Meus pitacos quase diários (03 e 04/07/2023)

Que me xinguem analistas e comentaristas, mas conhecimento é fundamental!

Vinícius Shwartz Caetano: “A crise do escravismo deu início a queda do Império Romano.
São os escravos que sustentam uma nação.”

Quem diria? ainda se faz Jornalismo no Brasil: leituras (e vídeos) que acho importantes

https://www.brasil247.com/regionais/sudeste/moeda-social-de-marica-completa-dez-anos-com-80-mil-contas-correntes

https://www.metropoles.com/distrito-federal/faroeste-video-mostra-jaguncos-armados-ameacando-trabalhadores-em-fazenda-no-entorno-do-df

 

1 – Um império inicia sua derrocada como poder dominante do mundo quando sua elite começa a excluir as classes menos abastadas dos benefícios sociais proporcionados pelo Estado, cujo poder é exercido por ela. Assim foi com Atenas, com Roma, com a Grã-Bretanha…

– E assim está sendo com os Estados Unidos. O Brasil não corre este risco. Com a elite que tem desde 1500, nunca será um poder dominante do mundo.

2 – A inelegibilidade do ex-mitô propiciou uma enxurrada de memes e gozações nas redes sociais, algumas extremamente criativas e que mostram que os sombrios tempos pelos quais passamos nestes 04 anos não derrotaram o espírito alegre e a esperança dos brasileiros.

– Pra mim, este post é uma síntese disto, mesmo acreditando que a inelegibilidade foi só o primeiro passo do caminho que tem que levar o ex-mitô e os incentivadores e financiadores do golpe à cadeia.

3 – Numa democracia ideal, a afirmação do cientista político seria inquestionável. Mas nós vivemos no Brasil, onde grassa o analfabetismo político, vez que as elites consideram educação e cultura de qualidade como desnecessário pro povão.

– Seria mais produtivo pois, que um professor da USP e da FGV se manifestasse publicamente, sempre, no sentido de que Congresso e Governo eliminassem os privilégios desta elite e empregassem tais recursos em mais educação e cultura.

4 – Eu fico me perguntando se certas figuras que emergiram do esgoto bolsonarista são portadoras de TPH ou são apenas imbecis… TPH é um transtorno – da Personalidade Histriônica – cujos portadores se caracterizam por afetividade superficial e instável, auto-dramatização…

                -…teatralidade, exagero das emoções, sugestionabilidade, egocentrismo, autocomplacência, falta de consideração pelos outros, sensibilidade extrema e busca contínua por apreço, excitação e atenção.

– No caso do deputado Gustavo Gayer, além da estupidez e do TPH, tem outro fator, o mau-caratismo.

 

5 – Em 2020, o deputado Otoni de Paula postou vídeo nas redes xingando o ministro Alexandre de Moraes de canalha, lixo e cabeça de piroca por mandar prender um blogueiro bolsonarista. Agora, ele foi tornado réu pelo STF, por difamação, injúria e coação no curso do processo.

– Este é um lado positivo das redes: a estupidez e o baixo nível dos bolsonaristas os torna presas fáceis da Justiça porque os faz falar e fazer besteiras… e gravá-las, constituindo provas contra si. Haja visto o milhar deles que se tornou réu pela tentativa de golpe.

6 –  O ex-mitô tem razão: a perseguição aos Bolsonaro é terrível! Imaginem que diziam que a família não se suportava, os irmãos não suportavam a Michelle, o 01 não queria o 02 na campanha, o 04 era um playboyzinho irresponsável… Logo eles que defendem a santidade da Família!

– Que nada! Pelo menos o 01, apesar de casado e com duas filhas, faz as mesmas coisas que o 04… E com a mesma sem-vergonhice machista!

7 – Eu tenho a sensação que, no fundo, a grande imprensa acha que Lula é um ser absolutamente fora de série, um estadista sem igual. Nós vivemos 04 anos com um presidente que era a própria gafe, à frente (???) de um governo militarizado que destruiu o país.

– Em 06 meses de governo, Lula conseguiu realinhar os trilhos e está repondo o trem pra andar, mas a grande imprensa não dá destaque a isto… prefere falar em gafes, dizendo que é “pouco diplomático” seu apetite. Haja saco!

8 – A vida não está fácil pros bolsonaristas. Até deputados conservadores que se empenharam em apoiar pautas fascistas nos últimos 04 anos, estão ficando bravos com as posições autoritárias de apoiadores-raiz do ex-mitô. Magno Malta que o diga!

9 – Com a ascensão de Lula no panorama político brasileiro, a Veja adotou uma postura editorial hoje conhecida por Jornalismo de esgoto. Os Civita, donos da Abril, que a editava, tiveram que vendê-la depois. Mas os barões da imprensa não aprenderam a lição.

– A Jovem Pan mergulhou fundo no lamaçal bolsonarista e transformou o Jornalismo numa atividade publicitária, regiamente paga pelo governo do ex-mitô. A ética, a coerência, o fato deixaram de existir… as moedas reluziam mais! Regulamentar a imprensa é preciso!

10 – O voto do supremo Nunes Marques é típico do picareta que tem uma opinião formada sobre tudo… mas ela é tão fluida que se molda a qualquer posição, afirmativa ou negativa sobre qualquer assunto. Em seu voto de absolvição do ex-mitô no TSE, ele foi incisivo…

-…na defesa do processo eleitoral e das urnas eletrônicas e ele reconheceu que o ex-mitô tentou desmoralizar um e outras com fins eleitorais, e não só na reunião com os embaixadores, mas não viu gravidade suficiente pra condená-lo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *