Meus pitacos quase diários (27 e 28/05/2022)

Que me xinguem os bolsotários (e como xingam!), mas cultura é fundamental!

Isaac Asimov: “A violência é o último refúgio do incompetente.”

  1. Segundo o último DataFolha, Lula pode ser eleito no 1º turno. Mas, mais de 50 milhões de brasileiros ainda apoiam o MitÔ. Quem são eles? Militares? Policiais? Neo pentecostais? Machistas? Racistas? Homofóbicos? Pusilânimes como o Ciro Nogueira? Barões e baronetes?

– Eu tenho consciência que o ser humano é, naturalmente, mesquinho e violento, controlado apenas pela religião e pelas regras impostas pela sociedade. Mas é desesperador ver que 20% da população brasileira, boa parte dizendo-se cristã, é como o MitÔ, incapaz de amar…

2 – Eu não sei qual é o salário de um deputado paulista, nem quantos penduricalhos eles têm acrescidos aos salários pra representar o povo e legislar em prol deste povo. Mas sei que é muito! Aí vem uma Excelência e apresenta um PL criando o Dia da Harmonização Facial.

– E a presidenta da Mesa diz que “quem for a favor permaneça sentado”, nem olha pro plenário e  aprova o PL… Carái! Vou-me embora pra Pasárgada…

3 – Após a mais nova chacina, o coronel secretário da PM do Rio disse que a culpa pela migração de bandidos para a cidade é do STF, que proibiu operações policiais em favelas e periferias durante a pandemia.  Meio contraditório, não é mesm…?

– Depois que o ministro Fachin proibiu as operações (referendado pelo STF), houve 74 “não-operações” nas favelas e periferias do Rio, com 330 mortos, incluindo duas chacinas, esta da Vila Cruzeiro e a do Jacarezinho. Vocês já pensaram se as operações não estivessem proibidas?

4 – A pedra foi cantada há muito tempo. Não deu certo com Hulk, Mandetta, Moro, Leite, Dória, mas sempre tem alguém pra balançar o mastro de barões e baronetes pátrios, com a devida bênção da Globo. E esta já vem insuflando o nome Tebet desde que os tucanos cornearam Dória.

– Na verdade, dona Simone já vinha sendo ensaboada e perfumada pelos comentaristas globais desde a CPI da Pandemia. Mulher, política experiente, boa oradora, da direita light, ligada ao agronegócio… Da mesma linhagem que mandou no Brasil por 500 anos!

– Se conseguir chegar aos 02 dígitos, Lula não vence no 1º turno. É o que barões, baronetes e Globo querem. Depois, viram todos bolsonaristas… sem ruborizar as faces!

5 – Não há nada que justifique o crime cometido por policiais rodoviários, que vêm se tornando uma força auxiliar das cada vez mais violentas forçar policiais do país. E só há uma justificativa para o cara que está junto de quem está filmando não ter alertado os policiais no ato:

– O filmador diz pro parceiro: “Seu parente é doente mental, cara! Você tem que avisar a polícia!” Mas ele não avisa porque tem medo dos policiais… E a tortura segue e o parente morreu asfixiado! Assassinato em 1º grau… Os policiais foram presos? Não! Afastados das ruas, apenas.

6 – Este fato de um cara sendo morto asfixiado no porta malas de uma viatura da PRF nos leva a outra constatação dolorosa: o apoio do MitÔ às armas e à violência contaminaram muitas das instituições públicas, que usam o cinismo pra prestar contas à sociedade.

– Neste caso, após a repercussão, a PRF soltou nota dizendo que “o homem de 38 anos resistiu ativamente a uma abordagem… Em razão de sua agressividade (o cara era doente mental, p^..a*!), foram empregadas técnicas de imobilização e instrumentos de menor potencial ofensivo…”

– Desde quando enfiar um cara no porta malas de viatura policial cheio de fumaça do escapamento é uma técnica ou instrumento adequado de contenção? Outra técnica menos ofensiva, o joelho no pescoço, foi usada pra matar o George Floyd e o policial que o matou está na cadeia.

7 – Um País precisa dos impostos pagos pelos seus cidadãos e empresas pra pagar suas próprias contas e mover a economia, beneficiando indústrias, comércios e cidadãos. Estados e Municípios também. Ou seja: impostos têm o objetivo de atender barões, baronetes e o povo…

– Atender o povo significa, no mínimo, educação, saúde e transporte  de qualidade e um salário mínimo que permita usufruir de educação, saúde e transporte de qualidade. E cultura é um componente fundamental para isto! Mas R$800 mil pela apresentação de um sertanejo? É putaria, carái!

8 – Sei que o machismo no Brasil é algo estrutural e tão irracional quanto o racismo e a homofobia. A evolução que explodiu na minha geração – rock and roll, Woodstock, maconha, pílula anticoncepcional, liberdade sexual, contestações mis – ainda não atingiu sua plenitude em nosso país.

– E houve um grande retrocesso nestes tempos bolsonários. O desrespeito e a violência pregados pelo MitÔ são um alento para machistas, racistas e homofóbicos.  E eles fazem questão de mostrar o que são em público… Triste Brasil!

9 – O governo do MitÔ é tão ruim, mas tão ruim, que dos 06 programas criados pra enfrentar o desemprego, só 01 continua operando. E o desemprego continua alto: 12 milhões de brasileiros. Reduziu um pouco agora, não por causa dos programas, mas  pela redução da pandemia.

– Mas aqueles que recuperaram empregos recentemente descobriram que o valor dos salários também diminuiu, mas se reclamarem, vão pra rua… Afinal, tem poucos empregos e muitos desempregados… É a velha lei do Mercado: ou dá ou desce!

10 – Quantos Genivaldos precisarão morrer covardemente nas mãos de policiais elogiados pelo MitÔ para que o povo saia da sua passividade e enfrente a violência sem controle e sem punição de quem deveria garantir a segurança da população?

– Percebam como, diante de gente desarmada mas revoltada, os machões da lei recuam. Ou se aquartelam à espera da próxima vez que poderão mostrar sua macheza diante de um cara simples, desarmado e amedrontado.

11 – Entendi porque a maioria dos sertanejos é bolsonarista: eles acham, como o MitÔ, que é um direito deles ficarem ricos à custa do dinheiro público, seja via rachadinhas, seja via cachês pagos por prefeitos que não dão o pão, mas fornecem o circo pra seus cidadãos.

– O prefeito da mineira Conceição do Mato Dentro desviou verba da educação, saúde, meio ambiente e infraestrutura pra contratar Gustavo Lima por R$1,2 milhão prum show em junho. Nem em Roma o circo era mais importante que o pão…

12 – Está errado o André Trigueiro. O Brasil sempre foi, é e será o país do futuro… É esta uma das garantias da elite de que a população permanecerá passiva e esperançosa de dias melhores que virão algum dia com certeza. Enquanto isto, ela, a elite, se locupleta…

13 – A Justiça Divina é discricionária? Genivaldo de Jesus foi abordado pelos policiais rodoviários que o asfixiaram e mataram porque rodava de moto sem capacete e se rebelou contra os policiais que estavam empurrando-o para o porta malas enfumaçado.

– Sabe-se que o MitÔ adora fazer motociatas sem usar capacete… Sabe-se que o MitÔ não admite ser contestado nem pelo gado que o espera em seu cercadinho… Pergunta-se, pois: se ele fosse abordado e reagisse, os guardas o botariam pra respirar a fumaça do carro?

Ainda se faz Jornalismo no Brasil: leituras (e vídeos) que acho importantes

https://theintercept.com/2022/05/26/agentes-prf-sergipe-assassinato-genivaldo-viatura/

https://apublica.org/2022/05/zema-coloca-prima-de-chefe-de-mineradora-em-orgao-que-decide-mineracao-na-serra-do-curral/

https://jornalggn.com.br/economia/crise-economia/arthur-lira-tem-que-ser-detido-por-luis-nassif/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *