Meus pitacos quase diários (10 e 11/04/2024)

Quem diria? ainda se faz Jornalismo no Brasil: leituras (e vídeos) que acho importantes

https://www.blogdomoisesmendes.com.br/os-generais-foram-trocados-por-malafaia-e-elon-musk/

                Que me xinguem analistas e comentaristas, mas conhecimento é fundamental!

John Stuart Mill: “Conservadores não são necessariamente estúpidos, mas a maioria das pessoas estúpidas é conservadora.”

                1 – Como é cantado em verso e prosa, a Câmara dos Deputados é formada por maioria conservadora, opondo-se ao governo Lula, considerado progressista, O ministro Alexandre de Moraes é um conhecido conservador e, como tal, pauta suas decisões tendo por norte tal convicção.

                – Já o Chiquinho Brazão, preso por ele pela acusação de mandante do assassinato da Marielle, é membro de uma família conhecida pelos fortes laços com a milícia do Rio. Um velho dito popular diz que não se larga os seus pelo caminho. Os deputados não queriam largar o Brazão.

2 – As colocações são perfeitas: o poder dos presidentes da Câmara e do Senado é efêmero e não há porque comparar a tibieza política do Rodrigo Maia com o banditismo de Eduardo Cunha e Arthur Lira. Mas há um erro de avaliação na matéria: o enterro da PEC das…

                -…Fake News não é por uma posição bolsonarista do Lira… ele não tem qualquer ideologia política ou princípio moral. Seu único interesse sempre é o que e quanto ele vai ganhar neste jogo… e as big techs têm muuuuiiiiiito dinheiro!

3 – Há crises reais, como em qualquer governo de qualquer país democrático, onde as pessoas podem ter idéias diferentes sem serem ameaçadas ou presas, e há crises plantadas com intenções obscuras ou não, que são sempre bem vindas na grande imprensa.

– No caso do Brasil, não importa se as crises são reais ou plantadas, elas precisam estar na ordem de todos os dias, sempre apontando quem ela quer culpar.

4 – A Globo não é mais a mesma. Pra quem é novo na vida e nos bastidores da imprensa, a Globo começou a escalada pro poder que ainda tem hoje, com o apoio financeiro da Time-Life americana. Numa época em que capital estrangeiro não podia participar de órgãos…

                -…de imprensa no Brasil. E os Marinho sempre foram gratos ao empurrão ianque. Há algo no ar além de urubus e aviões de carreira?

5 – Não posso dizer que é incoerência, mesmo porque os bolsonários não têm a menor idéia do que seja isto. É mais um caso de seguir o berrante conforme é mister do gado. E é cômico: patriotas defensores da família e dos bons costumes chamando um maconheiro de herói!

6 – No núcleo rural onde moro tem uma igreja católica e vários templos evangélicos, além de alguns pastores à procura de seu rebanho. E não há quase nenhuma opção de trabalho ou lazer para os jovens, filhos de caseiros, diarista e prestadores de serviços,…

-…que estudam num único turno na única escola rural  de uma região com mais de 10 mil moradores. Alguns pastores prestam serviços sociais relevantes, outros querem apenas fiéis e dízimos. O resultado é este:

7 – A situação econômica do Brasil está cada vez mais promissora. Daí, é preciso mudar o mantra de um conselheiro americano, usado por nossos analistas políticos para nortear os governantes: “É a economia, estúpido!” Pra imprensa familiar, não é mais a condução da…

-…economia que leva um governo ao fracasso… é o  Lula!

8 – Apesar do foco estar na política de segurança de São Paulo, a violência policial é endêmica no Brasil. Assim como as academias militares ainda preparam seus cadetes com a visão de um mundo bipolar, as academias policiais preparam seus recrutas com a visão de…

-…uma sociedade socialmente desigual: os bons, geralmente brancos e de classes abastadas, e os bandidos, geralmente pretos e pobres. E estes precisam ser tratados na porrada!

9 – Como eu disse aqui várias vezes, a República de Curitiba continua ph..a*! Moro foi absolvido no TRE do Paraná, prevalecendo a tese que houve abuso do poder econômico na pré-campanha, visto que os gastos com segurança pessoal eram necessários por ele ter sido…

                -…ameaçado pelo PCC e que a legislação é omissa a respeito. Boas dicas pros candidatos a prefeituras este ano: pesquisar a legislação eleitoral e usar as brechas que sempre existem e contratar falsa segurança. Conferir as notas fiscais de 5.000 cidades quem haverá de?

10 – O respeito à Pátria no Brasil não passa daquela pantomima de bolsonaristas marchando envoltos na bandeira nacional ou rezando para um pneu numa rodovia. Se os fiéis soldados da Pátria Amada, por ela amados, preferem ocupar cargos civis, porque os…

-…generais, que também apreciam tais sinecuras, iriam se preocupar com uma óbvia espionagem da Starlink?

11 – Pois é… a crise rolou por dias e dias, atiçando a verborragia de analistas e comentaristas da imprensa e movimentando os especuladores, com as ações da Petrobras descendo e subindo do jeitinho que eles gostam. De repente, o ministro afaga o presidente…

                -…da petrolífera e a “crise” se esvai pra dar lugar a outra “crise”, Musk versus Xandão… Eu gostaria muito de saber quem foram os espertalhões que ganharam milhões com as ações da Petrobras!

12 – Aquele bando de machos a quem o povo dá o direito de representá-lo, devia estar propondo e votando leis que facilitassem a vida deste povo, mas não é isso que fazem. Passam um dia inteiro discursando para eles próprios ou para ninguém numa Comissão,…

-…discutindo se os juízes do STF podiam ou não mandar prender um colega deles acusado de ser mandante de um assassinato. A poderosa Érica Hilton foi ao ponto: de que têm medo Suas Excelências? O placar da votação comprovou: há 129 cag…o* de medo de serem os próximos…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *