Meus pitacos quase diários (16 e 17/01/2022)

Que me xinguem os bolsotários (e como xingam!), mas cultura é fundamental!

Millôr Fernandes: “O último refúgio do oprimido é a ironia, e nenhum tirano, por mais violento que seja, escapa a ela. O tirano pode evitar uma fotografia, não pode impedir uma caricatura. A mordaça aumenta a mordacidade.

            1 – Euphoria voltou às telas agora em janeiro. É a história de um grupo de estudantes do ensino médio, seus amores e amizades em um mundo de drogas, sexo, traumas e mídias sociais. Apesar do tema comum, não é a minha geração. Na minha geração não existiam as mídias sociais…

– Mas há outro ponto em comum com a série: The Mamas and the Papas… Me deu muita saudade!

2 – Apesar da minha longa caminhada pela vida, está aí algo que não consigo responder: a recusa do Malafaia em se encontrar com o Moro é bom ou ruim pro Moro? Moro tenta atrair os evangélicos, através de seus pastores, usando sua aura de caçador de corrupto.

– É a isca errada… Se dissesse que templos e pastores têm a ver com o espírito e não com o terreno, e que, por isto, não deveriam pagar qualquer tipo de imposto, deveriam até receber subsídios, seria chamado de Jesus e não de Judas…

3 – Caráter não se compra no boteco da esquina. Tem-se ou não tem-se, seja quem for e esteja onde estiver. Mesmo na política… Alexandre Kalil não era político… tornou-se ao se eleger prefeito de Beagá há 06 anos. Quer ser governador… será que os políticos profissionais deixam?

4 –  Certas pessoas são tão egoístas e auto suficientes que não aceitam que suas atitudes estejam erradas. O ministro (sic) Queiroga, por exemplo, que conseguiu ser pior que o ministro (sic) Pazuello, tem certeza que a história o julgará um bom ministro.

– Fico imaginando um tataraneto dele sendo confrontado com a história da família e vendo um vídeo dele dizendo que o ministro da Saúde, ele, é a principal autoridade do sistema de saúde no Brasil. Numa época em que um vírus matou mais de 600 mil brasileiros…

– “Carái… este imbecil é meu parente?”

5 – Nossa realidade é cruel: uma economia que decola apenas na imaginação interessada do ministro, uma pandemia que não é combatida adequadamente porque o líder não acredita nela, meteoros que caem em Minas e vulcões submarinos que afetam o mundo…

– O Brasil nada tem a ver com Tonga?  Tem. Erupção de vulcão lá nos atinge também. E daí?, como diria nosso ínclito líder?

6 –  A boquinha dolarizada acabou? Weintraub & Weintraub voltaram ao Brasil. Querem ser governador de São Paulo. Fico feliz com o retorno… É menos um gasto inútil que o Brasil tem no Exterior e mais 02 personagens pra meus posts quase diários.

– Com o recuo do MitÔ nas pesquisas, meus pitacos estavam ficando sem material de consulta…

7 – Conhecendo o histórico da Globo, me permitam fazer previsões. Debate entre candidatos à Presidência no 1º turno: Moro pelo Pode, Ciro pelo PDT, Dória pelo PSDB, Lula pelo PT. O MitÔ teve obstrução intestinal por causa da facada de 2018 e não foi, por razões médicas.

– Lula é ‘massacrado’ pelos adversários… Na edição do Jornal Nacional do dia seguinte.

8 – Na campanha de 2018, as redes sociais tiveram uma influência tremenda. E a política tradicional foi pega de surpresa com as fake news. Em 04 anos, isto mudou, óbvio. Carluxo não é mais o rei da cocada preta! Mas, lembrem-se que o povão não entende ironia…

– Millôr Fernandes dizia que o último refúgio do oprimido é a ironia… mas nosso povo é oprimido há séculos e se adaptou à opressão. Daí, disseminar foto falsa do MitÔ no leme do iate Motor Yacht Falcon 115, o Lady Laura que já foi do Roberto Carlos, é muito mais eficiente!

– Ironia alegra a alma… mas só de quem entende! O que não é o caso do gado…

9 – O governo australiano é de direita. Culturalmente conservador e economicamente liberal. O Open da Austrália é uma de suas atrações internacionais, uma fonte de dinheiro pro país. E Djokovik é o 1° do mundo, alguém que atrai mais público e mais grana ainda.

– Mas é um mau exemplo pra qualquer país que leva a sério a saúde de seu povo. Idiotas que pensam que isto é autoritarismo só se preocupam com o próprio umbigo.  E nunca jogaram birosca… usavam bolinhas de gude só pra jogar na cabeça dos colegas de escola!

10 – Quem me lê sabe que sou agnóstico. E que admiro Francisco. Porque, iluminado ou não por Deus, ele sabe das coisas que os homens fazem em nome de Deus. Quantos Estevãos foram sacrificados em nome Dele… e sob intenso aplauso dos homens…?

Ainda se faz Jornalismo no Brasil: leituras (e vídeos) que acho importantes:

https://jornalggn.com.br/destaques-luis-nassif/xadrez-sobre-bolsonaro-eleicoes-e-crime-por-luis-nassif/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *