Meus pitacos quase diários (19 e 20/07/2023)

Que me xinguem analistas e comentaristas, mas conhecimento é fundamental!

José Luis Espert (Deputado Argentino):  “É preciso proibir toda atividade política na Universidade e mais ainda se for pública: quem nunca vai estudar acaba pagando com seus impostos esses “hobbies” de alguns desocupados. (…)

Na faculdade você estuda, nada mais. Política, lá fora!”

Quem diria? ainda se faz Jornalismo no Brasil: leituras (e vídeos) que acho importantes

https://jornalggn.com.br/operacao-lava-jato/a-parceria-lava-jato-gn-que-poderia-ter-terminado-em-tragedia/

https://youtu.be/ivHs4SPyXMw

 

1 – Beagá continua troglodita! Na minha juventude – década de 60 – vereadores propuseram projetos pra proibir o uso de minisaia nas ruas. Mulheres cristãs fizeram protesto em frente a uma vitrine e um vereador gritou “Ninguém levantará a saia da mulher mineira!”

– Com o tempo, tanto as saias foram levantadas quanto as calcinhas foram baixadas, mas o conservadorismo fascista permanece. A Câmara de Vereadores já aprovou, em 1º tuno, projeto de lei específico pra população de rua. Mais uns anos e aprovará o extermínio dos sem teto.

2 – Nos idos de 1950, eu jogava no time de futebol de salão do prédio onde morava. A gente treinava no Parque Municipal e o time até ganhou um campeonato municipal. No prédio tinha uma menina, irmã do nosso goleiro, que era fissurada em futebol, mas a gente não a deixava jogar.

– O motivo, claro, era machista: futebol é coisa de homem. Não sei por onde anda a Priscila, mas tenho certeza que ela está muito feliz com o que as mulheres conseguiram tantos anos depois…

3 – A briga é de cachorro grande. A gente não entra, mas tem que ficar de olhos abertos porque no final quem paga a conta é o povo. Dudu 03 acusou Tábata Amaral por defender a distribuição de absorventes pra mulheres pobres pra beneficiar seu tutor político.      – Jorge Lemann é um dos donos da Procter & Gamble, fabricante de absorventes e ficaria muito feliz com grandes aquisições por parte do governo. Tábata quer a prisão de Dudu 03, mas acho que não vai dar em nada… O perigo é o governo parar de distribuir absorventes!

4 – O que aconteceu com aquelas histórias do agro que dispunham de brasileiros trabalhando em regime semelhante à escravidão no Sul, em Minas, na Bahia…? Os “escravos”, devolvidos às suas origens, já receberam indenizações? Algum fazendeiro foi preso?

– Os jornalões adoram o escândalo, mas detestam as conseqüências. Mesmo porque o trabalho era só semelhante à escravidão mas não igual à escravidão… A consciência não pesa, ora pois!

5 – Tenho certeza que os entrevistadores do Estadão não perguntaram ao Adolfo Sachsida, ex-ministro do ex-mitô, qual o cargo que ele ocuparia, quando deixasse de ser ministro, numa Petrobras privatizada? O interesse privado desta tchurma é bem objetivo…

– Na verdade, o sonho de certos tecno-burocratas brasileiros é exatamente este: o Brasil como colônia dos Estados Unidos, com uma classe dirigente – eles – cumprindo ordens da Matriz… e morando em Miami, claro!

6 – A direita está irritadíssima com o presidente da Câmara… Porque apoiou a reforma tributária ou porque ainda não conseguiu todos os cargos e emendas para que a reforma tributária fosse aprovada? Agora, engraçado é ver o Magno Malta chamando o Arthur Lira de safadão!

7 – Inusitada esta enxurrada de opiniões na grande imprensa sobre ministros do STF aparecerem e falarem tanto… Gilmar Mendes, Marco Aurélio Mello, Aires Brito, Joaquim Barbosa, alguns num jurisdiquês empolado mas sempre crítico, eram arroz de festa…

-…quando do mensalão e do petrolão, muito requisitados por microfones e câmeras. Neste novo período lulista, que se mostra alvissareiro, Suas Excelências precisam preservar a imagem da Corte? Estranho, né mesm…?

8 – Porque tanta perseguição ao deputado estadual Renato de Freitas? A cor? O cabelo afro, incompatível com o que as pessoas de bem chamam decoro parlamentar? Ou seu ativismo contra o racismo e as críticas certeiras que faz a seus pares e à sociedade burguesa?

– No Paraná, as 03 opções são corretas, certamente… E como ele vinha pra Brasília,  terra que elegeu Damares, os policiais paranaenses devem ter ficado com receio dele perturbar cidadãos que não gostam de afro-descendentes andando pelo aeroporto…

9 – Houve uma época no Brasil em que os militares se uniram aos comunistas. Eles eram nacionalistas e a defesa dos interesses da Patria era um dever e não um mero slogan político pra assumir o poder e beneficiar-se dele. Desta união, nasceu a Petrobras…

– O que diriam os generais daquela época, criadores do Centro de Estudos e Defesa do Petróleo, da confissão do ex-ministro de Minas e Energia de que o governo do ex-mitô, caso fosse reeleito, ia mesmo privatizar a Petrobras?  Não se fazem mais generais como dantes!

10 – Muita gente achou um absurdo quando os paulistas deram mas de milhão de votos ao palhaço Tiririca, cujo slogan de campanha era: “Vote no Tiririca, pior do que tá não fica!”  E não ficou mesmo. Ele não fez qualquer palhaçada na Câmara e foi reeeleito.

– Já o deputado Abílio Brunini, do Mato Grosso, não é palhaço profissional, mas tem um tesão danado pra sê-lo, apesar de sua atuação puxar mais para a canastrice que fere o decoro parlamentar. Mas quem tem decoro hoje no Parlamento para puni-lo? Arthur Lira?

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *