Meus pitacos quase diários (21, 22 e 23/09/2022)

Que me xinguem os bolsotários (e como xingam!), mas cultura é fundamental!

Caetano Veloso: “Do povo oprimido nas filas, nas vilas, favelas // Da força da grana que ergue e destrói coisas belas // Da feia fumaça que sobe, apagando as estrelas // Eu vejo surgir teus poetas de campos, espaços // Tuas oficinas de florestas, teus deuses da chuva”

                1 – O complexo de superioridade do Ciro baixou na Simone Tebet. Há anos, Ciro se diz o único capaz de derrotar Lula, Dilma e o MitÔ. Além de eleitores, a senadora quer tomar até este sonho dele. Ou é isso ou ela fez um jogo de palavras:

– com 5% dos votos, ela supera as demais candidatas mulheres somadas (Soraya: 1%, Outras: 0%), ou seja, é a única que, em caso de catástrofe, tem chance! – Suponhamos que Deus atenda os rogos do Malafaia e desligue as urnas eletrônicas dia 02? E, depois,  a eleja já no 1º turno?

2 – Eu sempre tive certa rejeição, medo mesmo, de São Paulo. Estudante, peguei carona na rodovia e fui pro interior do Estado… a serviço, viajei dezenas de vezes pra capital, Campinas e Santos. Uma filha minha ficou semanas internada no Centrinho, em Bauru.

– A última viagem foi  há 06/07 anos atrás, pra minha caçula conhecer a megalópole, quando perdi o medo. Hoje, tenho inveja dos paulistas: eles podem eleger um governador que representa o que de melhor o Brasil já produziu na política.

– Elegerão? Se não, fica explicado o porque da minha rejeição.

3 – A aporofobia do MitÔ e seu apego à militarização, vida da qual foi expulso décadas atrás, é um trauma visível nas prioridades de seu governo: escolas cívico-militares recebem verbas vultosas…

– Já creches são abandonadas, perdem recostos orçamentários e têm programas público/privados abandonados. Perdoem-me ciristas, tebetistas e demais figurantes… mas o brasileiro não merece isto! As novas gerações precisam ter esperanças!

– E, neste momento, a esperança chama-se Lula. Eleito em 1º turno, todos terão 04 anos pra xingá-lo, chama-lo de corrupto, de comunista, de diabo  e fédap..a*… sem que a PM, a PC e milicianos invadam sua casa ou um fanático qualquer dê tiros em seu apartamento…

4 – Ciro Gomes, Simone Tebet e Soraya Thronicke estão p…s* com a campanha pelo voto útil para Lula. A grande imprensa também. As senadoras são marinheira de 1ª viagem… têm direito de não gostar, mas a Mídia e Ciro?

– Em que eleição, Marinhos et caterva criticaram o voto útil na reta final da campanha? Já Ciro pediu voto útil em 2018… e estava em 3º lugar nas pesquisas!

5 – Em cima do muro, como sempre! FHC não se compromete com nada, a não ser com seu próprio umbigo. Seu partido, que já foi a social democracia mas tornou-se o neoliberalismo que entregou parte do Brasil durante seu governo, está à beira do túmulo…

-…mas ele é o príncipe dos sociólogos e, como tal, não pode ser simples e direto, tem que rebuscar o palavreado…“Peço aos eleitores que votem (…) em quem tem compromisso com o combate à pobreza e à desigualdade, defende direitos iguais para todos (…)”

– Seria menos chato e melos se dissesse: “Voto no Lula!”

6 – Os indecisos e os que passaram anos sendo martelados com a ideia de que a corrupção foi inventada por Lula e o petismo, precisam escutar a aula dada pela Elika Takimoto. Didaticamente, ela mostra o que a Lava Jato e a grande imprensa…

-…a mando de barões e baronetes, fizeram para tirar Lula das eleições de 2018. Agora, é preciso tirar o Brasil do brejo em 2022 e faltam poucos votos pra isto.

7 – Estão me cheirando mal estas férias do Ciro Nogueira na reta final da campanha eleitoral. É óbvio que um  líder do Centrão nunca teve qualquer convicção política ou compromisso com o país, pois seu próprio interesse está acima de tudo e de todos,

– mas… um dos generais civis do MitÔ não seria tão ostensivo assim, arriscando-se a atrair a fúria do gado e do chefe da tropa. Algo há! Elucubremos: 1. Ciro foi reunir familiares e apoiadores pra treiná-los a cantar Lulalá?

  1. O Carluxo descobriu que o Ciro estava tentando transferir o Gabinete do Ódio pros porões do Planalto? 3. Os generais de pijama assumiram a tropa e Ciro foi pra Teresina preparar a fuga da família? Acho que os milicos deram o alerta e Ciro cancelou as férias…

8 – Independentemente de ideologia, este é o presidente do Brasil. É o cara que vai a Londres pro velório da rainha e faz comício prum gado que acha que a Inglaterra é o curral de onde saíram. É o cara que vai à ONU e discursa pro seu cercadinho do Alvorada.

– Deus, óh Deus! Que crime cometemos para merecemos tal castigo?

9 – É muito cômodo prum sujeito que vai da Granja do Torto pro Ministério da Economia ou daí pro aeroporto, sempre com os vidros escuros do carro levantados, dizer que 33 milhões de brasileiros passando fome é mentira.

– Pra quem já disse, tempos atrás, que era aplaudido quando entrava num supermercado, mentir  é natural.  Lembram quantas vezes o Brasil já levantou voo com sua política econômica?

10 – Com sua desavergonhada capacidade de se manter agarrado ao saco do MitÔ, e assim ter sua igreja e suas empresas livres de cobranças pelo governo, Silas Malafaia busca nos recônditos do Velho Testamento, versículos que indiquem que o Jair é o escolhido.

– O Jair da Bíblia é um dos 13 juízes de Israel, numa época em que o povo não seguia os ensinamentos de Deus. Nela, são descritos, então, com pormenores, os atos dos “juízes maiores” e, em passant, os atos dos “juízes menores”. Jair é um destes…

11 – A Veja, que implantou e propagou o jornalismo de esgoto no país, está forçando a barra pro MitÔ não mergulhar de vez neste mesmo esgoto de onde ele foi guindado ao poder. Com sutileza elefântica, ela contesta as pesquisas…

– Leitura obrigatória de barões e baronetes paulistas, porém, ela não é chucra. Daí, foi buscar um estudo da Legacy Capital, que prevê que, dependendo da classe social dos eleitores, os números finais podem apresentar surpresas favoráveis ao MitÔ.

– Os bovinos de raça ficam felizes e botam mais dinheiro na motoca fundida… e na Abril falida!

12 – Os ouvidos mais sensíveis das classes média e alta não gostam de palavrões que expressam a indignação legítima de um cidadão. Mas nada dizem quanto aos mesmos palavrões proferidos pelo MitÔ, que ocupa o mais alto cargo da República.

– Porque? Ao contrário do imbroxável e incomível, pobre tem que ser puro e casto?

 

Ainda se faz Jornalismo no Brasil: leituras (e vídeos) que acho importantes

https://www.youtube.com/watch?v=lcowXpczS50

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *