Meus pitacos quase diários (16 e 17/10/2021)

Que me xinguem os bolsotários (e como xingam!), mas cultura é fundamental!

Caetano Veloso/Gilberto Gil: “Alguma coisa acontece no meu coração // Que é só quando cruza a Ipiranga e a avenida São João //  É que quando eu cheguei por aqui eu nada entendi // Da dura poesia concreta de tuas esquinas // Da deselegância discreta de tuas meninas”

                1 – Eu viajei muitas vezes para São Paulo a serviço. Me hospedava perto da São João com Ipiranga, ia ao Bar Brahma à noite, mas não gostava da cidade barulhenta, frenética – foi o único lugar em que tentaram me assaltar em pleno dia. Aposentado, fui à passeio, com a família. Adorei!

– Nos hospedamos perto do Ibirapuera e por lá andei alguns dias… Que sensação de liberdade! Artistas populares se apresentando, gente caminhando, ciclistas rodando, atletas trinando… Aí, o Dória privatizou o parque… um parque público pago! E o povo que se ph..a*!

2 – Bruno Engler é um deputado estadual de Minas que se elegeu pelo PSL, na onda bolsonária de 2018. E já trocou de partido, apesar de manter suas bandeiras: valorização dos agentes de segurança, a militarização de escolas públicas e a luta contra a ideologia de gênero.

– Entrou na política através do Movimento Direita Minas e virou notícia nacional quando publicou uma fake news insinuando que Felipe Neto seria pedófilo. Vê-se que ele não se importa de caluniar e difamar alguém, mas baba de ódio quando criticam seu MitÔ.

3 – Vocês já perceberam que a grande imprensa “esqueceu” os Pandora Papers e as off shores de responsáveis pelas políticas econômicas do Brasil em paraísos fiscais do Caribe? Ficaram satisfeitos com as explicações? Ou também têm off shores e a valorização do dólar continua ótima?

4 – Se há uma coisa que barão brasileiro sabe fazer é encontrar justificativas, simples ou rebuscadas, para suas pu….as*. Depois de dizer que ele não mexera em seu dinheiro do paraíso fiscal e que não era seu gestor desde que entrara pro governo, Guedes deu mais uma explicação:

– “estava se protegendo” das políticas econômicas do governo Dilma. Não disse, claro, que até setembro de 2014, mantivera seu dinheiro rendendo aqui no Brasil e que sua off shore nas Ilhas Virgens só foi criada quando o mercado previu a reeleição de Dilma…

– Ao assumir, Dilma indicou um par de Guedes pra ministro da Fazenda, um erro crasso do seu governo e motivo de comemoração do mercado… mas Guedes manteve sua off shore e seu dinheiro lá fora. Já sabia que Aécio, Temer, barões e baronetes iam dar o golpe?

5 – Ano passado, tive que sair do meu plano de saúde contratado há 20 anos porque ele estava limitando, dia a dia, minhas opções de tratamentos clínico e hospitalar, e contratei outro, pagando o dobro por mês. A Prevent cobrava mais barato mas, mineiro, desconfiei…

– Por isso, recomendo o Greg News desta 6ª, 15/10. A partir de uma banda de rock, ele mostra, objetiva e didaticamente, como a saúde pública do Brasil vem sendo sucateada em benefício das organizações e entidades privadas, como ocorreu com a educação pública desde os anos 70.

– Sua descrição dos procedimentos da Prevent Senior, ligada ao Mito e seu gabinete paralelo, com apoio do ministério da Saúde, do CFM e da ANS é estarrecedor, algo que a grande imprensa não consegue mostrar com a clareza e objetividade que deveria. Adoecido Brasil!

6 – Imagino que a Ana Paula Hinkel foi corrigida após fazer uma pergunta idiota como esta, mas isto mostra o nível de comentaristas que a JovemPan tem. E que são seguidos pelo MitÔ… Foi a partir de um comentário dela, aliás, que ele mandou o Queiroga proibir vacina para jovens…

– Já pensaram se ele concorda com ela e manda o Exército fazer máscaras com abertura bocal para que os cegos não fiquem prejudicados?

7 – Fico impressionado com a indignação de promotores e procuradores com o desejo dos parlamentares de criar um controle mais rígido sobre a atuação do Ministério Público. Alegam já ter órgãos de controle e perguntam porque parlamentares não propõem o mesmo para o CNJ…

– Durante 05 anos pelo menos, os intocáveis da Lava Jato transformaram a autonomia legal que lhes foi dada pela Constituição num projeto que, através da desmoralização da política, da destruição de um partido e da perseguição de um líder popular, lhes daria o poder.

– A última foto deste projeto está nas redes: em 2015, Dallagnol e Athaíde exigiram que Pedro Barusco incluísse o PT em sua delação, iniciando, assim, a perseguição à Lula.  Algum promotor ou procurador se indignou ou denunciou este projeto de poder?

8 – Em 1947, o presidente Dutra, um general, lançou o Estatuto do Petróleo, que flexibilizava a exploração do petróleo brasileiro, pra alegria da privataria, daqui e dalém… Os generais do Clube Militar se uniram aos civis nacionalistas e criaram a campnha “O Petróleo é Nosso!”

– É evidente que os militares mudaram muito desde então… Boquinhas no governo, soldos polpudos e poder de mando sobre civis subservientes enterram qualquer lealdade à Pátria, mesmo que o lema seja Pátria acima de todos… Que dizer, então, de um que nunca passou de tenente?

 

9 – Um trabalhador brasileiro padrão tem 30 dias de férias, mas pode vender até 10 dias delas. Já um juiz tem direito de gozar seus 30 dias e vender o equivalente às férias integrais deste trabalhador padrão, vez que é seu direito legal ter 60 dias de férias por ano.

– A Folha mostra, hoje, que a Justiça gastou R$600 milhões/ano em média desde 2017 só para pagar juízes que usaram o direito de vender as férias. Daria pra custear 07 anos de distribuição de absorventes pra mulheres pobres, que o MitÔ vetou, por falta de recursos. Triste Brasil!

10 – Está aí uma atitude terrivelmente light e capitalista de censurar algo que não lhe agrada e, ao mesmo tempo, insinuar que o mentor oculto do MitÔ não é o mentor oculto do MitÔ, já que ele, Hitler, era SOCIALISTA… Não gostou da capa da ISTOÉ? Compre as revistas e rasgue-a!

– E, claro, faça um vídeo do ato, pra que o gado siga o exemplo. Eu acho que é um ato meio imbecil, pois vai atrair a curiosidade de quem não segue a boiada, aumentando a venda da revista e o interesse dos anunciantes, mas gado é gado, né? Adora um berrante!

Ainda se faz Jornalismo no Brasil: leituras (e vídeos) que acho importantes:

https://www.youtube.com/watch?v=JIR2461NP4E

https://jornalistaslivres.org/mas-afinal-que-diabos-ciro-gomes-esta-fazendo/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *