Meus pitacos quase diários (13 e 14/10/2022)

Que me xinguem os bolsotários (e como xingam!), mas cultura é fundamental!

https://www.youtube.com/watch?v=ehkx8WLIOi4

Ainda se faz Jornalismo no Brasil: leituras (e vídeos) que acho importantes

https://www.youtube.com/watch?v=_x3D9iLiGQo

 

1 – A cidade natal de meus pais, onde passei muitas férias e carnavais, fica pertim de Aparecida. E a cidade faz romarias pra lá não só em 12 de outbro. A cidade é dominada pela Igreja Matriz, altaneira, visível de todo e qualquer ângulo. Um povo devoto de Aparecida, sim senhor!

– Cercada de fazendas de leite, café e milho, os senhores da terra não gostam da esquerda, mas já evoluiu: nestas eleições, Lula teve muito voto (41% contra 48% do MitÔ). E agora, depois do desrespeito no Santuário de Aparecida? A política será mais forte que a fé?

– Padre Quinzinho, que virava os alto-falantes da Matriz pro salão do clube nos bailes de carnaval dos meus tempos deve estar se revirando no caixão!

2 – Algumas pessoas de bom senso já vinham alertando sobre isto há algum tempo. Mas, a elite, os conservadores, políticos da centro direita à esquerda, a grande imprensa deixaram rolar. O orçamento secreto foi aprovado, a Justiça não brecou nada e o resultado ‘taí.

– O Rio está na frente há muito tempo: 05 governadores presos, deputados e vereadores sendo acusados na lentíssima roda da Justiça, desembargadores que são afastados e permanecem recebendo salários… práticas criminosas que se espraiam pelo país.

– E o Brasil deitado em berço esplêndido! Dormindo o sono dos idiotas…

3 – Me impressionam comentaristas, certas autoridades e  intelectuais – até os imortais da ABL presidida pelo Merval Pereira, conforme relato do Camarotti – falarem na preocupação que têm com a divisão do país e na necessidade de haver paz, após as eleições.

– Mais impressionante ainda é nenhum deles alertar que esta paz nunca haverá se o MitÔ ganhar. Não há espaço para compreensão, respeito ou amor no bolsonarismo. O que fizeram à padroeira do Brasil devia ser um alerta pros cristãos:

– O fascismo brasileiro tem apenas um deus, o Imbroxável I e Único, e ele é violento, vingativo, corrupto e trevoso…. e não necessariamente imbroxável… Eles sabem disto… Porque não dizem?

?????????????????????????????????????????????????????????

4 – Tudo bem, é no Nordeste… e no Nordeste mito é padim Pade Ciço, arminha é peixeira e cabra da peste é o hômi que tirou o Brasil do Mapa da Fome e levou água pro sertão: Lula. Mas ainda tem muito coronel por lá… e algum gado. O MitÔ juntou-os em Recife…

 

5 – Fato é fato: dona Damares, a Paranóica, disse uma mentira, algo que fez a vida inteira. Desta vez, ultrapassou todos os limites da decência humana, mas a ira e indignação que despertou, não a abalaram: insiste na mentira e diz que é pra proteger as investigações.

– Não há investigações porque nunca houve denúncia de fato. A mentira de crianças sem dentes pra facilitar sexo oral é invenção da direita internacional. Indago-me se ela usa dentadura e transferiu pra crianças algo que gostaria de fazer e não acha quem lhe faça!

6 – O deputado federal mais votado do Brasil que, com suas louvações a Deus e à tradicional família mineira, me lembra muito Lourival Silva, deputado mineiro que, diante da exposição da mini-saia numa vitrine, bradou: “Ninguém levanta a saia da mulher mineira!”

– São 50 anos a separar as perorações de um e outro deputado e um oceano de ignorância a uni-los. Felipe Neto já havia provado isto em relação ao Nicholas, e foi bloqueado em suas redes. Agora, Boulos bate o martelo. Observem o beicinho trêmulo do babaca.

7 – Em 1985, FHC disputou a prefeitura de São Paulo contra Jânio Quadros. Impávido e colosso, achou que já havia ganho as eleições e posou pra uma reportagem sentado na cadeira do Mário Covas, então prefeito. Abertas as urnas, ele perdeu.

– Em 2022, Haddad esteve na frente, pelas pesquisas, até encerrar-se o 1º turno com vitória de Tarcísio de Freitas, que lidera as pesquisas no 2° turno. E que foge de debates, mas já indica secretários. Só não sentou na cadeira do Garcia… Não é uma boa tradição…

– Mas, o carioca Tarcísio estava em Aparecida naquela vergonhosa passagem do MitÔ e seus barris de chope. E o respeito à Padroeira é uma tradição que honra os paulistas desde 1930, quando ela se tornou a padroeira do Brasil. Eles vão engolir o desrespeito?

8 – Eu desaprendi de falar com Deus há muitos e muitos anos. Lembro bem que foi no dia em que soube que um amigo-irmão do Colégio Estadual fora preso pra ele confessar onde seu irmão, que lutava contra a ditadura havia se escondido. Ele não sabia. Torturado, morreu!

– Deus não era justo… e eu nunca mais falei com ele. Quase 60 anos depois, fico pensando se não é hora de retomar um diálogo com Ele. Eu não viverei muito mais, mas filhas e netos sim… E o Brasil com o deus MitÔ será um inferno! Nossa Senhora que o diga!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *