Meus pitacos quase diários (08 e 09/09/2021)

Que me xinguem os bolsotários (e como xingam!), mas cultura é fundamental!

Luis Nassif: “Primeiro, a constatação do fato fundador: a escravidão, uma mancha que se incorporou definitivamente na mentalidade das elites brasileiras – dos quatrocentões aos imigrantes que enriqueceram por aqui, dos pequenos empresários à classe média bolsonarista. Não se trata apenas de uma enorme indigência cultural, um provincianismo atroz, uma falta de cultura assustadora, de um bando de pavões cultivando a modernidade superficial dos salões, ou as lantejoulas da periferias, ambos compartilhando o sonho de um imóvel em Miami. Mas também de uma ausência total do sentimento de Nação, da solidariedade, da generosidade para com os vulneráveis.”

                bleorgh.com – Quando cursava Jornalismo, há 50 anos atrás, descobri que seria um péssimo repórter mas um ótimo editor ou editorialista. Eu lera muito, tinha bom português e vocabulário vasto e escreveria pra elite, pois o povão não lê editorial, só polícia, esporte e manchetes.

– Comecei repórter, mas um bom chefe percebeu meu destino: virei editor e escrevi bons editoriais… e me impressiona que, 50 anos depois, a linguagem não mudou. O editorial da Folha é emblemático: “O mito, como é chamado por bajuladores, enfurna-se na caverna da inviabilidade política.”

– E termina: “O Estado democrático de Direito dispõe de remédios eficazes contra a tirania. Que sejam administrados em dose neutralizante ao corpo estranho que tenta açambarcar a República”. Não era melhor ser direto? “O Mito está sozinho… e se fu…á!*”

bleorgh.com – Parece que um grupo de bolsonários já sabe qual é a opção do Mito… E levou um presente adequado pra ele nas manifestações da avenida Paulista. Nas cores da Patria, é irresistível…

– Na verdade, quem levou a pi…a* pátria pra avenida foram estudantes gozadores… Mas é verdade, também, que os bolsonários da manifestação, como se vê,  acharam a coisa mais natural…

bleorgh.com – Há uma diferença brutal entre estes dois imbecis… Ninguém nunca insinuou que Trump seria corno… Que o Mito seria, sim, inclusive o Rodrigo Maia e o ex-funcionário de confiança da família!

bleorgh.com – A Vera Magalhães, do Roda Viva, deu o sinal verde: o grupo Direitos Já – Fórum para a Democracia decidiu, na noite do dia 07/09, realizar uma série de ações para reforçar a pressão pelo impeachment do Mito. Há várias ações programadas…

-… que culminará com uma grande manifestação para unir “de Lula a FHC. Ou seja: a elite prepara o caminho do tertius… quem vocês imaginam que será o ungido? FHC não vale!

bleorgh.com – Durante parte da minha já longa vida, as mulheres eram consideradas seres inferiores. Esposas eram santas, que cuidavam da casa, do marido e dos filhos… E havia as outras, objetos de diversão sexual dos machos. As que fugiam do padrão, era por falta de homem, diziam eles…

– O mundo evoluiu… e as mulheres lutaram muito, venceram os preconceitos e souberam conquistar seus lugares numa sociedade ainda injusta. Infelizmente, muitas não conseguem se libertar do padrão e continuam fazendo do homem o centro de suas vidas. Seja ele real ou um Mitô…

bleorgh.com – O maneiroso presidente do Senado suspendeu as sessões do Congresso, inclusive via vídeo, e reuniões de Comissões pelo resto da semana. Os bastidores falam em 02 motivos: dar folga aos seguranças do Congresso e evitar novos riscos pra servidores e parlamentares…

– Houve manifestações a favor e contra o Mito em centenas de cidades do Brasil. Houve ameaças, não cumpridas, de rebelião dos PM’s, de invasão do STF, de bloqueio de estradas… E ninguém pensou em dar 02 dias de folga pros policiais e trabalhadores em geral… Triste Brasil!

bleorgh.com – Acompanhando o maneiroso Rodrigo Pacheco, que cancelou sessões do Congresso por 02 dias, provavelmente para evitar discursos explosivos contra a tentativa de golpe fracassada do Mito, adiei também minha homenagem musical às manifestações.

– Na verdade, as manifestações angaram e cadaram pra Independência e, por isso, o hino adequado pra comemorar o dia é este aí…

bleorgh.com – Esta foto bombou nas redes. Esquerdistas em geral bateram no bolsonarismo que sai às ruas pra pedir ditadura e fechamento do STF enquanto há 14 milhões de desempregados e 19 milhões passando fome, parte deles se abrigando em cobertores pelas ruas…

– Isto é simplificar a situação, gente! O povo brasileiro voltou a mergulhar na miséria e na desesperança há 07 anos, quando Dilma tomou o bonde errado, foi golpeada e abriu caminho pra roubalheira do Temer e a falsa moralidade fascista do Mito. Povo passivo é povo derrotado!

– A foto é apenas o retrato cuspido e escarrado da sociedade brasileira de hoje e de sempre: patriotas que se embrulham num pedaço de pano verde amarelo e fingem não ver a miséria a seus pés…

bleorgh.com – Está aí um jogo jogado desde 2015 pelo menos. Steve Bannon ganhou a eleição pra Trump usando “olheiros e aviões” pagos e empresas de robôs” pra disseminar notícias falsas e meias verdades, explorando a ignorância e o medo dos politicamente analfabetos.

– Sua estratégia foi importada pela direita light na derrubada da Dilma e levada ao extremo pelo bolsonarismo. Que vvai continuar praticando-a para insuflar um golpe ou reelegerem o Mito. Autoridades antes coniventes e 3ª viam se apavoram e fazem discursos inócuos…

-…e  as perguntas que precisam ser respondidas são: a esquerda acha que “olheiros e aviões” pagos e empresas de robôs” é prática antiética e desrespeitosa ao povo e não deve ser usada contra o fascismo, o golpe e a ditadura? Ela acha que verdade prevalecerá? E prefere perder o jogo?

bleorgh.com – A 1ª vez que eu participei de um protesto político, ainda no ginásio, foi uma passeata entre o colégio e uma delegacia de polícia, pra libertar diretores do nosso Diretório Estadantil, que tinham sido presos por liderarem greve que fizemos contra o diretor.

– Razão da greve: o diretor do Colégio Estadual proibira uma apresentação do Bituca no famoso mata-borrão (auditório) do Colégio. Bituca era este cara aí… Travessia ainda não fora gravada e Bituca não fora convidado por nós por posições políticas e sim pela voz… mas era preto!

– O racismo da classe média brasileira vem dos tempos coloniais, e continua ativo… é só olhar a imensa maioria dos manifestantes pró-Mito do dia 07 de setembo!

Ainda se faz Jornalismo no Brasil: leituras (e vídeos) que acho importantes:

https://jornalggn.com.br/editoria/politica/xadrez-de-como-o-bolsonarismo-foi-embalado-pelas-elites-nacionais-por-luis-nassif/

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *