Meus pitacos quase diários (29, 30 e 31/05/2022)

Que me xinguem os bolsotários (e como xingam!), mas cultura é fundamental!

Julian Assange: “Aparentemente, a imprensa ultrapassa os limites éticos, mas isso não significa que um jornal inteiro deva receber uma sentença de morte por causa disso.”

  1. Quando fiz Jornalismo, havia uma premissa ética para a profissão: jornalista pode ter opinião própria, mas tem que se eximir delas quanto noticia ou comenta algum fato, pois fatos são fatos, não têm um lado. Por isso, os jornais têm editorial,  pros donos emitirem sua opinião.

– Esta regra ética já foi pra casa do carái há muitos anos… Todo o noticiário da grande imprensa tem comprometimento político: canais abertos têm um inimigo comum, Lula, mas se dividem no apoio sutil ou declarado ao MitÔ ou no ataque ao MitÔ, sem deixar de demonizar Lula.

– Não tenho dúvidas de que se houver 2º turno entre os dois, todos serão, clara ou sutilmente, contra Lula. O Mitô é como os cachorros: late muito, mas não morde barões e baronetes…

2 – Dizem que os gaúchos são bolsonaristas porque eles são brancos, machos e não gostam de nordestinos. Na minha vida profissional, eu rodei muito por lá, na serra, nos pampas, nas missões. Tem gaúcho idiota, sim, como o Onix e o Heinze, mas a maioria merece meu respeito.

– Érico Veríssimo, um gaúcho porreta, escreveu: “Olha as estrelas. Enquanto elas brilharem, haverá esperança na vida.” Acho que os gaúchos estão olhando uma estrela agora!

3 – Oba! Enfim o Globo rasgou a fantasia da imparcialidade. Seu editorial de sábado, 28, é claro: Lula não pode ganhar no 1º turno! FHC podia, óbvio… mas se Lula ganhar significa que o povo está mais consciente, menos politicamente analfabeto e propenso a exigir seus direitos…

– Como os Marinho vão lidar com isto? Novelas menos imbecilizantes? Jornal Nacional menos parcial e mais ético? GloboNews com comentaristas menos enquadrados? Na visão da Globo, o MitÔ vocifera, mas é um rato desdentado… Lula não! Prum 2° turno, ela já tem candidato…

4 – É impressionante como o ódio leva pessoas a perder qualquer noção de civilidade, qualquer noção cristã de amor ao próximo. Luciano Hang, que se veste de papagaio pra indicar seu amor à Pátria, é um baronete cafajeste, que ficou rico às custas do Estado brasileiro.

– Arrota sua brasilidade, mas tornou símbolo de suas lojas a Estátua da Liberdade, um símbolo americano. Xinga o comunismo chinês, mas só vende produtos made in Chinas em suas Havan’s. Afirma que o Estado brasileiro é corrupto, mas deve milhões ao Estado.

– O esgoto que aflorou com o MitÔ não é composto só daquele rebotalho de racistas, homofóbicos, misóginos, sádicos e sub letrados que viviam engolindo sua mediocridade pelos cantos… há gente tão cheia  da grana quanto vazia de caráter!

5 – Este cara é dono do Alfacon, um curso para policiais militares. A mentira é óbvia (a latinha de mijo bateu nas costas, o mijo subiu e foi parar no nariz, do outro lado?). O desrespeito ao ser humano morador de favela e aos  negros é óbvio. Resultado: chacinas nas favelas…

– O que me espanta é que a maioria imensa de policiais militares no Rio é negra ou parda e nasceu em favelas e periferias. PM’s são ou foram pobres que ascenderam à classe

baixa, mas se sentem superiores aos seus iguais que continuam pobres. E odeiam não serem!

6 – Segundo o noticiário, a operação policial na Vila Cruzeiro foi muito bem preparada, com antecedência e seguindo as determinações do STF. Mesmo assim, 16 dos 21 homens mortos não tinham mandato de prisão. E a mulher morta não tinha nada a ver com a possível bandidagem.

– Aguardemos, pois, os próximos passos: quanto tempo levará pras milícias assumirem a Vila Cruzeiro?

7 – O MitÔ bloqueou R$3,23 bilhões do orçamento. Universidades e Institutos Federais ficam quase sem recursos para investimento e custeio, o que não é surpresa, já que o fascismo odeia educação. Mas ele bloqueou verbas pro INEP, o que é explicável também.

– Como os ‘negucinhos’ de seus pastores foram descobertos – venda de bíblia, barra de ouro, construção de templos – não há mais razão pra liberar recursos pro Instituto, né mesm…?

8 – Eu não sei o nome dela. Mas sei que é bem curtida nas redes. Porque mostra a cara e fala o que sente. Quantos fazem isto nas redes sociais? Quantos colocam o nome próprio e a sua foto ou mostram seu rosto para dar uma opinião?

– Cazuza compôs: “Não me convidaram // Pra esta festa pobre // Que os homens armaram // Pra me convencer // A pagar sem ver // Toda essa droga // Que já vem malhada // Antes de eu nascer…//. Há exceções, mas os brasileiros, infelizmente, continuam escondendo suas caras…!

9 – Se há algo que a elite brasileira gosta é de apuração.  Por policiais, por procuradores, via CPI’s… Qualquer denúncia é seguida de notas informando à população que ela será apurada com rigor. Abrem-se inquéritos, a Imprensa noticia e… protno! Deu-se a devida satisfação!

– A Imprensa descobre outras maracutaias, não dá mais notícias sobre aquela, o povo tem memória curta e a denúncia é esquecida. Há outras denúncias a serem esquecidas daí a pouco. O governo do MitÔ comprou tratores pra seus aliados com verbas pra pobres. Apure-se… e ph…-se!

10 –Conceição do Mato Dentro é uma cidade histórica e turística pertim de Belzonte. Seu prefeito é filho de uma raposa felpuda da política, e não é um marinheiro de 1ª viagem. Já foi prefeito, deputado federal e, em 2020 foi reeleito prefeito da cidade com quase 90% dos votos.

– Como político matreiro, ele tenta se livrar do escândalo de tirar dinheiro de áreas sociais pra pagar o cachê do Gustavo Lima. Faria melhor se aproveitasse a fama inesperada da cidade pra atrair mais turistas: “Conheça a cidade que pagou R$1,2 milhão pra ouvir um sertanejo cantar”

Ainda se faz Jornalismo no Brasil: leituras (e vídeos) que acho importantes

https://jornalggn.com.br/xadrez-2/xadrez-da-ultradireita-e-de-lula-a-ultima-esperanca-liberal-por-luis-nassif/

https://www.youtube.com/watch?v=JbggQGnu1Sk

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *