Meus pitacos quase diários (01 e 02/01/2024)

Quem diria? ainda se faz Jornalismo no Brasil: leituras (e vídeos) que acho importantes

Que me xinguem analistas e comentaristas, mas conhecimento é fundamental!

Eduardo Galeano: “O que são as pessoas de carne e osso? Para os mais notórios economistas, números. Para os mais poderosos banqueiros, devedores. Para os mais influentes tecnocratas, incômodos. E para os mais exitosos políticos, votos.”

                1 – Eu sou filho das montanhas, mas sempre invejei quem morava na beira da praia, que só conheci aos 16 anos. E sonhei anos em aposentar e morar numa. Porque? Andar pela praia, com o sol nas costas e o mar nos pés é a maior sensação de liberdade que conheço.

                – A partir disso, conheci muitas praias Brasil afora. E fiz uma lista das opções pra quando chegasse a hora. Balneário Camboriú nem foi cogitada. O sol não bateria nas costas e os coliformes fecais me afastariam do mar. O oposto dos bolsonários ricos , que adoram aquilo lá…

 

                2  – Nikolas, como tantos patriotas eleitos pelo furor evangélico das redes, acha que o salário acrescido de penduricalhos mil que recebe na Câmara vem diretamente de Deus. E que apenas seus eleitores têm direito de cobrar sua atuação como parlamentar.

– Já eles, por direito divino, podem injuriar, difamar e criticar todos e qualquer um que não comungar de suas opiniões. As leis dos homens não os atinge porque Deus os guia e protege… Satanás que se cuide!

                3 –Este é o jeito Estadão de ser quando se trata de qualquer assunto relacionado à Lula. Os resultados positivos em um ano de governo são patafísicos, não se explicam pela lógica do neoliberalismo cristão. Um governo só dá certo quando composto pela elite…

                4 – Outra lição mercadológica do presidente da Petrobras. Apesar da gaguejante e, com certeza, inexperiente jornalista, os ouvintes entenderam perfeitamente o que é o endeusado, pela Mídia, capitalismo brasileiro. Tipo: eu sou eficiente se o Estado assumir o prejuízo…

                5 –  As imagens mostram que FHC estava felicíssimo quando passou a faixa de presidente pro Lula. Dizem que ele tinha certeza que Lula não duraria 01 ano no Planalto e ele seria chamado de volta pra limpar as cagadas do petismo. Se foi verdade, phu…-se*…

                – Lula ficou 08 anos e saiu com mais de 80% de aprovação popular. E foi eleito pela 3ª vez, caso único no Brasil. A tucana Cantanhêde não aprendeu nada em todos estes anos…

                6 –  Então, a Palestina achegou-se a Israel e beijou-o agradecendo a harmônica e pacífica convivência que os dois Estados mantinham há tantos e tantos anos. Para alegria dos Estados Unidos, sempre atentos ao seu mundo.

                – Óbvio que sionistas e terroristas tinham sumido após muitas guerras… Como eu digo e repito: o mundo é maravilhoso! Os seres humanos é que ph…m* ele!

                7 – Eu sei que Deus é onipotente, onipresente e onisciente, mas será que Ele seria capaz de curar uma depressão causada por Ele mesmo? Porque eu acho que a depressão que assola os fiéis presentes a este Ponto de Oração é exatamente o fato de Deus não realizar seus desejos.

                8 – Engraçado como os analistas econômicos da imprensa familiar adoram apresentar números pra comprovar que o que dizem é uma verdade insofismável. Exemplo atual: é vital manter a desoneração de 17 setores do país porque eles empregam 8 a 9 milhões de pessoas.

                – Ora… números divulgados esta semana indicam que há 100 milhões de brasileiros empregados atualmente, sendo 70 milhões com carteira assinada. Ou seja: os 17 setores empregam 13% da mão de obra em atividade no Brasil hoje. Injusto com os setores que empregam 87%, não?

                9 –  No núcleo rural onde moro, a 30 km do centro da capital do país, enfrentamos um grande problema: a coleta de lixo. É uma área de preservação ambiental com 1.200 chácaras em que o lixo é recolhido apenas 03 vezes por semana. Mas isto não é o pior. Parte dos moradores…

                -…se lixam pro lixo! Jogam-no pelas travessas e às margens dos parques, atitude típica de muitos brasileiros. Até mesmo gaúchos, considerados mais educados e conscientes que a população em geral. ‘taí a praia de Capão da Canoa que não me deixa mentir…

10 – Inesquecível! Dia 08 próximo, os poderes da República se reunirão novamente na Praça dos 3 Poderes para marcar o Dia do Golpe. Estarei lá. Torcendo para que haja um imenso telão passando as inesquecíveis cenas vividas por patriotas enganados pelo ex-mitô, sua famiglia,…

                -…seus generais de pijama e seus financiadores compreensivelmente não denunciados pela Justiça até hoje. É salutar começar um novo ano rindo…

11 – O título na Folha quer mostrar que Lula não tem apoio pra governar. Mas comprova algo que a imprensa familiar tenta esconder do público: o governo de Lula é bem superior a qualquer governo pós redemocratização. Mesmo sem apoio, trabalha e faz.

 

                12 –  Depois que fui ao Rio de Janeiro pra conhecer o mar, voltei lá muitas vezes. A serviço. 02, 03 dias… trabalhando no Centro de dia e caminhando pelo calçadão da Zona Sul à noite. Nunca subi os morros, nunca fui a quadra de Escola de Samba, nunca rodei pela periferia.

                – 03 ou 04 vezes também fui passear. Numa, atravessei o Rio de ônibus pra subir a serra e comprar malhas. E noutra, fui de bondinho pra ver a lindeza do Rio do alto, junto com o Redentor. Não moro no Rio, pois. E continuo achando o Rio lindo. Como o Rio que ficou da minha vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *