Meus pitacos quase diários (22, 23 e 24/04/2022)

Que me xinguem os bolsotários (e como xingam!), mas cultura é fundamental!

Mário Quintana: “Livros não mudam o mundo, quem muda o mundo são as pessoas. Os livros só mudam as pessoas.”

  1. Eu já escrevi aqui que eu fui um tímido crônico na infância/juventude. Conversar era difícil. Estar num grupo de pessoas era irritante. Brincadeiras mais estúpidas, típicas de meninos, era um tormento. Então, encontrei um refúgio: os livros da biblioteca de meu pai.

– Ontem, 23 de abril, foi o Dia Mundial do Livro. Deveria ser todo dia…

2 – Taí uma das razões porque o bolsonarismo detesta cultura… e, por consequência, o provo brasileiro. A essência da nossa cultura popular é o Carnaval, cujas escolas de samba sabem expressar o caráter gaiato do nosso povo, que não tem medo de gozar a tudo e a todos.

– Fascistas odeiam esta liberdade de rir mesmo em tempos sombrios. Preferem que as desgraças da vida sejam sentidas com dor e desespero. A encenação da Rosas de Ouro, no desfile do Anhembi, lembrou bem, gozando, quão imbecil é o presidente que nos governa!

3 – O Brasil está evoluindo… Agora, já tem 02 imbrocháveis, quiçá 03. O MitÔ já declarou publicamente sua imbrochabilidade e Ciro Gomes não  usou o palavrão, mas disse que sua candidatura continua de pé porque só ele é capaz de comer o MitÔ e Lula juntos…

– Dória deve ser o 3º a entrar neste panteão, levando o mastro tucano até o fim… Bem, Ciro a gente sabe pra onde vai em outubro: Paris. Dória também: Miami. E o MitÔ? aceito apostas: Papuda? Bangu? Ou Mossoró, pra fazer companhia a Ronnie Lessa?

4 – A historiadora Barbara Tuchman escreveu o clássico A Marcha da Insensatez, em que mostra a estupidez dos governos, que sempre optaram por caminhos que levavam o país ao confronto e não ao entendimento, uma insensatez com resultados dolorosos pra sua população.

– A insensatez continua. Vide Rússia x Ucrânia: a guerra estava prevista desde 2014! Vide MitÔ x STF: o golpe está previsto desde 2018! E não há bombeiros sensatos para impedi-lo. Justiça, Parlamento, Forças Armadas, Imprensa, Intelectuais dão pitacos… e só!

– E o MitÔ, seus generais de pijama e seus milicianos avançam… até os pitacos virarem uma correria geral pros aeroportos!

5 – A Globo teve que engolir esta em pleno Sambódromo. O Carnaval voltou em todo o esplendor das Escolas de Samba… e a imensa alegria do povo na rua de novo. É claro qu não iam ficar gritando MitÔ! MitÔ! MitÔ! não é mesm…?

6 – Taí uma pergunta que eu gostaria que os institutos de pesquisa fizessem quando sondam a preferência dos eleitores para presidente da República. Na última, da XP-Ipespe, 30% dos entrevistados consideraram o governo do MitÔ bom ou ótimo… Por quê?, eu perguntaria…

– E incluiria uma lista de possibilidades: a. sua vida melhorou? b. está sobrando dinheiro no fim do mês? c. família está comendo carne todo dia?  d. está viajando pra Miami todo ano? e. o patrão deu um aumento acima da inflação? f. o MitÔ é ph..a* que nem você?

7 – FHC, depois que assumiu o poder, tornou-se privatista. Achava que o Estado não dava conta de espalhar faculdades pelo país e tornou menos rígidas as regras pra criação de faculdades privadas, que se multiplicaram em pouco tempo. Uma boa medida, que desandou.

– Reduziu-se, também, a rigidez na fiscalização do ensino superior… e o resultado é óbvio: a qualidade profissional foi pras cucuias. Este caso de Itaporanga/PB é emblemático: o juiz admite que houve erro grave na prisão de um inocente, mas inocenta o Estado…

-… e manda o inocente pagar as custas do processo! Ah! a propósito: Itaporanga tem faculdade de Direito sim…

8 – Ouvido no cercadinho do Palácio. Um cara másculo, careca, barba rala e bíceps salientes sob a camisa polo fala alto pra todos ouvirem: “Po..a!*, vocês viram o desplante da Portela? O desrespeito com o MitÔ? Se eu estivesse lá, eu descia o cacete, carái!”

– Uma jovem, olhando sonhadora pros bíceps do cara, completa, inocente: “Mas o MitÔ não é do Rio? E não manda no Brasil? É só mandar acabar com o Carnaval… e mandar transformar a Marquês de Sapucaí em escola cívico-militar! E com parada militar todo dia…* Aplausos e urros…

9 – Muitos jornalistas não acreditam no plano mirabolante da bancada evangélica pra fazer o MitÔ ganhar a eleição no 1º turno: o vira-voto. É o seguinte: cada líder religioso vai convencer seus pastores a terem conversas pessoais com os fiéis de suas igrejas. Papo reto!

– Cada conversa vira um voto e, assim, o MitÔ ultrapassa os 50 milhões de votos. Pois eu acredito… afinal de contas, Deus anda de mãos dadas com eles, não é mesm…? E Deus é bolsonarista desde criancinha!

10 – Estão fofocando por aí que o plano B do MitÔ para sua vice presidência é dona Damares. Não vejo muita diferença entre um brucuto fardado e uma brucutua de saia preta, estaremos fu….s* de qualquer jeito, mas claro que a ministra (sic) não representa mesmo a mulher brasileira…

– Mas a deputada Sâmia Bonfim, que representa bem a mulher brasileira, e sabe defende-la  na Câmara machista que temos, é capaz de dar uma surra na filosofia pastoral da dona Damares. Mais Sâmias e menos pastoras e o Brasil teria mais chances de ser um país mais justo.

Ainda se faz Jornalismo no Brasil: leituras (e vídeos) que acho importantes

https://www.youtube.com/watch?v=_JmbrKURkgc

https://www.youtube.com/watch?v=bTpiQvG3Xbw

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *