Meus pitacos quase diáarios (22 e 23/11/2023)

Que me xinguem analistas e comentaristas, mas conhecimento é fundamental!

Octávio Frias: “Aqui (na Folha) é sagrado. Sagrado! Tem um Muro de Berlim. Intransponível. A publicidade não interfere no jornal de jeito nenhum”

Quem diria? ainda se faz Jornalismo no Brasil: leituras (e vídeos) que acho importantes

https://jornalggn.com.br/coluna-economica/o-clube-dos-bilionarios-se-consolida-na-politica-por-luis-nassif/

                1 – Estou curioso para saber a reação da imprensa familiar (e da Folha, em particular) após declaração do Papa Francisco ao receber delegações de familiares de reféns israelitas do Hamas e de prisioneiros palestinos em Israel. Disse Sua Santidade: “Eles sofrem muito e ouvi…

                -…como sofrem uns e outros. As guerras fazem isso, mas aqui fomos além das guerras. Isso não é uma guerra, é terrorismo”. Vão acusar o Papa de agredir Israel e os mortos?

                2  – É desanimador chegar à velhice e perceber que o povo brasileiro continua, em sua maioria, politicamente analfabeto e dependente de uma elite que tudo faz para mantê-lo assim, e de uma religiosidade tacanha, à qual entrega sua vida e seus sonhos.

                – De um lado, a fina flor da sociedade tentando ser um Murdoch tupiniquim para dominar corações e mentes das classes média e alta e, de outro, pastores milionários usando Deus para eternizar esperanças que nunca serão concretizadas pelas classes baixas.

                3 –  Será que eu estive errado todos estes anos? O nome do general Juan Domingo era Petón e não Perón? E o movimento político – de direita ou de esquerda – que dominou a Argentina nas últimas décadas não era peronismo, mas petismo? Obrigado, Veja, por me corrigir…

                4 – Eu já vi de perto um dos grandes espetáculos da natureza: o encontro das águas dos rios Negro e Solimões, quando este se transmuda para Rio Amazonas. Agora, vejo outra maravilha do mundo:  o céu dividido na Flórida. Os seres humanos não têm nada a ver com isto…

                5 – A depressão era inevitável… afinal, o todo poderoso dono do PTB não tem mais qualquer valor, para a política ou para a imprensa. Quanto à perda de memória, esta é antiga: nunca se lembrou onde meteu os R$4 milhões que o PTB recebeu à época do mensalão…

                6 –  Eu vivo discutindo com meu irmão, que não gosta do Lula, os motivos reais porque boa parte da classe média também não gosta dele. Fico feliz de saber que o Bandeira de Melo, um dos maiores intelectuais brasileiros (jurista, advogado e professor) acha a mesma coisa que eu.

                7 – Em mês e meio usando seu direito de defesa, Israel já matou quase 13 mil palestinos. Mas a Folha diz que Lula agride Israel ao igualar esta carnificina ao terrorismo do Hamas. Para ela, matar mais de 05 mil crianças torna Israel “passível de crime” apenas…

                – 60 anos após emprestar seus carros pra ditadura, em troca de verbas publicitárias, a Folha permanece com o rabo preso a quem paga as contas.   

8 – Com imensa bravura, uma patrulha israelense conseguiu aprisionar (ou seria apreender?) um perigoso terrorista fantasiado de criança. Notem a perfeição da fantasia: certa hora, ele até grita Ma! Mama! Mulheres (provavelmente terroristas também) avançam sobre…

                -…os soldados e arrebatam o prisioneiro, que iria ser julgado em Israel e, certamente, condenado às masmorras.

                9 – Zé Trovão, aquele caminhoneiro macho que pregava bloqueio de rodovias, mas fugiu pro México quando a coisa esquentou pro lado dele, voltou e foi eleito deputado, está sendo acusado de agressão, por sua noiva, que pediu proteção à polícia. Macho pra carái, não é mesm…?

                10 –  O clã Bolsonaro tornou-se uma força eleitoral ao mesclar seu projeto político a Deus e Família e a uma falsa postura anti-corrupção. A semelhança com a ilusão vendida por Dallagnol, Moro e seus intocáveis é óbvia. Insensados pela elite e pela Mídia, tornaram-se mitos e heróis.

                –  Nunca foram. Havia um projeto de poder por trás desta enganação. Que eles achavam factível, vez que o conceito que ambos têm do povo brasileiro é o mesmo: ladrão, vagabundo… um gado fácil de ser enganado e tangido. Quase conseguiram!

11 – Em Bolsa tudo é especulativo… Sempre bem escorada pelos analistas amigos ou bem remunerados da imprensa familiar, a elite prepara as altas e as baixas da Bolsa. E ganha com umas e outras. Milei vai privatizar a petrolífera… a Bolsa sobe, Milei dolariza, a Bolsa desce!

– Na Argentina, pelo menos, os cassinos funcionam… Ganhar ou perder depende só de quem joga. Aqui, afeta o país.

                12 –  Durante muitos anos, eu fui um feliz consumidor de cerveja. Um desestressante pós trabalho. Até hoje, é a melhor bebida num churrasco em família dos fins de semana. E, até hoje, nunca culpei Satanás por este gosto. E nunca tinha ouvido falar em cerveja como mijo dele…

– Os padres católicos sempre foram benevolentes com o vinho, o sangue de Cristo, e os pastores neo-pentecostais com a água benta, especialmente pra vender em troca  de uma  graça de Deus. E juro que minhas cervejas dos tempos boêmios ou sertanejos nunca tiveram gosto de mijo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *