Meus pitacos quase diários (31/10 e 1°/11/2023)

Que me xinguem analistas e comentaristas, mas conhecimento é fundamental!

Mahatma Gandhi: “Eu me tornaria cristão, se não fosse pelos cristãos”.

Quem diria? ainda se faz Jornalismo no Brasil: leituras (e vídeos) que acho importantes

https://jornalggn.com.br/coluna-economica/626413/
https://jornalggn.com.br/noticia/video-gaza-e-a-falencia-moral-dos-eua-e-israel/

                1 – Há duas constatações surpreendentes nesta história do BMW baleado pela PM/DF que matou um passageiro: 1. Policiais militares dando tiros numa BMW?  2. Eles atiraram nos pneus, mas acertaram os vidros? Foi um desrespeito com gente de bem, que merece punição exemplar; e…

                -…evidentemente, estão precisando de treinamento mais intensivo com armas… ou de óculos! Caso enfrentem pretos e pobres, vão mirar na cabeça, mas vão acertar as pernas… se acertarem!

 

                2  – Cenas como estas deveriam ser motivo de preocupação das lideranças mundiais, mas não são. A democracia representativa está falida e tais lideranças sabem que o poder não é exercido pelo ou para o povo. É pela e para a elite… E ela continuará financiando guerras e matanças…

                3 – O esbravejante comunicador evangélico é coerente com sua linha pastoral: pessoas, mesmo evangélicas, que não seguem sua pregação são desumanas, intoleráveis, que praticam barbaridades e torturam. Nada a ver com seu MitÔ, defensor de Deus, Pátria e Família…

                4 – A cegueira ideológica de figuras que ascenderam aos palcos da política no rastro do bolsonarismo, como La Zambelita, tem um lado positivo: servem de alerta para que as pessoas mais responsáveis se preocupem realmente em como o Estado encara a educação no país.

                – Nossas autoridades precisam entender que educação não é apenas ensinar o beabá e a tabuada, mas conscientizar as crianças para suas responsabilidades, seus deveres e seus direitos de cidadãos.

                5 – A derrota dos Estados Unidos na guerra do Vietnam começou quando o povo americano saiu às ruas após ver as imagens de mulheres e crianças vietnamitas bombardeadas mostradas pelos correspondentes de guerra, inclusive americanos.

                – Hoje, estas imagens são vistas em tempo real, mas Israel bombardeou a cental e impediu as transmissões. Porque a verdadeira carnificina vai começar agora! Como disse Yoav Galant, os terroristas serão caçados, presos  e exterminados… mesmo os que possam sê-lo no futuro!

                6 –  Em minhas elocubrações noturnas, costumo me perguntar, às vezes, se apenas as fake news foram capazes de distorcer certas realidades factuais do Brasil de hoje. Tenho certeza que não. Em sua gênese, as milícias eram elogiadas e incentivadas por autoridades, políticos…

                -…juízes, imprensa em geral. Elas faziam o trabalho que o Estado não conseguia fazer. Elas combatiam os bandidos e protegiam as famílias pobres de morros e periferia, liberando o Estado pra proteger as áreas mais abastadas do Rio de Janeiro. Estará o Rio disposto a mudar isto?

                7 – Esta situação mostra claramente o tanto que Suas Excelências da Justiça sulina se comprometeram com a República de Curitiba, verdade que tentam esconder. É interessante observar que o autoritarismo não é algo desprezível para eles:  Costa e Silva,Médici, Geisel e…          -…Getúlio Vargas, todos gaúchos, foram ditadores. A Lava Jato comandada por Moro tinha um objetivo político, o poder absoluto, que não prezava os princípios democráticos… basta ler as 10 Medidas Contra a Corrupção que Deltan tentou aprovar no Congresso. 

                8 – Os pró-Israel chamam de terrorista, os indiferentes dizem que é dano colateral, os alienados falam que é a vontade de Deus… Fato é que 2.704 crianças já morreram nos bombardeios a Gaza, número maior que na Ucrânia, que está em guerra há mais de ano.

                9 –  No Velho Testamento (Êxodus 17:8-13) há a descrição de um confronto no Sinai entre os israelitas e guerreiros nômades saqueadores e comerciantes de mulheres e crianças escravas, chamados amalequitas. Quando o povo de Israel se rebelou contra Deus e Moisés e…    -…tentou entrar em Canaã, foi massacrado pelos amalequitas. Afinal, Deus ordenou que eles fossem exterminados (Samuel 14:48; 15:1-8), mas Saul o desobedeceu…  Netanyahu, em seu discurso, disse que palestinos são os amalequitas… E ele obedecerá Deus!

  

10 – Há quase 02 mil anos, um judeu palestino caminhava por estradas e vielas da Palestina pregando o amor e a paz entre os homens de boa vontade. Não havia, não houve e não haverá homens de boa vontade. Soltar balões pacíficos é menos eficaz que soltar bombas mortíferas.

11 – A técnica (e a ética) jornalística mudou muito entre meus tempos de repórter e os de hoje, em que a aparência é mais importante que o conteúdo e em que a chamada dispensa a leitura do texto. O empresário ligado ao prefeito Waguinho,de Belfort Roxo, foi morto…

-…e tornou-se um empresário ligado a marido da ex-ministra de Lula! É sério, editor do UOL?

                12 –  Eu sei que é normal a Mídia enaltecer figuras públicas, especialmente artistas, quando elas morrem. Eu sei que algumas séries americanas embalaram os sonhos de muitas gerações de brasileiros. Friends, por exemplo. Mas na morte do Mathew Perry, o Chandler…

                -…do seriado, a imprensa brasileira exagerou! No UOL uma análise sobre ele foi até manchete principal durante a manhã de domingo. Pelo menos, não criticaram o Lula por não ter enviado pêsames!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *