Meus pitacos quase diários (15 e 16/03/2023)

Que me xinguem os bolsotários (eles continuam xingando!), mas cultura é fundamental!

Conceição Evaristo: “O imaginário brasileiro, pelo racismo, não concebe reconhecer que as mulheres negras são intelectuais”

Notícias perfeitamente dispensáveis, mas que a grande imprensa insiste em publicar:

 Notícia do UOL: Por que temos vontade de fazer xixi no banho,

no mar ou na piscina?

Apesar disto, ainda se faz Jornalismo no Brasil: leituras (e vídeos) que acho importantes

https://youtu.be/0IKSyrvsyKY

 

1 – No 3º ano do ginásio, tive uma professora muito ruim de Matemática. A matéria, Trigonometria, era nova e meio cabulosa e ela insistia em escrever um teorema no quadro, pedir uma explicação sem explicar nada e escrever, no final, cqd, como queríamos demonstrar.

– Fiquei pra 2ª época, assim como 23 dos 28 colegas de turma. Mas nos vingamos: num dia de chuva torrencial, pegamos seu Fusca e o arrastamos até um lamaçal que tinha no Colégio Estadual. Cometemos um crime? Pior do que o deste jovem de Ceilândia?

2 – Nesta intensa discussão sobre regulamentação das redes sociais, especialistas, autoridades e, principalmente, os usuários, precisam se conscientizar que liberdade de expressão não é absoluta. Não é admissível que um maluco incentive seus seguidores a seduzir crianças…

-…ou a matar homossexuais ou a, simplesmente, proibir mulheres de usar biquíni, pois isto atenta contra a moral e os bons costumes. É preciso, inclusive, proteger os próprios malucos, como o Paulo Kogos, com seu medo irracional do comunismo…

3 – Uma ponte é um bem patrimonial do Estado, assim como a estação de um metrô, não de um governo de plantão, qualquer que seja sua ideologia. Mudar o nome da futura estação Paulo Freire para Fernão Dias é tão inútil quanto mudar o nome de ponte…

-…Costa e Silva para Honestino Guimarães. Não é isto que vai conscientizar o povo, que não está nem aí para o nome de batismo político.

4 – As homenagens foram amplas e intensas: há 05 anos, Marielle e seu mororista, foram assassinados covardemente. Os executores estão presos ainda sem julgamento, e os mandantes continuam ocultos atrás das muitas proteções de polícias e justiças.

– Flávio Dino conseguiu criar uma força tarefa federal pra reinvestigar o crime, apontar os mandantes e julgá-los. Não será fácil… provas se perderam, testemunhas não se arriscam a aparecer, autoridades ainda os protegem. Como ele disse, temos que sair deste labirinto de ódio”

5 – A gente sabe que o custo da democracia é alto. No Brasil, porém, ele não só é alto como abusivo. A população elege um presidente não apenas porque ele é lindo, popular e sabe falar bem, mas porque tem um programa que promete melhorar a vida da população.

– Só que ele não consegue eleger parlamentares suficientes pra implementar o programa prometido. Então, tem que negociar ou, o que é óbvio, parlamentar com todos e cada um dos parlamentares. Um cargo aqui, uma emenda ali, uma renúncia fiscal acolá…

– Os benefícios pro povo que votou num ou noutro? Ah! que se ph..a!

6 – O governador de São Paulo postou nas redes sua felicidade pelo encerramento da concorrência pra construção de outro trecho do Rodoanel de São Paulo, que começou a ser construído há 20 anos, com algumas interrupções e várias denúncias de corrupção nunca julgadas.

– Um tanto chocante o seu modo de extravasar esta felicidade: martelando o púlpito com extrema violência… Deus livre os paulistas de felicidades ainda maiores de seu governador!

7 – Um Orleans e Bragança, eleito deputado federal na esteira do bolsonarismo – e reeleito pelo conservadorismo paulista – está colhendo assinaturas pra editar uma PEC que extingue a Procuradoria do Trabalho, que combate trabalho escravo. Já tem 60 assinaturas.

– Não deixa de ser irônico: um tataraneto da Princesa Isabel, que assinou a Lei Áurea, é favorável à escravatura… Mas é a realidade: a elite brasileira continua sendo o que sempre foi!

8 – Depoimentos de evangélicos presos pelos atos de vandalismo em Brasília mostram que, conforme análise do UOL em mil deles, igrejas de diversos Estados do país bancaram ônibus e organizaram caravanas para o golpe. Perguntinhas inocentes: a igreja do Malafaia é uma delas?

– Seus fiéis, após suas berrantes pregações imbuídas de fervor constitucional, foram a Brasília pra tomar o poder (enquanto ele ia descansar numa praia nordestina)?

9 – Jesus deve estar meio confuso lá no Céu. Depois de andar pela Terra pregando o amor, o perdão e a paz entre os homens, e ser crucificado por isto,  não consegue entender as pregações hidrofóbicas dos Malafaias, que dizem falar em seu nome.

– Mais incompreensível ainda: o terrivelmente evangélico ministro do STF foi o único a votar contra o decreto anti-armas do Lula. O 6° mandamento não vale mais?

10 – Ele não fazia parte das minhas preferências musicais… tanto que não tenho qualquer CD ou DVD dele… Ontem, fez  25 anos da morte de Tim Maia… por infecção generalizada causada por vícios pesados em álcool e cocaína. Ele tinha 55 anos (mais um!).

– Aquilo que muita gente considera sua genialidade, a mistura de vários gêneros musicais – soul, funk, samba e jazz – eu não curtia, apesar de algumas de suas apresentações  serem dançantes, contagiantes e… loucas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *