Meus pitacos quase diários (25 e 26?04/2023)

Que me xinguem analistas e comentaristas, mas conhecimento é fundamental!

Luiz Nassif: “É humilhante para o jornalismo brasileiro a quantidade de irrelevâncias transformadas em pontos centrais de cobertura, seja pela Folha (que extrapola), Globo e Estadão.”

Notícias perfeitamente dispensáveis ou com afirmações imbecis

Notícia do Metrópoles: Mulher encontra cobra ao lavar pé de alface para fazer salada em GO” (Não, era pra fazer feijoada!)

Quem diria? ainda se faz Jornalismo no Brasil: leituras (e vídeos) que acho importantes

https://jornalggn.com.br/coluna-economica/estadao-usa-informacao-falsa-como-manchete-principal-por-luis-nassif/

https://noticias.uol.com.br/colunas/reinaldo-azevedo/2023/04/25/votos-de-nunes-marques-e-mendonca-normalizam-golpismo-pais-ainda-em-perigo.htm

 

1 – Os terrivelmente bolsonarista e terrivelmente evangélico juízes do STF votaram contra tornar réus 50 dos 100 primeiros golpistas denunciados pelo 08/01. Os demais seguiram a Constituição e os 100 viraram réus. Se Lula e Dilma tivessem sido como o ex-mitô…

-…quando indicaram ministros para o STF, Dilma não teria sido impichada, Lula não teria sido preso e o Brasil não teria regredido ao século XIX.

2 – Está muito difícil de acompanhar e compreender o mundo de hoje… Ao longo dos meus 75 anos, já passei por muitas mudanças e, de uma forma ou de outra, sempre consegui me adaptar mantendo-me do lado que acho certo do caminho. Mas são tantos os caminhos, agora…

-…que está ficando difícil perceber qual é o caminho certo. Ainda mais que a evolução tecnológica não altera a condição humana: as guerras continuam, há milhões de crianças com fome no mundo, o ódio permanece vencendo o amor. Não é hora de outro dilúvio?

3 – Uma gravata é uma gravata… um colar de diamantes é um colar de diamantes! Uma gravata pode custar R$1.000,00 e ninguém notará se for usada por mim… Já um colar de diamantes de R$16,5 milhões no pescoço de minha mulher ou amante será motivo de óóóhhhsss e áááhhhsss…

– Mas a grande imprensa acha que é tudo a mesma coisa!

4 – Quem foi mais imbecil? Os milicos do GSI que operavam como seguranças do ex-mitô e ajudaram os golpistas na invasão e depredação do Planalto sabendo da existência de câmeras filmando tais atos, ou os que repassaram o vídeo com algumas destas imagens à CNN?

– Provavelmente por corporativismo, todas as imagens estavam sendo mantidas em sigilo, e estes milicos estavam sendo preservados de investigações e acusações golpistas. Não são mais, haja ou não CPI…

5 – São 03 meses de prisão numa unidade  militar de Brasília… não é na Papuda! Mas piora o estado psicológico do ex-ministro do ex-mitô. Ele está entre a cruz e a caldeirinha, ‘tadinho! Se continuar calado, vai pegar cana sozinho… se abrir a boca, pode virar o falecido capitão Adriano!

6 –  Meu avô, como a imensa maioria dos ruralistas de seu tempo (e boa parte deles hoje) dizia que reforma agrária era coisa do diabo e se o governo (naquela época, não havia MST), ousasse ultrapassar a porteira de qualquer uma de suas fazendas, ele pregava fogo!

– Hoje existe o MST, que faz pressão pela reforma agrária do mesmo modo que os ruralistas fazem pressão por isenção de impostos sobre a produção agrícola e pelo aumento de recursos do Plano Safra, os primeiros no chão das terras improdutivas, os segundos…

-…nos salões felpudos e coloridos do Congresso. Tio Rei retrata isto muito bem:

7 –  Bons tempos quando a prefeitura de São Paulo era comandada por um petista… O editorial do Estadão seria implacável: “São Paulo travada – em dois anos, o prefeito FERNANDO HADDAD (ou LUIZA ERUNDINA ou MARTHA SUPLICY), do PT, só cumpriu…”

– O atual prefeito, Ricardo Nunes, do PMDB, recandidatar-se-á (obrigado, Temer!) ano que vem e pode ser que, chegando ao 2º turno contra Boulos, o Estadão irá apoiá-lo.

8 – Numas férias no sul de Minas, acompanhei um tio levando gado pro abatedouro. Me lembrei disto vendo discursos e postagens dos deputados bolsonaristas sobre a CPMI do golpe fascista e vendo os vídeos sobre o 08/01. A caminhada do gado é a mesma, com uma diferença crucial:

– o gado vacum fazia merda enquanto caminhava… e morria com uma cacetada na nuca! O gado bolsonário sabe que fez merda, na tentativa de golpe e ao pedir a CPMI, mas confia que reverterá a narrativa e os milicos que os ajudaram nos acampamentos…

-.. ainda irão pras ruas pra derrotar o comunismo pagão! E seguem pro abatedouro!

9 – Entreouvido no tapete verde do Congresso. Jornalista de poderosa rede de tevê diz: Deputada, estamos ao vivo… e estão dizendo que Suas Excelências não querem mais a CPMI do 08 de janeiro… Qual a razão, já que uma CPMI poderia elucidar alguns pontos ainda obscuros?

– Deputada: “Meu caro, o Brasil está um caos com este governo, que só quer gastar. O país precisa de um teto de gastos que evite esta farra com dinheiro público prometida pelo Lula. Com a CPMI, ele só quer desviar a atenção do povo! Nós não permitiremos isto!”

– A pergunta  seguinte do jornalista não foi ao ar: “Mas não foram vocês que pediram a instalação da CPMI, deputada?” Poderia dar a impressão que a emissora era favorável ao Lula…

10 – Meu ex-colega neopentecostal postou um trecho do discurso do Chico Buarque ao receber o Prêmio Camões. E comentou: só mesmo um comunista para preferir a assinatura de um ladrão à do Mitô! O trecho é este: “… reconforta-me lembrar que o ex-presidente teve a rara fineza…

-…de não sujar o diploma de meu Prêmio Camões, deixando seu espaço em branco para assinatura do nosso presidente Lula”. Grande Chico! Estará sempre por aqui, mesmo cantando outros (Filosofia, de Noel Rosa).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *