque autoridades, políticos, procuradores, polícia federal, juízes fingiram que acreditaram na farsa e ficaram calados. Sabiam quem era o Mito e quiseram experimentar o fascismo?

– E estão manobrando e conspirando de novo pra manter o medo contra a esperança… 1.120 brasileiros morreram por causa da covid por dia, em média. Quantos morrem pela incúria, desatenção, desrespeito, desprezo desta turma que se acha eterna dona da verdade e do poder?

 6 – Como se sabe, Carluxo tem veneração pelo pai (Freud explica). Sempre posta feitos que, imagina, mostram o pai herói que ele tem. A última é a história, contada pelo Mito, de um salto de paraquedas mal feito em que foi salvo por estar usando um capacete duro de motoqueiro.

– Para provar que é realmente imbrochável, incomível e imorrível, o Mito bem que podia repetir o salto usando o capacete normal… O Brasil agradeceria!

 7 – A Justiça brasileira é uma gracinha, como diria Hebe… MUITOS MESES ATRÁS, o Mito foi acusado pelo Moro de interferir na Polícia Federal. Celso de Mello mandou a PF ouvi-lo presencialmente, a AGU contestou e Marco Aurélio mandou-o depor por escrito. E ambos aposentaram.

– O inquérito foi pro Alexandre de Moraes. Mais meses decorridos e este ia levar o assunto ao Plenário quando o Mito concordou em depor presencialmente, o que terá que ser feito em 30 dias, se não for adiado por problemas de agenda. Daí, o ministro prorrogou-o por mais 90 dias.

– Enquanto isto, 03 desembargadores negaram habeas corpus de mãe negra que, 10 DIAS ANTES, fora presa por roubar 01 Coca Cola, Miojo e suco em pó pros 05 filhos… Não há salvação para um povo que baixa a cabeça e engole, calado, a indignação.

8 – A mãe dela era famosa, uma das maiores jogadoras de vôlei de quadra do Brasil. Ela também segue firme para ser uma das maiores jorgadoras de vôlei de praia. Isabel, a mãe, nunca se limitou a jogar bola. Participa politicamente do Brasil. Carol, a filha, segue na mesma trilha…

 9 – O ministro (sic) do Turismo tem uma tese interessante sobre o desemprego no Brasil: desmatamento e incêndios florestas, covid19, economia decolando pra baixo, falta de confiança no governo… nada disso é problema! Problema mesmo é a imprensa nacional e estrangeira!

– Ela “fala mal” do Brasil! E não retrata o país das oportunidades criado pelo governo bolsonário, o que está acabando com o turismo! A tese foi explicitada numa entrevista à imprensa em Duba… e Gilson Machado não comeu pastel com as mãos, nem mostrou a cueca!

10 – A imprensa dá a informação como se fosse positiv, a ser comemorada: pelo menos 05 dos 10 ministros supremos consideram rachadinha um crime! Rachadinha é um parlamentar contratar parentes e fantasmas pra seu gabinete, obrigando-os a entregar-lhe parte dos salários.

– Se ele próprio pagasse estes salários, o problema era deles… mas quem paga os salários de parentes e fantasmas é o dinheiro que eu, você, nós pagamos de impostos. Ou seja, é roubo do dinheiro público! E só 05 juízes do STF consideram isto um crime? Que país é este?

Ainda se faz Jornalismo no Brasil: leituras (e vídeos) que acho importantes:

https://www.diariodocentrodomundo.com.br/prevent-senior-advogada-absurdos/

https://jornalistaslivres.org/veadeiros-e-a-luta-solitaria-contra-as-queimadas/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *