Meus pitacos quase diários (1° e 02/09/2023)

Que me xinguem analistas e comentaristas, mas conhecimento é fundamental!

Darcy Ribeiro: Aqui, nenhuma terra se desperdiça com o povo que se ia gerando. De toda ela se apropria a classe dominante,menos para uso, porque é demasiada demais, mas a fim de obrigar os gentios subjugados a trabalhar em terra alheia.

 Nenhuma liberdade se consente, também, porque se trata com hereges a catequizar, livrando‐os da perdição eterna.”

Quem diria? ainda se faz Jornalismo no Brasil: leituras (e vídeos) que acho importantes

Bob Fernandes): https://youtu.be/zFdzy7ef-h4

(Fábio Porchat): https://twitter.com/i/status/1696906196039389362

 

1 – Qual é a surpresa do voto terrivelmente evangélico do supremo André Mendonça? Ele é de uma linhagem que considera os povos originários fora dos padrões humanos desde 1.500, quando Cabral aportou na Bahia. Precisavam ser laçados e catequizados pra poderem…

-…ter alguma utilidade como escravos dos brancos, servindo-os física e sexualmente nas terras que eram deles, brancos, por direito divino. Tupã, Terra e Tribo nunca foi o lema brasileiro!

2  – Isto é Jornalismo. E, por incrível que possa parecer, na Globo News… Será que já é efeito da anunciada saída do Ali Kamel da direção de Jornalismo da Globo, prevista pra janeiro de 2024?

– No vídeo, faltou dizer que estes 2.500 fundos exclusivos não pagam qualquer imposto no Brasil. Na verdade, o Brasil não existe para eles. Eles vivem longe, física e espiritualmente. O Brasil é uma terra selvagem, distante, de onde tiram dinheiro pra satisfazer suas vontades.

3 – Dona Michelle, como sua presidente, promoveu o Grande Evento do PL Mulher em Parauapebas, Pará. Provavelmente para conseguir agregar alguma mulher ao partido, já que no cartaz de promoção do evento só tinha homem… Nem o Nikolas aparece como Nicole!

4 – O mundo é maravilhoso… o ser humano é que ph..e* com ele…

5 – Edison Arantes do Nascimento, mineiro de Três Corações, tornou-se Pelé em São Paulo, pra onde seus pais se mudaram quando ele tinha 04 anos. O maior jogador de todos os tempos não tinha muita consciência política e, em plena ditadura, disse que…

…”brasileiro não sabe votar”, quando perguntado sobre a intenção dos milicos de

suspender eleições diretas para cargos executivos. Acho que ele se referia aos paulistas, que continuam sem saber até hoje.

6 –  Está aí uma excelente alegoria do Brasil de sempre: todo um povo se esforçando pra levar comida pra casa e meia dúzia de endinheirados, como os donos de fundos privativos, ajudando a aumentar o peso do esforço popular. E tem analista que acha perda de tempo…

-…cobrar imposto destes fundos ou dos mais abastados que recebem dividendos e não remunerações de suas empresas, bancos, aplicações financeiras.E a classe média, que arca com boa parte da conta, acha que isto está certo…

7 – O fanatismo político embota as pessoas. Alexandre de Moraes é um conservador de direita (pleonasmo?) desde que apareceu na política como secretário de Segurança do então governador Alkmim. A esquerda dizia que ele protegia policiais e desprezava os direitos humanos.

– E o chamou de golpista quando virou ministro da Justiça de Temer. A vida rodou e ele se tornou paladino da Justiça ao, como ministro do STF e presidente do TSE, barrar os vagidos golpistas do ex-mitô. Mas Xandão foi, é e continua sendo conservador… e defensor da elite!

8 – Há que se reconhecer: também existem deputadas conservadoras, na maioria eleitas em regiões do agronegócio. Infelizmente, não conseguem, como os homens, aceitar manifestações contrárias, reagindo masculinamente tal qual eles. É até compreensível…

-…vez que estão ali por magnanimidade dos homens de suas regiões e porque a lei eleitoral estabeleceu cotas pra eleição de mulheres. Mas há que se reconhecer: mulheres eleitas por partidos progressistas são a esperança de um Brasil melhor…

9 – Era previsível! Ativo apoiador do impeachment de Dilma, O Globo tinha que se opor a uma reparação proposta por Lula, baseada em sua inocência reconhecida pela Justiça. Não tendo argumentos, seu editorial parte do princípio que sua destituição foi política…

-… com “o objetivo (…) de proteger o Estado da má gestão”. Não deixa de ser uma confissão: as pedaladas fiscais foram uma desculpa pra depor uma presidenta honesta, mas que não seguia o que a elite mandava. Ou seja: Lula que se cuide!

10 – Os tropeços na língua portuguesa podem ser relevados… afinal, a quantidade de faculdades de Direito pague e passe criadas no governo FHC estão por aí até hoje. Mas o desconhecimento da legislação básica por um ministro da Justiça é imperdoável.

– Principalmente se este ministro foi um juiz que ‘fez a diferença’ para a Globo…

11 – O Brasil tem 30 partidos políticos registrados na Justiça Eleitoral, a maioria deles siglas de aluguel, sem ideais ou projetos pro país. Na outra ponta, a maioria da população é politicamente analfabeta… duas semanas depois de uma eleição, não lembra em quem votou.

– Um presidente eleito nestas condições, e que respeite a democracia, precisa se compor com o Congresso, senão a governabilidade vai pras cucuias. Neste contexto, 38 ministérios é pouco pra sede de verbas e cargos dos parlamentares. E é mais barato que orçamento secreto!

12 –  “A bênção da prosperidade não vem lá de cima… A prosperidade está no seu bolso!” Marco Feliciano poderia ser mais sincero com seu rebanho. Poderia dizer que “Minha prosperidade está no seu bolso…!” Deus ficaria eternamente grato se fosse poupado  de sua malandragem.

– Eu sei que é impróprio chamar o pastor de malandro, impróprio para o malandro… mas Deus não distingue bem gatunagem e espoliação de malandragem e enganação.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *