Meus pitacos quase diários (08, 09 e 10/04/2022)

Que me xinguem os bolsotários (e como xingam!), mas cultura é fundamental!

George Santayana: “Há três tipos de governo: o que faz acontecer, o que assiste acontecer e o que nem sabe o que acontece.”

Ainda se faz Jornalismo no Brasil: leituras (e vídeos) que acho importantes

https://www.youtube.com/watch?v=vm-m8YtxDWE

https://www.youtube.com/watch?v=ucnn_Qhf0v4

1 – A grande imprensa da capital informa, mas não dá destaque. Afinal, o governo é essencial para os departamentos de publicidade e financeiro. Daí que o governador, que está acabando com as áreas de preservação ambiental no entorno do DF, está cotado para a reeleição.

– Mas a realidade é que a educação pública está uma bosta (por causa da covid!), a segurança está uma merda (por causa da inflação alta, que obriga os pobres a roubarem para comer!) e a saúde pública a desgraça de sempre.

– A última: o SAMU tem 38 ambulâncias, mas só 10 estão operando… Se precisar de uma, chame o Uber!

2 – Por trás do vídeo há um celular filmando. O presumível bolsonarista (ele falou em ex-presidiário) queria humilhar os petistas, induzindo o ambulante a dizer que só vendia toalhas do MitÔ ou não era bolsonarista e queria provar que Lula é mais amado?

– Seja uma coisa ou outra, enxugar meu corpo nos rostos do Lula ou do MitÔ é dose! Se ainda fossem os rostos da Janja ou da Michelle…

3 – Como eu escrevi logo que as pesquisas apontavam  possibilidade de Lula levar no 1º turno, o jogo da grande imprensa/empresas de pesquisa associadas já está ficando visível. Badalaram a possibilidade então para que qualquer ponto a mais do MitÔ fosse considerado uma reação.

– Na minha modesta opinião, a vitória de Lula é um fato concreto… se houver eleições!

4 – Prefeitos que não receberam verbas do FNDE disseram que não aceitaram o pedido de propina dos pastores. Prefeitos que receberam verbas do FNDE disseram que não foram achacados pelos pastores. E o presidente do FNDE disse que os pastores iam às reuniões para orar…

– E o ‘mineiroso’ presidente do Senado diz que CPI do MEC “depende de um fato que a justifique”. Como na CPI da Pandemia, ele está enrolando. Não vai aprova-la a não ser que o STF exija. Mineiros já foram menos cagões… Assim como Minas já foi!

5 – Parece que a Globo abriu as pernas… Seus comentaristas estão mais livres, leves e soltos. E isto é bom para a democracia e para o país. A democracia brasileira não se fortaleceu desde a derrota da ditadura por causa dos limites impostos à liberdade pelos Marinho.

– A liberdade ainda não é total… Tem muito jornalista/comentarista agarrado na irresponsabilida de deturpar ou costear o fato pra atender o interesse do patrão. Reconstrução do Brasil vai precisar de uma imprensa mais comprometida com o país, seu povo e sua democracia.

6 – Certamente, o orçamento do relator ganhou mais um sócio. Após assinar o pedido para criação da CPI do MEC (sobre aqueles pastores que iam orar nas reuniões do FNDE com prefeitos), o senador Oriovisto Guimarães/PR retirou sua assinatura. O fato é grave, disse ele, mas…

-…em ano eleitoral, vira palanque. Joga pra baixo do tapete, então! Com isto, Randolfe Rodrigues segue na batalha de Diógenes: achar pelo menos mais um senador que não se deixe seduzir pela serpente. Não é fácil… e olhem que há 55 senadores probos e tementes a Deus no Congresso.

7 – Rodrigo Garcia, atual governador de e candidato à reeleição em São Paulo, é político tradicional, que conhece as mumunhas e mutretas parlamentares. Dizer agora que  Bolsonaro frustrou ele e “milhões de brasileiros que acreditaram em um projeto”, pega mal pra ele.

– Com 30 anos de janela, sem fazer merda nenhuma, a não ser dizer merda e ameaçar torturar e matar, o MitÔ nunca enganou ninguém e ninguém  tem o direito de dizer que não conhecia a peça. Muito menos um político que conviveu anos com ele na Câmara.

Ele foi eleito como vice-governador na esteira do BolsoDória… Vai dizer agora que o Dória também o frustrou e a milhões de paulistas?

8 – Como já cantou um dia o general Heleno: “Se gritar pega Centrão, não sobre um, meu irmão…”  Desta vez quem não sobrou foi o presidente da Câmara. Amigo dele foi aquinhoado com a encomenda de kits de robótica pra atender cidades alagoanas, no valor de R$26 milhões.

– As escolas beneficiadas não tem computadores nem Internet… e, muitas vezes, nem salas suficientes ou água encanada. Os kits enfeitarão um pedestal na sala da diretora, com uma placa indicando: cortesia do deputado Arthur Lira. Alguma novidade nisto?

9 – As mentiras, as acusações sem pé nem cabeça, a transferência de responsabilidade para “inimigos” e até parceiros não surpreende mais no MitÔ. São os outros, sempre, os culpados. O que me espanta é ainda ter gente que acredita que ele é honesto e faz um bom governo.

– E ninguém, nem a Globo ou a oposição fala mais nos 650 mil mortos pela covid… ninguém fala mais nas rachadinhas, ninguém fala mais no porteiro do Vivendas da Barra e, daqui a pouco, ninguém fala mais da corrupção dos pastores no MEC… Triste Brasil!

10 – No início, bem no início, eu não gostava dos baianos. Addorava Elis e Jair Rodrigues e achava que música brasileira era aquilo ali, não aquilo que pouco tempo depois chamaram de Tropicália. Aí teve um Festival da Record: Gilberto Gil e Mutantes cantaram Domingo no Parque…

– Mudei de opinião cantando junto! A música brasileira era Elis, Jair, Jobim, Chico, Noel, Pixinguinha, Clara Nunes e Gil e Caetano e Rita Lee e até Roberto Carlos… Mesmo em tempos sombrios, como é bom ser brasileiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *