Meus pitacos quase diários (29 e 30/06/2023)

Que me xinguem analistas e comentaristas, mas conhecimento é fundamental!

Marcelo Pimentel (em 25/08/2022): “Os golpes hoje são mais inteligentes, nem têm nome de golpe, às vezes nem parece que foi. Os militares estão no poder, sem ruptura, e estamos preocupados com o golpe do capitão, que vai fazer isso com quem? Sara Winter? Daniel Silveira?”

Quem diria? ainda se faz Jornalismo no Brasil: leituras (e vídeos) que acho importantes

https://www.intercept.com.br/2023/06/24/zequinha-marinho-senador-que-ajudou-terrorista-e-o-bingo-do-bolsonarismo-pastor-amigo-de-grileiro-e-faz-rachadinha/

https://youtu.be/i_KY7cVX6KY

 

1 – O Coronel Lawand depôs na CPMI do Golpe. E falou, mesmo podendo ficar calado. Negou o golpismo explícito flagrado em suas conversas com o coronel Mauro Cid. Mas suas falas no celular do Cidão são claras, como esta: “Cidão, pelo amor de Deus, cara. Ele dê a ordem…

-…que o povo tá com ele, cara. Se os caras não cumprir (sic), o problema é deles (…) Pelo amor de Deus, faz alguma coisa, cara. Convence ele [Bolsonaro] a fazer.” Mentiu descaradamente e deveria sair preso, mas é oficial da ativa… Prendê-lo quem há de?

2 – A historiadora Lila Schwarcz faz uma análise do governo Lula no UOL e diz que o presidente precisa parar de chamar o ex-mito de inimigo, que era usado por ele para chamar seus adversários ou quem quer que fosse que não concordasse com ele.

– Mas Lula nunca chamou o ‘imbroxável’ de inimigo… chamou de gangster e de vagabundo, e sempre provando o desastre que foi o seu desgoverno. Políticos não costumam ser sutis, mas o presidente da República não pode esconder os fatos de seu povo.

3 – O ministro Raul Araújo não honrou a toga que veste. No fundo, deve achar que um tribunal eleitoral, do qual ele é juiz, não deveria existir, defendendo a intervenção mínima do Poder Judiciário no processo eleitoral. E, ao fim, votou pela absolvição do ex-mitô, mesmo…

-…reconhecendo que ele divulgou “fatos sabidamente inverídicos, anteriormente desmentidos e carentes de qualquer tipo de prova idônea” acerca das urnas eletrônicas”. Bom direitista ele, e quer manter vivo seu ex-mitô, como arma contra Lula, um “perigoso comunista”!

4 – As Comissões de Inquérito políticas em andamento já demonstram duas certezas: o ex-mitô é efetiva e definitivamente o líder e mentor do golpismo, numa pregação iniciada logo após seua eleição em 2018, e o gado que o apoiou fanaticamente é de uma estupidez colossal.

– Talvez por isto os influenciadores e os financiadores do golpe frustrado continuam envoltos em sombras, apesar de vários deles – milicos, políticos, empresários, barões da Mídia – serem sobejamente conhecidos. A Casa Grande não gosta de punir os seus…

5 – Quem acompanha política sabe que os juízes das Cortes Superiores julgam as ações com um olho na legislação e outro na política. Não devia ser assim, claro, mas é! Só que Suas Excelências podiam ter um mínimo de coerência em suas decisões, não é mesmo?

– O voto do ministro Raul Araújo inocentando o ex-mitô mostra que ele tinha os dois olhos pregados na política: foi enfático em afiançar a liberdade de expressão do ex-mitô pra falar mal das urnas e do TSE, mas não afiançou esta mesma liberdade aos artistas no Lolapalluza.

– Naquele Festival, ele proibiu os artistas de se manifestarem pró-Lula no palco.

6 –  É impressionante como a grande imprensa não está dando a devida cobertura aos depoimentos prestados à CPMI do Golpe. Pseudopatriotas armaram a bomba num caminhão de combustível perto do aeroporto. Quantos inocentes morreriam pra que o Exército…

-…tomasse as ruas, as eleições fossem anuladas e o ex-mitô permanecesse no poder? Era isto que a elite queria? E agora, com o golpe frustrado, quer esconder suas digitais, cobrindo pouco a CPMI? E fazer o terrorista dizer que votou 02 vezes em Lula é parte deste joguinho?

https://twitter.com/i/status/1672017992798855168

7 – Tábata Amaral é uma jovem deputada, bem preparada e atuante, formada na escolinha política do Lemman, um dos acionistas majoritários ora enrolado nos balanços fraudados das Lojas Americanas. Como política, ela se prepara pras eleições de 2024…

-…possivelmente como candidata a prefeita de São Paulo. Daí, criticar Lula é um bom cacife pra disputar o eleitorado de direita com o atual prefeito. Talvez por isto também que ela não tenha feito qualquer comentário em relação a seu padrinho na política.

8 – A maioria da população não tem acesso ou tempo pra ler as reportagens sérias, mas extensas, como as da revista Piauí ou dos sites Pública, Intercept ou GGN. Importante, pois, os posts do ICL do Eduardo Moreira. Se liguem nele e fiquem corretamente informados.

– Ou vocês acham que jornalões e tevezonas irão fazer jornalismo investigativo sério envolvendo barões da República?

9 – Tinha que ser em Santa Catarina… Uma tabacaria de Itajaí anuncia em sua vitrine um dedo, presumivelmente uma alusão ao dedo perdido de Lula num acidente de trabalho em 1964. O Estado mais bolsonarista do país não esconde o porque: seu nazifascismo natural!

– Os potenciais compradores usarão para que? Objeto sexual?

10 – Uma fotojornalista flagrou uma lista de recomendações que o coronel Lawand levou para prestar seu depoimento na CPMI do Golpe. Dentre elas, uma que gerou dúvidas no senador Randolfe Rodrigues: “Sem caguete”. Quem fez tal recomendação?

– Pra quem não sabe, alcaguete, caguete ou cagueta é de origem espanhola e significava alcoviteiro, que evoluiu para cáften que, no popular, virou cafetão. Mas no Brasil de tantas delações premiadas, virou dedo duro… Tinham medo que o coronel caguetasse alguém? Quem?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *