Meus pitacos quase diários (1° e 02/05/2022)

Que me xinguem os bolsotários (e como xingam!), mas cultura é fundamental!

George Carlin: “Se existe um Deus, acho que a maioria das pessoas devem concordar que Ele é, no mínimo, incompetente e talvez, simplesmente não está nem aí.”

  1. Eu não sou um entusiasta de cachorros, apesar de ter criado um vira lata na chácara durante anos e conviver, hoje, com uma gata também vira lata. Muitas vezes, cachorros e gatos ajudam a amenizar a solidão causada pela distância de filhas e netos e enchem o tempo ocioso da velhice.

– Mas, acho doloroso que num país em que a gente encontra crianças pedindo comida em esquinas e sinais, o STJ ocupe o tempo de seus juízes muito bem remunerados prum assunto como este: pensão pra cachorros após separação do casal…  Triste Brasil!

2 – Ontem foi Dia do Trabalho. Manifestações não muito significativas nas ruas. De um lado e de outro. Lula, no palanque, foi enfático na defesa dos trabalhadores, dos salários, contra a inflação. O MitÔ, em vídeo, esqueceu dos trabalhadores, mas falou em Deus e na Família.

– A escolha ainda vai ser muito difícil, Estadão?

3 – As redes não perdoam, mas o fato de Maria Beltrão ser filha de um ministro da ditadura que assinou o AI-5 não tem nada a ver com suas posições políticas. Ela é jornalista da Globo há anos e aceita as regras ditadas pela Globo: Lula é o inimigo, ponto.

– Lula foi julgado por um juiz considerado parcial pelo STF e pela ONU e isto não quer dizer que ele seja inocente? Porque, como uma conceituada jornalista, ela não prova que ele seja culpado? Onde estão os milhões que ele roubou da Petrobras? Debaixo do colchão?

4 – São mantras da família Bolsonaro defender a Pátria, a Família, a Moral e os bons costumes… O que faz então, o vereador Carluxo em tentar livrar o vereador Gabriel Montiero das acusações de abuso sexual, estupro e assédio sexual, comprovadas em vídeos dele próprio?

– Dizem que é uma posição política, o vereador é do PL como o MitÔ. Tenho minhas dúvidas… Acho que é uma questão de moral distorcida mesmo: a misoginia deles acha que a mulheres têm que aprender que são objetos desde criança.

5 – Eu cresci no centro de Beagá, a 01 quarteirão da Praça 7. Uma rua tranquila, com árvores e paralelepípedos. Enquanto eu crescia, minha rua poluiu-se: asfalto, prédios, ônibus, o progresso! E a miséria: crianças que pediam comida e roubavam de dia e dormiam  nas escadas dos prédios.

– Eu já estava em Brasília quando esta miséria tomou conta da rua. Minha mãe ainda morava lá e não sabia se ficava com medo de sair à rua ou se tinha pena dos meninos. Na dúvida, distribuía moedas toda vez que ia ao mercado. Aos poucos, todas as cidades ficaram assim.

– Durante os últimos anos, houve esperança que isto mudaria… e começou a mudar mesmo. Barões e baronetes não gostaram. E, em 06 anos, a miséria está nas ruas de novo. Triste Brasil!

6 – É por isso que barões e baronetes amam o Brasil, memo não vivendo no Brasil necessariamente. 50 pessoas acusaram a Prevent Senior de cometer uma série de crimes durante a pandemia, de receitar cloroquina a convencer familiares que o doente não iria sobreviver.

– Abriram-se inquéritos. A imprensa escandalizou-se… e pronto. O único inquérito encerrado, da Polícia Civil de São Paulo, inocentou a empresa e os barões, que anunciam, agora, um aumento no faturamento da Prevent Senior de R$4,3 para R$5,1 bilhões… Viva o Brasil!

7 – General Mourão, qual seria sua reação, se comandante de um quartel, e um de seus recos dissesse que a ordem de passar cal no meio fio da calçada estava errada, pois  ele se alistara no Exército para ser soldado e não para ser pintor de meio fio? Mandaria prendê-lo?

– Ou relevaria pois consideraria isto como liberdade de expressão?

8 – Brasília é considerada a cidade com a média salarial mais alta do país, o que é algo fácil de entender: parlamentares, supremos, autoridades públicas, altos tecno-burocratas moram aqui. Mas Brasília é, também, uma cidade grande como todas as grandes cidades do Brasil.

– Com desempregados, com periferia, com miséria… e gente que, mesmo não sendo miserável, está passando fome e briga pra pegar cebola em promoção de supermercado. Já pensaram todo mundo armado como o MitÔ tanto anseia?

9 –  Dia 30 de abril de 1981 havia um grande show em comemoração ao Dia do Trabalho no Riocentro. E os porões da ditadura prepararam uma surpresa sangrenta: iam explodir bombas durante o show e culpar as esquerdas pela tragédia.

– Não deu certo: uma das bombas explodiu no colo de um sargento dentro de um carro, matando-o e ferindo seu acompanhante, um capitão. Não deu pra culpar os comunistas mas fantasiaram tanto o atentado que os verdadeiros culpados continuam impunes.

– É uma grande vergonha que as Forças Armadas continuam carregando 41 anos depois. Elas acham que voltando ao poder com o MitÔ conseguirão apagar esta mancha… A história costuma se repetir como farsa… Neste caso, a farsa já aconteceu e a história nunca esquecerá!

10 – Sábado fez 05 anos que o rapaz latino americano sem dinheiro no bolso morreu. Ele estava praticamente desaparecido desde 2007, sem compor, sem cantar, sem dar entrevistas, vivendo com a última mulher no Uruguai. Reflexos de uma alma atormentada?

– Pode ser. Nossa geração amadureceu nos tempos sombrios e os tempos rebeldes não conseguiram mudar nossa concepção de vida: ainda somos os mesmos e vivemos como nossos pais…

Ainda se faz Jornalismo no Brasil: leituras (e vídeos) que acho importantes

https://www.youtube.com/watch?v=11yn67BBiV8

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *