Meus pitacos quase diários (18, 19 e 20/04/2023)

 

Que continuem me xingando os bolsotários, mas cultura é fundamental!

Darcy Ribeiro: “No interior de Goiás, um dia o índio me perguntou: “Darcy, quem é que inventou o papel?” Eu tentei explicar como é que faz papel, com madeira e tal… Ele disse: não, não! Papé! Porque você tá ali vivendo, vem um com o papel é o dono.”

Notícias perfeitamente dispensáveis ou com afirmações imbecis

Notícia do UOL: “Como empurrar ‘carro enguiçado’ virou opção para quem quer manter a forma” (Nova profissão?)

Quem diria? ainda se faz Jornalismo no Brasil: leituras (e vídeos) que acho importantes

https://www.youtube.com/watch?v=BdjpNvfnn_Q&pp=ygUNYm9iIGZlcm5hbmRlcw%3D%3D

 

1 – Na minha juventude, havia um programa dos Estados Unidos chamado Aliança Para o Progresso. Através de ações econômicas, culturais e políticas, os gringos “ensinavam” as classes média e alta a tornarem o Brasil uma república democrática ocidental, conquistando…

-…corações e mentes e tornando-nos seus eternos admiradores. Resultado disso: um presidente do Brasil sentia orgulho e prazer em prestar continência à bandeira americana. Lula faz questão de governar um país soberano, mas a elite e a grande imprensa não gostam…

2 – Lula reuniu os chefes dos poderes legislativo e judiciário, seus ministros, governadores e prefeitos e fez um discurso histórico no sentido da conscientização de todos pra urgência com que a violência nas escolas precisa ser combatida por todos, famílias inclusive.

– Mas a Mídia achou mais importante dar manchete, analisar e comentar o “recuo” do governo e a “derrota” do Haddad em relação à tributação do E-commerce. A elite não gosta e não aceita o Lula, ponto.

3 – O senador astronauta tem uma Fundação pra divulgá-lo e à sua história. Não deve arrecadar muito dinheiro, dada a desimportância de seu objetivo. Mas custa dinheiro. Que nós pagamos, já que 02 diretores são pagos pelo seu gabinete no Senado. Viva o Brasil!

4 – Quando o Dallagnol apresentou espalhafatosamente o Power point que “provava” que  o Lula era o big boss da corrupção brasileira, houve um óóóhhh geral na grande imprensa. O Power point tornou-se a prova conclusiva que não existia no processo da Lava Jato.

– E o Lula foi condenado e preso por 580 dias… No caso de Moro, o Power point terá valor de prova? E Moro terá o mesmo destino? Ou difamar um supremo juiz não é tão grave quanto comprar 02 pedalinhos?

5 – No Brasil o jogo é duro: cria-se um Conselho para fiscalizar a atuação de um órgão do Estado. Nomeia-se os conselheiros, todos com salários polpudos e contrata-se funcionários em concursos públicos. É a democracia em funcionamento, certo?

– Mas o trabalho de fiscalizar exige muito. Conselheiros e técnicos têm que estudar com afinco, o que implica em cursos, seminários, congressos no Exterior. E tome de viagens e diárias pagas por mim e por vocês… Em menos de 01 ano, o CNMP gastou R$1,3 milhão para isto!

– Acho que seria útil saber quantos processos foram instaurados no período e quantos promotores e procuradores foram julgados e condenados, não é mesm…?

6 –  Não há qualquer surpresa na justificativa do Moro sobre a calúnia contra Gilmar Mendes, que viralizou nas redes. A explicação dele pra PGR: “Foi brincadeira!” É a marca do ex-juiz: com esta “brincadeira” o Brasil elegeu o ex-mitô, que quase destruiu o país em 04 anos…

7 – Pode parecer banal, mas não é num país como o Brasil, cujas autoridades continuam se borrando de medo sempre que precisam confrontar, mesmo legalmente, os militares em geral. Mas, pra confirmar que a democracia está fortalecida, é preciso algo mais…

– Acusar, julgar e condenar os milicos das Forças Armadas que apoiaram a tentativa de golpe de 08/01 será o primeiro passo.

8 – Arthur Lira se disse preocupado com os debates na Câmara, que estão parecendo as brigas de rua da minha juventude. Daí, tem conversado com os líderes pra propor uma solução salomônica: punir (com advertência, nada de cassação, claro!) 03 deputados de cada lado.

– Em uma atuação marcante numa Comissão, Dudu 03 foi explosivo e, ameaçando enfiar a mão na cara de um deputado petista, berrou: “Vai se fu..r*, seu veado, seu p..o*. Quer me tirar do sério? Conseguiu. Facada é seu c.´*, seu veado”. Vai ser um dos 03 da oposição?

9 – Quem lê os jornalões com olhar crítico, sabe disto. A grande imprensa tem um lado e este lado não se preocupa com ética ou imparcialidade na divulgação de informações. Daí porque as redes sociais já ocuparam o lugar deles como fonte de informação da população.

– É verdade que as redes também não são éticas ou imparciais, e que seus postadores também têm lado. A diferença é que, diferente dos jornalões, eles dizem de que lado estão.

10 – Ontem, 19/04, foi o Dia dos Povos Indígenas, criado na ditadura Vargas por pressão de um militar, o marechal Rondon. E pensar que quase 80 anos depois outro militar, um capitão racista, tentou acabar com os indígenas brasileiros, heim?

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *