Meus pitacos quase diários (09 e 10/01/2024)

Quem diria? ainda se faz Jornalismo no Brasil: leituras (e vídeos) que acho importantes

https://jornalggn.com.br/xadrez-2/xadrez-do-segundo-ano-de-lula-3-por-luis-nassif/

                Que me xinguem analistas e comentaristas, mas conhecimento é fundamental!

Mauro Santayana: “Educação para a vida deveria incluir aulas de solidão.”

                1 – Manchete do UOL tem conotação policial, mas deveria servir de alerta para os psicólogos, sociólogos e estudiosos do comportamento humano, principalmente pros que vivem em metrópoles como São Paulo. E a questão a ser estudada é uma só: porque…

                -…tanta gente busca aplicativos de namoro? Vencer na vida profissional, viver sem maiores dificuldades, ter todos os bens de consumo ofertados pelo mundo capitalista não satisfazem mais? Ou porque a paquera, quando não é assalto, é assédio?

                2  – A imprensa tradicional aplaude com entusiasmo a solenidade que marcou o 1º ano da tentativa do golpe bolsonarista, mas… (há sempre um mas!) não gostou do Lula ter mencionado os Bolsonaro em seu discurso. Reacende o ódio, dizem, ou mantém a polarização.

                – Sinto muito, mas não há como falar do golpe sem falar no seu mentor… Palmas, porém, pra Renata Lo Prete, que foi precisa sobre os políticos ausentes: eleição é o que interessa, o resto é só conversa!

                3 – Eu avento 03 hipóteses pro infausto acontecimento: 1. Algum adversário político do presidente da Câmara fez um buraco no iate; 2. Alguém avisou que a PF ia dar uma batida no iate e seu dono preferiu afundá-lo; e 3. Lira fez um seguro valioso contra acidentes naturais.

                – De qualquer modo, amigos e correligionários não precisam se preocupar… Breve, outro iate, mais luxuoso, estará à disposição deles nos mares de Alagoas.

                4 – Um, exigente, explora a fé e a extrema necessidade de seus fiéis de acreditarem que existe um Deus que a tudo provê. Outro, humilde, aplica os ensinamentos do filho de Deus, que veio à Terra para salvar todos os Seus filhos. O primeiro fica rico. O segundo é perseguido!

                – Que Deus, em sua infinita paciência, tenha misericórdia do primeiro… Eu quero vê-lo no Inferno!

                5 – Pode ser apenas uma jogada financeira, vez que a notícia saiu no Wall Street Jorunal que, como o próprio nome diz, é o jornal dos investidores, que são mestres na arte de criar e divulgar boatos pra baixar e subir as ações nas Bolsas. Se bem que onde há fumaça, há fogo, né mesm…?

                – O fato é que, como velho escrevinhador do Twitter, com mais de 5.000 seguidores, reconheço que a plataforma piorou significativamente depois que virou X, por ordem e graça de Musk. Ou das drogas como ketamina, LSD, cocaína e cogumelos “mágicos” que, diz o jornal, ele usa.

                6 –  Alguém gravou o vídeo do Sr. Milton Baldim, de Mato Grosso? A Polícia Federal já prendeu este patriota? Ou agropecuarista é que nem milico, não é golpista?

                7 – Foram muitas as solenidades pra comemorar um ano em que a democracia foi salva… pelos milicos, que não aderiram, diz o ministro da Defesa, pela Janja, que vetou a GLO, dizem os petistas, pelo amadorismo dos organizadores, dizem os especialistas em golpes.

                – Mas o fato é que houve a tentativa de golpe. Que já vinha sendo preparada pelo maior beneficiário dele, o que mostra a tibieza das nossas instituições, que não preveniu algo tão evidente. Daí, acho que erraram o nome da solenidade; devia ser Democracia Inacabada.

8 – É isso aí! No Brasil, milicos não cometem crimes… Eles são a reserva moral da Pátria, o último bastião a quem os homens de bem, principalmente políticos civis recorrem quando governantes eleitos pelo povo – que não sabe votar – não cumprem o que lhes foi ordenado.

                9 – Eu estou deverasmente impressionado com a fé de nossos patriotas. Malafaia, o pastor conselheiro do ex-presidente, já fez 03 jejuns pra conseguir alguma graça do Senhor Deus que glorificasse seu MitÔ ou infernizasse o Lula. Não alcançou nenhuma… nem perdeu alguns quilinhos.

                – Agora é La Zambelita, que também anuncia um jejum de 24 horas, clamando a Deus em protesto contra o ato que comemora a derrota dos golpistas de 08 de janeiro. Talvez ela se beneficie porque bem que está precisando perder uns quilinhos…

10 – O texto da Dora Kramer na Folha também pode servir pra definir o Jornalismo de nossa atual imprensa: “De verdade nem a imprensa tradicional nem seus anunciantes têm interesse na pacificação dos ânimos na política. Pelo simples fato de que a moderação não é financeiramente sexy.

– Barões da Mídia e poderosos se movem ao ritmo da demanda dos leitores e telespectadores e estes não se mostram inclinados a aderir à calmaria celebrada na teoria, mas na prática rejeitada.”

11 – Quem nasceu babaca, é babaca até morrer. O general Mourão tem um conceito muito particular de democracia. Ela pode ser usada, por exemplo, para elegê-lo senador ou para golpistas acamparem defronte aos quartéis. Mas torna-se uma chanchada quando civis…

-…comemoram a derrota dos seus ‘patriotas’ que tentaram derrubá-la.  

                12 – Nós que vivemos na planície sabemos que Merval Pereira não é bem o tipo de jornalista que exerce a profissão com ética e imparcialidade. Na verdade, ele está entre os medalhões da imprensa nacional por ser, há tempos, porta voz político dos Marinho. Natural, pois, que…

                -…ele tenha seu próprio conceito de democracia, ou melhor, ele externe o conceito de democracia dos patrões. E Roberto Marinho foi claro na ditadura, que censurava, exilava, prendia, torturava e matava seus opositores: “Dos meus comunistas, cuido eu!”, disse ele.

                – Pelo menos, ele não prendeu, torturou ou matou os que trabalhavam na Globo. E até contratou alguns quando voltaram do exílio. Quanto a censurar, bem, pra elite, o conceito de  democracia é elástico… é preciso equilibrá-la de acordo com os próprios interesses.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *