Meus pitacos quase diários (27 e 28/07/2023)

Que me xinguem analistas e comentaristas, mas conhecimento é fundamental!

Betinho: “A Globo informa o que quer e como quer, desde que isso não vá contra o pensamento oficial. Se existe um poder soberano neste país, ele é a Rede Globo de Televisão.

 E o mais importante é que ela exerce esse poder graças ao Governo Federal, e sem ter sido eleita por pessoa alguma. Só em uma ditadura poderia existir semelhante poder sem controle social.”

Quem diria? ainda se faz Jornalismo no Brasil: leituras (e vídeos) que acho importantes

https://oglobo.globo.com/blogs/malu-gaspar/post/2023/07/indicacao-de-economista-do-pt-para-presidir-ibge-coloca-em-alerta-equipe-de-simone-tebet.ghtml

https://jornalggn.com.br/midia/as-inacreditaveis-acusacoes-de-malu-gaspar-contra-marcio-pochmann/

https://jornalggn.com.br/midia/miriam-leitao-e-a-sindrome-do-escorpiao-por-luis-nassif/

https://www.diariodocentrodomundo.com.br/malu-gaspar-e-as-fake-news-por-j-carlos-de-assis/

 

 

1 – Não houve mudança no caráter parcial e antiético das Organizações Globo, apesar de terem recuperado a hegemonia na política publicitária do governo. O zum zum zum de que Márcio Pochman seria indicado pra presidir o IBGE botou o grupo e seus jornalistas em pé de guerra.

– As acusações, como sempre, partem de fontes “em off”e não só tentam indispor a ministra Simone Tebet (o IBGE é subordinado a ela) com o presidente Lula, como tentam influenciar o próprio presidente. Neste caso, quem a Globo quer beneficiar, além dela própria?

2 –  É óbvio que a PF tem que ser muito cuidadosa pra investigar financiadores e mentores do golpe. Mas me envergonha a omissão das TVNews em divulgar matérias que são levantadas pela imprensa alternativa sobre possíveis implicados no golpe. Receio de processos?

https://twitter.com/i/status/1683852273653370882

– Lembram da época da Lava Jato? Um procurador sussurrava pra certos jornalistas que os pedalinhos do sítio de Atibaia tinham os nomes dos netos do Lula… e os repórteres saiam atrás pra descobrir onde fora comprados, quanto custaram, quem comprara, quem pagara.

3 – Figura proeminente do 1% mais rico do país, Flávio Rocha, dono da Riachuelo, apareceu muito na Mídia nos últimos anos.  Foi ativo eleitor do ex-mitô em 2018, mas reduziu o entusiasmo em 2022, apoiando-o mesmo assim, apesar de dizer que é apaixonado por idéias e não por rostos.

– Ideias, por exemplo, como as da agenda neoliberal que o Posto Ipiranga do ex-mitô tentou implantar no Brasil e, felizmente, não conseguiu. Nossa elite desdenha a palavra de Cristo: Antes de morrer, ela arromba o buraco da agulha…!

4 – Descaminhos e crimes do governo do ex-mitô vão ficando difusos a partir do avanço na reconstrução do país. Muitas pessoas – geralmente aquelas que odeiam mudanças, pois estas as obrigam a se posicionarem e assumirem responsabilidades – se dizem satisfeitas com a inelegibilidade.

– Por 05 anos,  governos Temer – que botou o general Braga Neto como interventor na segurança do Rio – e Bolsonaro – do qual o mesmo general foi ministro da Defesa – nós nos perguntamos: “Quem mandou matar Marielle?” Inelegibilidade do ‘imbroxável’não basta!

5 – Oh! que surpresa! A credibilidade dos políticos do Rio está na lama… assim como a credibilidade da Justiça do Rio está na lama… assim como a credibilidade do povo do Rio, que elege estes políticos e tolera esta polícia e esta Justiça está na lama! Mas o Rio de Janeiro continua lindo!

6 –  Até agora a luta do governo Lula foi fichinha! Patriotas enganados, milicos golpistas, políticos bisonhos, imprensa corporativa, mercadistas periféricos incomodam, mas não mudam os objetivos fundamentais do Lula III. O jogo pesado começou agora:

– os donos do dinheiro e, consequentemente, do poder, não vão tolerar serem tratados como gente comum, que precisa pagar impostos. Ninguém mexe com um direito que lhes foi dado por Deus! Te cuida, Haddad!

7 – São muitas as prisões necessárias, mas a passividade dos brasileiros é uma aliada dos criminosos de alto coturno. Assim como a inelegibilidade do ex-mitô já satisfez muita gente, a cassação do mandato do Dallagnol também predispõe ao esquecimento dos seus demais crimes.

– Não duvido que o governador Ratinho, assim que baixar a poeira, o convide para secretário de Justiça do Paraná.

8 – A gente já sabe que as moedas do “fosso” do Alvorada foram retiradas pela ex-1ª Dama para doar prum templo; a gente já sabe que a 1ª Dama tentou ficar com um colar das Arábias de alguns milhões de reais. Mas uma prótese ocular de R$2 mil? Fora do padrão, né não?

– Imaginem dona Michelle fazendo esta cena com alguém com um pouco mais de decoro… lhe propondo uma troca: dou-lhe minha prótese ocular e a senhora me dá sua prótese mamária. Muito mais excitante, né mesm…?

9 – Isto é o padrão da imprensa corporativa brasileira (e de boa parte do mundo também). Os patrões exigem este servilismo de seus editores e entrevistadores perante o baronato político e econômico, pois depende dele pra sobreviver e participar do banquete.

– Ou seja: informar com ética e imparcialidade é de somenos importância. Mesmo porque é mais fácil enganar um povo mal informado que manter-se no poder com um povo politicamente consciente.

10 – Porque será que a grande imprensa está, derepentemente, considerando o senador Sérgio Moro como um zumbi da política? Um juiz que fez a direrença, que ela transformou em herói nacional, mas que caminha célere pra lata de lixo da História?

– Estou curioso pra saber o que será dele após sua possível cassação… Vão investigá-lo pelo efetivo colaboracionismo com o Departamento de Estado, o FBI e a CIA? Ou vão enterrá-lo logo pra que outros podres de outros personagens não comecem a aflorar da Lava Jato?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *