Meus pitacos quase diários (05 e 06/02/2022)

Que me xinguem os bolsotários (e como xingam!), mas cultura é fundamental!

            João Peres e Victor Matioli: “Em linhas gerais, os estoques públicos são uma maneira de o Estado proteger agricultores e cidadãos dos riscos provocados pelos imprevistos da atividade agrícola (chuva, seca, geada). No Brasil, os armazéns da Conab jamais chegaram a concorrer com o setor privado. (…) A formação de estoques públicos estratégicos é o lastro da Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM), que desde 1966 protege os produtores rurais dos tapas que só a mão invisível do agronegócio sabe dar.”

                1 – Durante 27 anos, trabalhei em estatal, primeiro na companhia armazenadora e, depois, na empresa de abastecimento do Estado. Na 1ª fase, como comunicador, acompanhei a construção de dezenas de armazéns e complexos armazenadores Brasil adentro.

– As primeiras fotos aéreas de unidades como as de Sidrolândia, Campo Grande, Rio Brilhante, Dourados, Maracaju, Ponta Porã foram feitas por mim, sobrevoando Mato Grosso do Sul em um teco teco. Triste saber que estão sendo privatizadas, reduzindo o espaço da agricultura familiar.

– À época, o Brasil seguia os parâmetros dos países desenvolvidos: estoques reguladores na mão do Estado eram imprescindíveis à segurança alimentar de seu povo. Collor e FHC tentaram acabar com eles… o MitÔ está conseguindo. Mais um crime contra o país e seu povo…

2 – Continua a polêmica nas redes: não é só ‘Com açúcar e com afeto’ que não deve ser cantada mais por Chico Buarque… ‘Geni e o Zepelim’ também, pois é extremamente preconceituosa com os travestis. Eu sei que bolsonários odeiam arte, mas não são apenas eles…

– Radicais existem em todas as ideologias e são um atraso pra humanidade!

3 – O sargento da Marinha, branco, armado, dentro do próprio carro, vê um negro entrando no condomínio onde mora e pensa: “é negro… só pode ser bandido! Dá 03 tiros e mata o negro… Afinal de contas, bandido bom é bandido morto, não é mesm…?

– Não era bandido… era um vizinho voltando para casa depois do trabalho. O sargento não sabia que tinha um vizinho negro? Ou ele não gostava de ter um vizinho negro? Mas, como ele é branco e militar, o delegado o denunciou por crime sem intenção de matar. Com 03 tiros?

4 – Bateu o desespero no Estadão. O porta voz da oligarquia paulista, supra sumo da massa cheirosa que governou este país por 500 anos, está até admitindo a existência de uma esquerda democrática, que não consegue organizar-se e modernizar-se culpa de Lula…

– Segundo o editorial do jornalão, é Lula e não o Centrão o responsável pela não abertura de impeachment do MitÔ, bem como é dele a culpa pela derrota da esquerda em 2018, naquela eleição em que outro editorial do Estadão dizia que era “uma escolha muito difícil”.

– Neste ritmo, o jornal dos Mesquita vai acabar pedido que o PT lance Haddad à Presidência, no lugar de Lula.

5 – Pode ser que seja convicção: com a criação que teve, com a madrasta cuidando de rachadinhas, o pai elogiando ditadura e tortura e 02 irmãos mais velhos, é explicável o machismo. Mas pode ser que seja jogada política, um machão a serviço dos machões da Pátria!

– No primeiro caso, tenha pena da filha ainda pequena. Que tipo de educação terá? No segundo caso, tenho pena da esposa. Fica em casa, banhada e perfumada, aguardando o maridão chegar?

6 – Na cidade do Interior de Minas onde passei muitas férias, tinha um campo de futebol oficial. Pouco atrás de um dos gols tinha uma piscina que ninguém se lembrava de encher ou limpar. Ou seja, ficava aquela água parada, quase um brejo pra alegria de sapos e pererecas.

– A gente, que ia jogar bola no campo, reclamara, fazia abaixo assinado, mas o prefeito nem tium… De uns tempos pra cá, brejo passou a ser respeitado e começaram a aparecer campanhas como esta abaixo. Será que é porque o Brasil está vivendo dentro de um?

7 – Durante meses, a gente acompanhou o espetáculo: De um lado, Renan, Randolfe, Humberto, Eliziane, Simone denunciando o desprezo por vidas humanas, os remédios ineficazes, a corrupção, as 600 mil mortes… De outro, Marcos Rogério, Bezerra, Heinze falando em “narrativas”…

– O relatório apontando crimes e criminosos foi entregue aos órgãos competentes para aprofundar e formalizar as denúncias e encaminhá-las à Justiça… e estão paradas há 3 meses e meio! E ainda dizem que as instituições estão funcionando perfeitamente…

8 – Gustavo Mendes é um comediante que ficou famoso ao criar Dilma Bolada antes até dela ser presidenta. E, como bom comediante, não se limita a fazer piada apenas com sua criação. Em seus shows é um crítico da sociedade, dos costumes, dos políticos… E faz bem pra quem assiste.

9 – A decisão do STF passou despercebida, mas é muito importante: a Polícia Militar do Rio terá que usar câmeras nos uniformes dos policiais. Objetivo: reduzir a letalidade da PM. A prova do acerto: a letalidade da PM/SP foi reduzida em 85% depois que 18 baralhões passaram a usar câmeras.

– Dois ministros foram contra a medida: Nunes Marques e André Mendonça. Ganha cachê por uma semana no cercadinho do Alvorada quem adivinhar porque.

10 –  Pois é… e tem gente que acha que arte é coisa de vagabundo e que mulher só está sendo valorizada porque o homem é frouxo. Não é atoa que esta turma prefere ir prum clube de tiro acariciar o cano longo de uma arma a passear ao luar de mão dada com a namorada.

Ainda se faz Jornalismo no Brasil: leituras (e vídeos) que acho importantes:

https://jornalggn.com.br/entrevista/ataques-as-urnas-eletronicas-foram-baseados-em-ficcao/

https://www.ocafezinho.com/2022/02/06/lenio-streck-o-massacre-de-moise-kabogambe-e-as-botas-do-aristocrata/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *