Meus pitacos quase diários (03 e 04/02/2023)

Que me xinguem os bolsotários (e como xingam!), mas cultura é fundamental!

Ricardo Kotscho: “Na teocracia miliciano-militar que está sendo implantada aos poucos por aqui, nos moldes dos velhos aiatolás, o capitão não se contenta em destruir o país, quer humilhá-lo”

 

Ainda se faz Jornalismo no Brasil: leituras (e vídeos) que acho importantes

https://piaui.folha.uol.com.br/materia/o-poco/

 

1 – A esta altura das investigações do golpe, com o ex-mitô tentando se manter longe do Brasil, o que leva alguns de seus operadores a se comprometerem judicialmente pra livrá-lo de alguma culpa? Marcos do Val, Anderson Torres, Waldemar… preferem a prisão?

– Acho que sim… Todos eles conhecem o destino do capitão Adriano da Nóbrega…

2 – Grande imprensa voltando rapidamente às origens. Ficou p..a* com Lula porque ele falou mal do Lemman e do Mercado. Dizem seus analistas que ele tem tantos problemas pela frente e fica se metendo em algo que ele não consegue compreender. É a Mídia sendo o que sempre foi…

3 – Joaquim Roriz, tradicional coronel da política goiana, e um ídolo populista no DF, foi eleito pro Senado. Achou que ia engolir as raposas felpudas da Casa e se f..eu*. Renunciou ao mandato 06 meses depois, envolvido num rolo de R$2,2 milhões sacados no BRB.

– Sérgio Moro que se cuide. Como juiz parcial, ele tentou satanizar a política e destruir o PT e não conseguiu. Queria ser presidente e não conseguiu. Assessorou o ex-mitô contra Lula e foi derrotado. Apoiou um bolsonarista pra presidência do Senado e foi derrotado.

Se tentar cantar de galo, vai pra panela rapidinho…

4 – Esta história do senador Marcos do  Val (ele vai ou ia renunciar?) é ridícula. Até 5ª feira, ele tinha dado umas 15 versões da tal reunião preparatória do golpe. E as interpretações na imprensa são mais ridículas ainda: livrar o ex-mitô, culpar o Daniel Silveira, incriminar o Alexandre de Moraes…

– É preciso lembrar da atuação dele na CPI da covid… um bolsonário sem noção, fazendo tudo que seu mito mandava. Não há surpresa nesta “bomba”: o gado cantava o hino prum pneu, tentava falar com aliens via celular, transformava halo solar em apoio de Deus…

– Só porque ele é (ou era?) um senador da República, não quer dizer que não pasta como gado…

5 – Meu professor de Português no ginásio era especialista em Linguística e me ensinou a importância das figuras de Linguagem pra quem queria ser escritor. Metonímia, Catacrese, Sinestesia, Metáfora… Evidentemente, Waldemar da Costa Neto matou aula nesta matéria.

– Dizer que “todo mundo” tinha a tal minuta não é metáfora, é conversa mole pro gado dormir. Isto seria uma sinédoque, tomar o todo (todo mundo) pela parte (os operadores do ex-mitô).

6 – Não sei porque mas as palavras de dona Damares me soaram como uma traição. Afinal, seu líder sempre foi Jesus, tanto que ela ficou preocupada por Ele não saber subir numa goiabeira. Esta preocupação ela não terá com o ex-mitô… um imbroxável “trepa” em qualquer coisa…

7 – Uns chamam de ingratidão, outros de mau caratismo mesmo. O fato é que o jogador Wallace, uma estrela do vôlei, pra se dedicar ao esporte, recebeu R$350 mil do Bolsa Atleta, um programa criado pelo Lula. Deve achar que venceu na vida apenas pelo próprio esforço.

– E, como não precisa mais de auxílio do governo, pode ameaçar dar um tiro na cara do presidente com uma Winchester…

8 – Uma das fake news mais disseminadas nos tempos da pandemia era a que dizia que a vacina contra a covid injetava um chip na pessoa, o que permitia sua dominação pelos chineses. Milhares de pessoas acreditaram nisto, o que ajudou a aumentar o número de mortos no país.

– Muitos bolsonários não se vacinaram, mas a dominação deles se deu por outra via: seus grupos sociais. É só ouvir este cidadão pra ver que a lavagem cerebral foi completa: o ex-mitô com 75% dos votos e mandando água pros nordestinos? Os yanomamis da Venezuela?

– Xandão tem razão: Walking Dead é aqui!

9 – Acho que dona Michelle ainda vai se arrepender da decisão de voltar sozinha ao Brasil e se colocar sob a guarda do Waldemar, confiante na possibilidade de ser candidata à qualquer coisa em 2026. Fora a assombração Queiróz, já começaram a levantar seus pecados…

– Manter a tradição das rachadinhas ao receber envelopes talvez de dinheiro vivo de amiga íntima, assessora do gabinete do senador Roberto Rocha, é a 1ª denúncia de uma longa série que vai pipocar na imprensa… E não serão versículos que esclarecerão a denúncia…

10 – 5ª feira foi a Festa das Águas — uma reverência a Iemanjá, rainha do mar, que Brasília não tem. Aqui, as homenagens deveriam ser em 08 de dezembro, dia de Oxum, a mãe das águas doces, apesar das águas do lago Paranoá estarem quase tão poluídas quanto o Rio Tietê…

– Era inevitável! Brasília vive da especulação imobiliária e todas as áreas verdes em seu entorno foram e continuam sendo destruídas pela urbanização ilegal, mas lucrativa. Iemanjá, de qualquer modo, não tem nada a ver com isto…

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *