Meus pitacos quase diários (28 e 29/07/2021)

Que me xinguem os bolsotários (e como xingam!), mas cultura é fundamental!

Leonardo Brito: “Escrever é minha angústia… ser lido é minha libertação!”

                bleorgh.com – Em 17/09/2020 comecei a dar pitacos no Twitter. Foi a forma que encontrei, aos 72 anos então, de repetir o “revoluciontário” que fui nos anos sombrios da ditaduta. Hoje, ultrapassei 1 k, 1.025 seguidores. E agradeço a todos que me lêem e que me retuítam…

-…e fazem comentários, concordando ou discordando dos meus posts, evidência que, apesar das ameaças, a democracia sobrevive. Peço desculpas por não ler ou responder a todos. A vida de um jornalista aposentado, que fez das redes sociais o seu ganha pão intelectual, não é fácil!

– Preciso ler jornais, revistas, ver noticiários, buscar informações no Face, no Twitter, nos grupos… e escrever. O dia sempre acaba antes! E ainda tenho o blog (www.bleorgh.com) e contos e romances sendo escritos… E a noite também acaba! Um beijo no coração de todos.

bleorgh.com – O debate público é algo que o ser humano faz desde que aprendeu a se comunicar, fosse através de sinais, fosse através de grunhidos. A história da humanidade é pródiga em debates que mudaram seu destino. E as redes sociais popularizaram os debates, mesmo que via posts.

– Mas, para serem válidos, os debates precisam confrontar argumentos, uns se contrapondo aos outros, de modo que quem ouve, vê ou lê possa formar sua opinião. O diabo é quando um tem argumentos e o outro não e passa o tempo todo falando pra atrapalhar a fala do outro.

– E mesmo assim se mantém como comentarista numa emissora de rádio…

bleorgh.com – Inusitada a imagem que a SECOM usou pra homenagear o Dia do Agricultor, hoje:  um vulto de chapéu contra a luz carregando uma arma ao ombro em meio a uma plantação aparentemente seca. Desde criancinha, eu associo agricultor à enxada ou foice ou a trator…

– O agricultor bolsonário, parece, anda de rifle ou .38 pra prevenir invasões de milhões de desempregados que perambulam pelas cidades em busca até de ossos de boi pra chupar e matar a fome.

bleorgh.com – A morte é uma questão de princípio, uma necessidade vital. Não bastam 30 mil mortes numa guerra civil; 550 mil mortos numa pandemia é war game de criança… É preciso mais! Que morram índios, negros nas favelas, pobres de fome… Esta é a minha missão!

bleorgh.com – Em 1930, Getúlio Vargas derrubou Washington Luis do poder e tropas gaúchas subiram para o Rio, a capital, amarrando seus cavalos no Obelisco da av.Rio Branco. 91 anos depois, os gaúchos estão voltando, desta vez para Brasília, que não tem Obelisco…

– Mas não há perigo deles amarrarem seus cavalos na Estátua da Justiça, na praça dos 03 Poderes… os que vierem, virão de avião, pago por nós, mas a maioria ficará nos pampas, preparando a candidatura do Onix ao governo do Estado.

bleorgh.com – É muito fácil entender porque o Brasil nunca sai de sua posição de país subdesenvolvido (e quando tenta, é empurrado de volta pro seu lugar, por sua elite). A nova musa dos brasileiros é uma fadinha de 13 anos que conquistou uma medalha de prata nas Olimpíadas.

– Rayssa é uma nordestina de Imperatriz, no Maranhão, que, entre uma manobra e outra, fez os passos de um funk brasileiro. E não é que aparece um desenho animado nas redes com ela, seu skete, bichinhos e passarinhos ao som de uma música americana? Triste Brasil!

bleorgh.com – A constatação é óbvia: o bolsonarismo odeia qualquer sinal de inteligência. No início, eram as artes, museus e exposições que precisavam ser proibides; daí, foi a educação, os livros, a história que tinham que ser mudados; e, então, a cultura que não podia ser livre.

– Com a pandemia, o negacionismo foi explícito, difundido e aplicado… e, enfim, chegou à ciência: sem recursos, o CNPq está em apuros pra recuperar o histórico da ciência do país. O fascismo avança, o povo passa fome, os políticos brigam por eleições e a elite gargalha!

bleorgh.com – Entreouvido no cercadinho do Palácio: lourinha de short minúsculo e camiseta canarinho sem manga com uma bandeirola do Brasil enfiada na cintura ouve o Mito dizer que “Não sei se vou disputar as eleições do ano que vem” e grita, pra ser ouvida e notada por ele:

– “O senhor não pode fazer isto, Mitô! Se o senhor fizer isto, os comunistas ganham e eu vou ser obrigada a estudar!” O Mito faz que não ouviu, mas sorri pra dentro…

bleorgh.com – O Wesley Safadão postou, defendeu o pastor amigo, mas apagou o vídeo de suas redes. Os pais da menina fizeram uma live defendendo o pastor, um irmão da casa… mas estavam ao lado do pastor se defendendo das acusações de pedofilia. Vejam o vídeo e julguem vocês.

– Eu vi algumas vezes e não tenho dúvidas: a postura da menina retirando as mãos do pastor de seu peito e saindo da frente dele, que se encolhe e puxa a blusa sobre as partes baixas é óbvia! E disse que era pra esconder a barriga? Pastor e pais deviam ser denunciados e presos!

Ainda se faz Jornalismo no Brasil: leituras (e vídeos) que acho importantes:

https://istoe.com.br/farra-na-embratur/#.YQCKl7t6lWQ.twitter

https://jornalggn.com.br/editoria/politica/a-inacreditavel-secretaria-nacional-de-direitos-humanos-do-caso-davati/

https://jornalggn.com.br/noticia/os-judeus-que-apoiaram-bolsonaro/

https://jornalggn.com.br/coluna-economica/a-terceira-via-e-os-bonecos-de-ventriloquo-por-luis-nassif/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *