Meus pitacos quase diários (11 e 12/01/2023)

Que me xinguem os bolsotários (e como xingam!), mas cultura é fundamental! Francisco:Os direitos humanos são violados não só pelo terrorismo, a repressão, os assassinatos, mas também pela existência de extrema pobreza e estruturas econômicas injustas, que originam as grandes desigualdades.”

Ainda se faz Jornalismo no Brasil: leituras (e vídeos) que acho importantes

https://twitter.com/i/status/1612960898100121601

https://youtu.be/l179a3PDh-4

 

1 – Eu já postei aqui que meu pai era médico. Passou num concurso pra sanitarista do governo em 2º lugar e podia escolher trabalhar em São Paulo, mas preferiu ir pro Piauí… isto em 1942. Voltou pra terra natal, casou com minha mãe em 02 semanas, contra a vontade de minha vó…

-…e subiu de Ita pro Norte, designado que fora pra Parnaíba, onde nasceu meu irmão. De 02 em 02 anos, era designado pra outro leprosário: Amazonas, Goiás e Minas, pra Bambuí, onde nasci. Dizia ele: fiz um juramento de aliviar a dor das pessoas! De amapará-las, de curá-las.

– Os médicos de hoje ainda fazem este juramento?

2 – Primeiro foram figuras mais antenadas com o cipó de aroeira da vida: Allan dos Santos, Rodrigo Constantino, Paulo Figueiredo… A seguir, os conscientes dos crimes que cometeram: Carluxo (01 e 03 têm foro privilegiado), o ex-mitô, Michelle, a ex-muler…

– Daqui a pouco, membros do gabinete do ódio, do gabinete paralelo, coronéis da saúde, pastores do MEC e os generais de pijama… Ficam por aqui os patriotas, chorando feito crianças perdidas no mato sem os cachorros.

3- Onde está a incoerência? No mercado é que não é: ele vive das expectativas que ele próprio cria. Nos analistas econômicos também não é, porque alimentar expectativas é a função deles. Sobram os jornalistas econômicos, que noticiam os fatos sem contextualizá-los…

4 – Kajuru manteve como senador a mesma postura polêmica que lhe deu fama (e a cadeira de senador) como comentarista esportivo. Por causa disto, suas “verdades” nem sempre são levadas a sério, por colegas ou pela grande imprensa. E só as redes reproduzem.

– Neste vídeo, diz suas verdades em relação a Sérgio Moro, quando este filiou-se a seu partido pra ser candidato a presidente. Conhecendo o histórico do ex-juiz, que traiu seu mentor político e ganhou dele a senatoria pelo Paraná, não há como não leva-las a sério.

5 – Ainda estou chocado! Encheram 100 ônibus e vieram, com todas as despesas pagas, dispostos a tomar os poderes da República ou morrer tentando. Tiravam selfies, oravam e cantavam o Hino Nacional. Chegaram, invadiram e depredaram tudo. Mas ninguém morreu pela Pátria, salve salve!

– Quando as forças de segurança agiram, deixaram os poderes pra trás e voltaram pras bases, onde se deixaram ser presos sem qualquer reação. O Brasil não consegue ser sério nem pra fazer revolução…

6 – A exemplo do chefe, a valentia dela ou dele tem limites: enquanto se sentiam protegidos nos acampamentos em frente aos quartéis (sob obsequiosa complacência do Exército), clamavam pela intervenção dos generais, gloriosos defensorws da Pátria e guardiões de Deus e da Família.

– Aí o golpe fracassa e a culpa é do Exército e seus militares filhosdap..a*. O ex-mitô devia ter seguido o conselho do Dudu 03: mandado 03 cabos e 03 soldados pra tomar a Praça dos Três Poderes… Talvez eles não mijariam e cagariam no patrimônio público…

 

7 – A covardia bolsonária é gritante! O ex-mitô, filhos e líderes passam 04 anos pregando um governo autoritário e repetindo, em vários tons, uma frase que ele disse há 30 anos. Milhões ouvem e votam nele, milhares se tornam fanáticos e centenas tentam tomar o poder.

– Mesmo com apoio de autoridades e forças de segurança, não conseguem, mas mijam, cagam, roubam e vandalizam os prédios invadidos. E enquanto o Fuhrer se interna num hospital em Miami, seus líderes nem reconhecem o “heroísmo” do gado: “Foram infiltrados!”, berram…

8 – Deixemos de lado a ideologia, o partidarismo, a crença, a fé… O que uma goiabeira e o azul ou rosa têm a ver com os direitos humanos? O que Damares tinha a ver com Mulher, Familia e Direitos Humanos? Nada! E tornou-se senadora pelo DF!

– E não me digam que sua votação é consequência exclusiva dos fiéis neo pentecostais que passaram a plantar goiabeiras em seus barracos e quintais… Conheço muito “cidadão de bem” que argumenta: “Votei nela sim… Só voto em quem tem chance de ganhar!”

– A classe média ainda chega ao Paraíso…

9 – Exatamente o tipo de golpista que vocês, da grande imprensa, apoiaram pra Presidência, “pra derrotar o Lula”. Não foi esta a razão pro impeachment da Dilma? Não foi esta a razão pra, “tampando o nariz”, votarem no ex-mitô?

– Fake news não foram invenção do Carluxo… Contra Lula, elas existem desde que um retirante do Nordeste, sem estudo superior, metalúrgico que criou um partido político, teve a ousadia de se candidatar a Presidência… Não está na hora de fazeremem auto-crítica? Ou vão esperar 50 anos?

10 – Duas posses históricas ontem: Sônia Guajajara e Anielle Franco. O pluralismo étnico se introduz definitivamente num país de minoria branca, que sempre foi, mas nunca admitiu seu racismo histórico. Que começou com bandeirantes caçando indígenas pelo interior…

-…e continua hoje, com policiais matando negros e pardos pelas favelas e periferias… É o começo de um novo país, que exigirá muitas batalhas ainda até se consolidar. Mas com a certeza do que disse a ministra Sônia Guajajara: “Nunca mais o Brasil sem nós!”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *