Meus pitacos quase diários (25. 26 e 27/06/2022)

Que me xinguem os bolsotários (e como xingam!), mas cultura é fundamental!

Albert Einstein: “Quando jovens, aprendemos. Quando velhos, entendemos.”

  1. Gilberto Gil, aos 80 anos: “a naturalidade de convívio, do estar junto em família, elimina a diferença da idade com filhos e netos. Meus filhos adultos são como irmãos. Já os netos vejo como novos filhos (…) A educação não termina nunca, vai até o túmulo”.

– Minha família é dispersa, certamente por minha culpa: filhas e netos do 1º casamento moram em Washington e este pai e avô teve pouca influência na educação delas e nenhuma na deles, mas influenciou nas do 2º casamento. Hoje, indo pros  80, me questiono se foram boas…

2 – É sabido que música, para o MitÔ, é marcha militar ou fúnebre, humor é imitar uma pessoa com covid tentando respirar e cultura é ler o livro do Major Tibiriçá, aquele que gostava de torturar prisioneiros na ditadura. Marcelo Adnet, portanto, só pode ser comunista!

3 – A gente sabe que o Carluxo tem algum trauma psicológico que o faz, quase sempre, escrever pensamentos ininteligíveis nas redes sociais. E a mesma coisa acontece com suas atitudes no dia a dia de vereador federal. Talvez por isto, o assassinato de Marielle continua nebuloso.

– E há uma ameaça ainda mais grave agora: seu pai, quando ainda tenente, fez planos para explodir a Adutora do Guandu e alguns quartéis no Rio; que planos ele poderá estar fazendo pra evitar a derrota de seu pai em outubro? Por acaso, este post é alguma senha?

4 – Como jornalista, mesmo aposentado, eu tento ser imparcial ao narrar fatos. Nas redes, há sempre uma batalha tentando mostrar se um comício do MitÔ tinha muito ou pouco gado. Na Marcha com Jesus, há duas fotos, uma do palanque e outra aérea. Qual retrata a verdade do fato?

– Tendo a acreditar na segunda (há um vídeo que reforça esta crença) porque, mesmo não sendo especialista, ela foi feita com câmera fechada e a parte de trás da foto parece montagem. O chato é que o gado não acredita em fatos, não é mesm…?

5 – Uma dúvida preocupante neste comentário na Globo News: é o reconhecimento da grandeza de Lula como presidente da República por uma respeitada comentarista política ou é uma munição pros bolsonários chemarem Lula de alguém que não respeita nem sua própria família?

6 – Este reboliço nas redes por causa de uma atriz que doou seu bebê gerado em um estupro, me leva a duas questõs legais: 1: um hospital se nega a fazer o aborto legal  de uma menina pobre de 11 anos estuprada e grávida e uma juíza e uma procuradora tentam evitar o aborto legal.

– 3 –  a atriz famosa fez o aborto permitido pela lei num hospital, sem qualquer alarde. Uma enfermeira chantageia a atriz, que recusa a chantagem. Daí, a enfermeira repassa o assunto para um jornalista, que liga pra atriz e, sem seu consentimento, divulga o fato.

– Resultante dos fatos: o 1º hospital, a juíza, a procuradora e a enfermeira cometeram crimes… 1ª questão: serão incriminados e julgados? 2ª questão: um  jornalista tem o direito de invadir a privacidade de uma pessoa?

7 – Castelo Branco, o 1º presidente da Petrobras no governo do MitÔ, tempos depois de ser demitido por ele, postou num grupo de Whats’App: “No meu celular corporativo tinha mensagens e áudios que poderiam incriminá-lo. Fiz questão de devolver intacto para a Petrobras”.

– Por que ele não denunciou isto quando ainda era o presidente da empresa. Ou quando saiu dela? Que tipo de honestidade é esta de achar que devolver o celular à Petrobras é mais importante que denunciar crimes do presidente da República? É bem o tipo de moral da elite brasileira…

8 – O MitÔ demonstra claramente que não tem adversários, só inimigos. Mas, tudo indica, detesta parceiros também. A vice governadora de Santa Catarina foi eleita na onda bolsonarista e segue seu MitÔ até hoje, defendendo-o de qualquer acusação malévola dos comunistas.

– Em assim sendo, deve ter uma explicação pra atitude dele em sua ida à Marcha com Jesus, em Camboriú: ele não gosta de políticos dividindo as atenções com ele? Ou ele não gosta de mulheres junto dele?   Minha dúvida é outra: vale a pena humilhar-se por um idiota?

9 – Na Marcha para Jesus, o MitÔ foi didático: sua luta é do bem contra o mal, sua luta é para que o povo esteja armado para que não seja escravizado… Aí viajou na maionese e bradou que seu exército se aproxima das 200 milhões de pessoas…

– Ou seja, se a interferência das Forças Armadas e da Polícia Federal nas eleições, “fiscalizando e avaliando” as urnas eletrônicas não der certo, ele tem o Exército (que nem precisa ser de 200 milhões) pra garantir a paz dos cemitérios de sua augusta ditadura.

10 – Gilberto Gil completa 80 anos hoje. Eu não gostava daquilo que passou a ser chamado de Tropicália, quando ele ‘explodiu’ no Festival da Canção de 1967 cantando Domingo no Parque. Ele, Caê, Mutantes me pareciam alienados, desligados da luta política.

– Aos poucos, mudei de ideia. Boa música independe de raça, gênero, língua  ou posição política.

Ainda se faz Jornalismo no Brasil: leituras (e vídeos) que acho importantes

https://theintercept.com/2022/06/27/juizes-atacam-eleicoes-e-democracia-com-bolsonaro/

https://www.youtube.com/watch?v=dCK2zK-riUE

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *