Meus pitacos quase diários (07, 08, 09 e 10/05)

Que me xinguem os bolsotários (e como xingam!), mas cultura é fundamental!

Mahatma Gandhi: “A prisão não são as grades e a liberdade não é a rua. Existem homens presos na rua e livres na prisão. É uma questão de consciência.”

  1. Pois é… o cara está preso numa penitenciária de segurança máxima bem longe do Vivendas da Barra, onde morava e exercia seu poder. Mesmo assim, o MP/RJ deflagrou a Operação Calígula, contra ele, Ronnie Lessa, pra investigar rede criminosa de jogos de azar.

– E apreendeu R$2 milhões de reais em espécie na casa de uma delegada. Incrível este Brasil: o cara continua agindo, apesar de preso, e o mesmo MP que faz operações vitoriosas contra a corrupção policial não consegue apontar os mandantes da morte da Marielle. Por quê?

2 – A campanha Lula/Alkmim está nas ruas. Pregando respeito, solidariedade, amor… Torço para que dê certo, porque não vivemos tempos de paz. O MitÔ não é da paz nem do amor… e incita seus bolsonários ao confronto, de preferência armado, pra matar “uns 30 mil!”

– Os 650 mil mortos na pandemia não foram suficientes.

3 – Eu conheci Alexandre Garcia há muitos e muitos anos atrás. Ele era da Manchete e sua então mulher, também jornalista, foi numa coletiva do presidente da estatal em que eu trabalhava. Foi num domingo, na casa do Rui e havia outros jornalistas também.

– Garcia não foi como jornalista, mas como marido apenas. E demonstrou todo o jeitão machista típico dos milicos donos do poder de então. Corrigia a mulher, interrompia a entrevista, fazia perguntas políticas que não estavam no contexto. Agora, gagá, vestiu a farda finalmente…

4 – A grande imprensa foi clara em sua posição: preferiu chamar atenção para o discurso lido por Lula, como se a advertência dela sobre os improvisos dele tivesse sido obedecida. Sobre o discurso, ressalta a moderação e o apelo à união. Mas, logo voltarão à carga!

– Não tem importância. A grande imprensa não faz mais presidentes nem ministros da Fazenda. E a festa foi bonita, né? E fundamental foi Lula usar uma frase de Paulo Freire para deixar clara a razão de sua candidatura: “”Unir divergentes para enfrentar antagônicos”. Ouviu, Ciro?

5 – Semana passada houve um ruído sério entre poderes: o ministro da Defesa, deu uma “ordem velada” ao presidente do TSE pra divulgar as sugestões feitas pelos militares pras eleições de outubro, “haja vista o amplo interesse público em tal questão”. Fachin nada tinha contra…

– Mas aí  ficamos sabendo que quem pediu sigilo de 05 anos sobre este assunto foi um general, Héber Portella, representante das Forças Armadas na Comissão de Transparência das Eleiçoes, criado pelo TSE exatamente pra comprovar a lisura do processo, tão contestado pelo MitÔ.

– O ministro da Defesa vai exonerar seu general? Vai pedir desculpas ao TSE? Ou vai enfiar o rabo entre as pernas? Ele exonerou o general… mas porque quer assumir ele mesmo o lugar dele na Comissão do TSE… Pra bagunçar as eleições, como quer o MitÔ?

6 – Três coisas chamam minha atenção nesta live: 1. O MitÔ falando que as Forças Armadas são zelosas… Em relação a que? Aos seus generais? Por isso compram viagra e próteses penianas pra eles? 2. Auditoria Externa pelo PL, partido do Costa Neto? ‘tás brincando?

– 3. O general Heleno digitando em seu celular enquanto o MitÔ falava… Ele admitiria isto de um capitão se ainda mandasse alguma coisa?

7 – A elite sempre arranja um jeitinho. E sempre tem um baba ovo pra testar a ideia que poderá atender seus interesses. Desta vez, o porta voz político dos Marinho foi o escolhido. Em sua coluna, propôs mais uma jabuticaba brasileira: 2º turno disputado por 03 candidatos…

– A ideia é extravagante, pra não dizer estúpida… mas tem um significado claro: a 3ª via morreu, apesar dos esforços globais, e os Marinho vão ter que decidir: começam a fazer jornalismo ético e imparcial ou se declaram bolsonaristas desde criancinhas.

8 – Quem lê jornalão ou assiste tevêNews precisa dar um tempo e acompanhar redes, youtubers e que tais. Como sempre, a grande imprensa tenta criar um padrão daquilo que precisa ser dito pelos candidatos, sob pena de não serem ouvidos pelos eleitores… que não a lê ou  a assiste.

– A esta altura, ela já percebeu que Lula será presidente de novo… e tenta traçar o caminho que ele deve andar. Vão se fu..r*!

9 – Qual é o significado deste texto: “Foi-se o tempo em que a vitória do ex-presidente Lula era dada como certa, e no primeiro turno. Pesquisas recentes alertam para uma tendência de crescimento de Bolsonaro, que em algumas delas já se aproxima de um empate técnico.”

– Na última pesquisa do Datafolha, a diferença de Lula pro MitÔ no 1º turno estava em 11%, ou seja, 16 milhões de votos. Isto é aproximar-se do empate técnico? Ou seja, o autor fantasia a realidade… o que é óbvio, quando o autor se chama Merval Pereira.

10 – Comentaristas políticos da grande imprensa, como sempre, tentam ensinar Lula a fazer sua campanha presidencial. “Ele dever ler os discursos, porque se improvisar vai cometer um monte de gafes.” Parece que anseiam ser contratados pela campanha petista…

– O último “ensinamento” saiu no UOL: esta história da campanha de tentar mesclar o passado vitorioso de Lula com o presente não dará certo… os tempos são outros!” Está aí o mote da campanha de 1998, mixado para 2022 emocionando a plateia e inflamando as redes… É Lulalá de novo!

Ainda se faz Jornalismo no Brasil: leituras (e vídeos) que acho importantes

https://jornalggn.com.br/politica/xadrez-de-como-sera-o-golpe-da-urna-eletronica-por-luis-nassif/

https://theintercept.com/2022/05/05/mpsp-promotores-liberados-campanha-com-salario/

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *