Meus pitaos quase diários (11 e 12/03/2024)

Quem diria? ainda se faz Jornalismo no Brasil: leituras (e vídeos) que acho importantes

https://jornalggn.com.br/coluna-economica/ciro-gomes-e-a-fakenews-sobre-os-precatorios-por-luis-nassif/

                Que me xinguem analistas e comentaristas, mas conhecimento é fundamental!

Brigite Bardot (que não falava do ex-mitô): “Ao negar a responsabilidade dos seres humanos no aquecimento global, ao militar em favor do porte de armas e com falas de uma desconcertante estupidez, você envergonha as mulheres e representa uma terrível ameaça.”

                1 – Assim como o ex-mitô, o governador Tarcísio de Freitas também foi convidado pra visitar Israel. O 1º é admirador confesso de Netanyahu e sua política genocida; o 2º, que anseia substituir o ex-mitô no coração do gado, quer  aprendê-la rápido pra aumentar a letalidade da PM paulista.

                – No caso de Israel, a visita do 2º é mais lucrativa: a exportação de aparelhos de espionagem e armamentos tão expressiva com o Brasil nos tempos bolsonários, pode florescer novamente com São Paulo.

 

                2  – Foram muitas homenagens às mulheres no Dia Internacional delas. Na imprensa, nas redes, em empresas, entidades públicas e até em muitos lares. Exaltações à luta das mulheres pela equiparação aos homens e pelo direito ao próprio corpo, sem perder…

                -…a sacro-santa predestinação divina, de mãe, amada esposa e esteio da família… Daí, o presente do Tribunal de Contas do Paraná às suas trabalhadoras: um mini-kit de costura! A idéia foi de um homem, certo?

                3 – Não há escapatória! Os barões da imprensa retomaram sua pauta preferida: detonar Lula e seu governo. É freudiano! À medida que ele busca ampliar as perspectivas do povo participar mais ativamente do poder, mais a elite se revolta e bota seus cãezinhos pra ladrar.

 

                4 – Durante anos, as classes baixas foram acusadas de fazer “gatos” pra instalação de energia elétrica em seus barracos nas favelas e periferias do Brasil (hoje, quem faz isto e cobra caro são as milícias). Mas fiscalização da ENEL comprovou que a história não é bem esta.

 

                – Dos estabelecimentos fiscalizados, 74% eram do comércio, 19% da indústria e 7% residenciais. E 2/3 das operações foram concentradas em áreas nobres e de classe média alta, onde as fraudes são mais complexas de identificar. Será por isto que o ex-mitô ainda é uma força política?

                5 – Este é o maior problema das pessoas democráticas e progressistas do Brasil e do mundo: elas sabem que os extremistas de direita não são coerentes, não são solidários, não estão nem aí para as populações marginalizadas do país e lutam apenas pelos seus próprios interesses.

  

                – Chamá-los de hipócritas não lhes tira o sono… chamá-los de enganadores e covardes não lhes faz cócegas, chamá-los de nazifascistas é elogio. Não se ganha a guerra da informação nas redes com argumentação racional. Boatos e fake news são muito mais eficientes…

 

                6 –  Eu nunca li qualquer coisa do Torá, mas acredito nas palavras do rabino, pois conheço muitas passagens do Velho Testamento, e a lógica é a mesma: aniquilar os inimigos. O mundo evoluiu bastante desde os tempos pré-cristãos, apesar dos homens continuarem selvagens.

                – Seria menos doloroso que rabinos, pastores, padres e imames lembrassem que quando Jesus disse Deixai vir a mim as crianças, porque delas é o Reino dos Céus”, ele não estava pedindo para que elas fossem mortas…

                7 – Tenho muita dúvida sobre isto. A imprensa familiar ainda é muito influente junto aos conservadores e, apesar do cosmopolitismo de São Paulo, elas vão fazer tudo para desacreditar e desmerecer o governo de Lula junto às classes média e alta, parte significativa do eleitorado.

                – Quanto às classes baixas, a influência dos pastores neopentecostais  é cada vez mais evidente. Fake news sobre o “comunista” e “invasor de casas cristãs” Boulos e a “traidora” e “sexóloga imoral” Martha  já circulam com intensidade pelas redes. E o anti petismo ainda é muito forte.

 

                8 – Eu insisto: não se ganha a guerra da informação com argumentação racional. O Gabinete do Ódio, os robôs de empresas contratadas em outros países continuam postando e influenciando milhares de brasileiros. E a imprensa familiar alimenta o anti petismo.

 

                – A esquerda nacional  e mundial acomodou-se. Ou está presa às velhas técnicas de comunicação dos anos 70. Ou não aprenderam a lição…  e continuam achando que melhorar a vida do povo sem conscientizá-lo politicamente vai mantê-la no poder para sempre!

                9 – Como se sabe, a grande discussão na Câmara nestes últimos tempos se refere a emendas parlamentares. O que é natural, vez que o país não tem quaisquer problemas que exijam alguma atenção de Suas Excelências. Já as emendas são questões de vida ou morte…

                – Neste caso, por exemplo, mudou até as convicções ultra liberais do deputado gaúcho, que lançou mão delas pra beneficiar uma estranha empresa… de Alagoas.

 

10 – Me parece que a degradação dos milicos atingiu um ponto de não retorno no desgoverno do ex-mitô, provavelmente pelo exemplo dado pelo então comandante em chefe das Forças Armadas, ele mesmo. A história das jóias das Arábias, envolvendo de sargento a…

                -…almirante, passando por tenente coronel e general e o monte de coronéis que operavam na venda superfaturada de vacinas contra covid, tinha que dar nisto: sargento da Aeronáutica furtando grama de um jardim público!

11 – Segundo analistas e comentaristas da Mídia há uma crise no governo por causa da Petrobras. Motivo: as decisões da diretoria executiva relativas aos dividendos extras a serem pagos aos acionistas. O que causou uma queda significativa no valor das ações. E Lula tem que interferir!

– Curioso que o não pagamento dos dividendos extras é que causou a queda das ações e o CEO Jean Paul Prates é favorável a este pagamento. De qualquer modo, seja qual for a resultante da crise, pra Mídia o culpado é o Lula.

                12 – Repete-se o jogo e a esquerda não aprende. No Brasil de 2018, uma presumida centro-direita, com apoio da Mídia, derrubou uma presidenta eleita legalmente e pediu a prisão de um ex-presidente sem provas, com o objetivo de retomar o poder que sempre foi dela.

– Mas quem assumiu foi a direita radical. Em Portugal, a centro-direita, com apoio da Mídia, acusou o 1º Ministro socialista de corrupção, num crime cometido por seu homônimo, ele renunciou e ela retomou o poder que perdera há 08 anos. E a direita radical triplicou sua bancada.

– A Revolução dos Cravos, que derrubou a ditadura de Salazar, aconteceu em 1974. A redemocratização no Brasil, que substituiu a ditadura dos milicos, aconteceu em 1985.  Mas o fascismo nunca acabou. A esquerda precisa ler menos Marx e Lenin e mais História.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *