Meus pitacos quase diários (28 e 29/12/2023)

Que me xinguem analistas e comentaristas, mas conhecimento é fundamental!

José Saramago: “Intoxicados mentalmente pela idéia messiânica de um Grande Israel que torne por fim realidade os sonhos expansionistas do sionismo mais radical (…)

(…) os judeus arranham sem cessar sua própria ferida para que não deixe de sangrar, para torná-la incurável, e mostram-na ao mundo como se fosse uma bandeira.”
Quem diria? ainda se faz Jornalismo no Brasil: leituras (e vídeos) que acho importantes

                1 – Mesmo com a resistência do Banco Central em reduzir os juros, mesmo com a inflação baixando – que é a razão alegada pra eles continuarem os mais altos do mundo – 2023 foi um bom ano pra economia. O que chama minha atenção neste jogo são certas causas…

                -…para esta inflação ainda alta. Porque, por exemplo, viagens de avião  influenciam em sua alta? Toda a população paga pela inflação alta, mas avião é algo bem restrito ao povão, né mesm…?

                2  – Não são apenas as cidades… Eu moro há 20 anos num núcleo rural cercado de parques, ambos, o núcleo e os parques, ambientalmente preservados pela legislação em vigor. Há 20 anos, lutamos contra os grileiros, os especuladores, as incorporadoras, as construtoras…

                -…e os governos locais. Neste momento, há um PDOT – Plano Diretor de Ordenamento Territorial sendo revisto e a pressão dos próprios órgãos públicos pra urbanizar nossa área rural é imensa. MMA, Ibama, ICMBio hão de reisistir junto com a gente?

                3 –  O governo tinha um mês, com uma tentativa de golpe no meio… e o Carluxo, que passou 04 anos fazendo merda, queria resultados. Que tal ele fazer a mesma pergunta agora, com desemprego, alimentos e inflação em baixa, programas sociais recuperados, reinserção…

                -…do Brasil no cenário global, que caminha pra ocupar a posição de 6ª economia do mundo?

                4 – A humilhação faz parte dos manuais de guerra, sejam nazistas, comunistas, fascistas, sionistas ou terroristas… A violência de seus defensores não se satisfaz com matar os inimigos, suas mulheres e suas crianças. Elas têm que torturar, mental ou fisicamente, para…

                -…que eles se desumanizem, se tornem zumbis dependentes da vontade de seus senhores.

                5 – A pergunta é pertinente… merece uma discussão séria. Em que se avalie a possibilidade de proibir todos os partidos que, por exemplo, preguem golpes de Estado, mesmo constitucionais, ou cujos seguidores proponham matar adversários políticos. Quantos sobrariam no Brasil?

                6 –  A quem incomoda o mal cheiro dos pobres? A quem incomoda a embriaguês dos pobres? A resposta do padre é indiscutível, mas fala apenas dos ricos e estes dificilmente se incomodam com isto, porque raramente têm contato direto com os pobres. Quem se sente…

                -…incomodado mesmo são as classes média e média alta, que vão às igrejas pedir graças a Deus, aos barzinhos falar mal dos outros, aos shoppings consumir. E fingem não ver os mendigos nas ruas e pedem ações do governo pra afastá-los de seus narizes.

                7 – Eu acho que, por mais babacas que sejam, alguns bolsonários com presença marcante nas redes, têm sido muito úteis pra várias personalidades, políticas ou não, do país. Com compulsão pra xingar, injuriar, difamar quem eles consideram inimigos, estão enchendo…

                -…tais “inimigos” de grana, propiciada por ações que perdem na Justiça. O ex-mitô ainda fez um pé de meia significativo com a vaquinha do PIX, mas ninguém cai nesta conversa duas vezes… nem mesmo o gado!

 

8 – Fabiano Horta, do PT, é o prefeito de Maricá, no Rio. Diz ele: “acreditamos que o Estado não é uma empresa, mas sim redistribuidor de políticas sociais e de distribuição de renda e inclusão que garantem os direitos das pessoas.” Bom saber que os ideais petistas ainda persistem.

                9 – Muita gente contesta o fato: a imprensa familiar não é tão antilulista como eu costumo escrever. Mas é porque muita gente se contenta em ler o título da matéria e não lê a matéria toda, pra ver que o primeiro distorce o que diz a segunda, de modo que Lula pareça o vilão.

                – Neste caso, a notícia é correta: a lei determina que integrantes do governo que tiveram acesso a informações privilegiadas têm que passar por uma quarentena, paga por qualquer governo por 06 meses. O título bota Lula no meio… Sutil como um elefante!

10 – Ainda há esperança! O Jornalismo ético e imparcial que me foi ensinado na faculdade nos idos de 60 está ressurgindo em sites e blogs independentes nas redes. Com todos os defeitos que elas têm, a imprensa pode voltar a ser um bom fator de conscientização popular.

11 – As redes ficaram indóceis nos últimos dias. Crucificaram o Choquei pela fake news que causou o suicídio de uma jovem e crucificaram o PC Siqueira por ter se suicidado. Nenhum destes acusadores falou em restrição ao uso das fake news. Que dorme nas gavetas parlamentares…

                12 – Minas tornou-se Minas porque suas minas enriqueceram a nobreza de Portugal (e da Inglaterra). Mesmo cavando e extraindo riquezas de suas terras, suas montanhas não deixaram de ser montanhas a proteger e formar a alma de sua gente. Mas os tempos mudam.

– Minas não é mais. Falida, desmatada, politicamente insifnificante, montanhas vindo abaixo, seu povo caipira está perdendo a alma. Triste!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *